A Urbanização desigual e desigualdade nacional
Por: Genivaldo Santana • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Fach Hortolândia
Alunos: Genivaldo Santana/ Thomaz Pedroza/ José Carlos/ Izabel Mercês
Prof. Dr. Luciana Mercês
Urbanização desigual e desigualdade nacional
A modernidade e o desenvolvimento Nacional
A chegada da modernidade se iniciou no final do século XVIII estendendo-se ao século XIX. A industrialização era o principal motor do processo de desenvolvimento e a cidade representava o local do progresso.
É importante salientar que os processos de industrialização e de urbanização brasileiros estão intimamente ligados, pois as unidades fabris eram instaladas em locais onde houvesse infraestrutura, oferta de mão-de-obra e mercado consumidor.
No século XX as sociedades enfrentavam os desafios de destruição e construção, os impactos entre as mudanças tradicionais e a criação do novo.
Um exemplo literal, são as construções existentes hoje nas capitais e regiões, onde pode-se observar prédios antigos e prédios novos.
Urbanização e desenvolvimento
Todas essas mudanças levaram a um processo de urbanização e desenvolvimento muito complexo. Houve grande concentração de terra, poder e riquezas, enquanto as cidades cresciam sem a existência de políticas públicas e a ausência do Estado.
urbanização desordenada, que pega os municípios despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, causa uma série de problemas sociais e ambientais. Dentre eles destacam-se o desemprego, a criminalidade, a favelização e poluição das águas e do ar.
Séculos depois e ainda vivemos a mesma realidade, a grande diferença e talvez essa seja a esperança de um futuro melhor, é que, em mundo globalizado onde vive-se a era da tecnologia, as políticas sociais são mais efetivas, as desigualdades sociais são mais discutidas e os incentivos de melhorias mais disseminados.
Desigualdade nacional
O Brasil sempre foi uma terra de contrastes e, nesse aspecto, também não ocorrerá uma exceção: a urbanização do país não se distribui igualitariamente por todo o território nacional muito pelo contrário, ela se concentra na região Sudeste, formada pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No Norte e Nordeste o grau de urbanização da região é o mais baixo do país.
Enquanto o país passava por todo esse processo, algumas cidades se destacavam-se, como por exemplo o Rio de Janeiro, onde a modernidade chegou junto com a elite que buscava no estilo Europeu, comportamentos considerados mais evoluídos, civilizados e modernos. A partir daí começou a haver uma grande diferença entre a urbanização, a sociedade começou a mostrar suas divisões existentes até hoje.
...