TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VALORIZAÇAO DO MERCADINHO DE BAIRRO: O Bom de Preço Supermercado.

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

EDJAILSON RODRIGUES DA PENHA

A VALORIZAÇAO DO MERCADINHO DE BAIRRO:

O Bom de Preço Supermercado.

[pic 3]

Guarabira-PB

2014

                                                           

A VALORIZAÇAO DO MERCADINHO DE BAIRRO:

O Bom de Preço Supermercado

DISCIPLINA

PROFESSOR

Fundamentos e Teoria Organizacional

Márcio Ronald Sella/Grace Botelho/Karen H

Manganotti/Suzi Bueno de Almeida

Comunicação e Linguagem

Antonio Lemes Guerra Junior

Homem, Cultura e Sociedade

Wilson Sanches/Maria Eliza Pacheco/Edson

Elias de Morais

Comportamento Organizacional

Ana Céli Pavão

Semestres:

1º e 2º

Guarabira-PB

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

2.2 MISSÃO DA EMPRESA

2.3 VISÃO DA EMPRESA

2.4 ÁREAS FUNCIONAIS E SUA ESTRUTURA

2.5 FUNÇÕES X ÁREAS FUNCIONAIS

2.6 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS

2.7 PERFIL DO CLIENTE

2.8 FORNECEDORES

2.9 CONCORRENTES

2.10 ESTRATÉGIAS DE VENDAS

2.11 CONTABILIDADE

2.12 TIPOS DE DECISÕES

2.13 DRE – USUÁRIO X CONTADOR

3 CONCLUSÃO


  1. INTRODUÇÃO

Com a realização desde trabalho podemos ver e aprender como os mercadinhos de bairros são relevantes. Com índices de crescimento mais altos do que os dos hipermercados, os chamados “mercados de vizinhança”, “mercados de bairro” ou simplesmente “mercadinhos”, somam hoje mais de 55 mil estabelecimentos no Brasil, tendo uma média de crescimento anual de 5%.

Nos últimos anos os mercadinhos têm apresentados excelentes índices de crescimento eles vêm unindo a praticidade necessária para a correria do dia a dia.

Podemos perceber o diferencial entre um hipermercado e um mercadinho de bairro, o Bom de Preço Supermercado tem seus diferenciais, atendimento personalizado, produtos que atendem à demanda de seu público consumidor, entre outros, para manter a ascensão do setor. E um fato relevante é que os dirigentes do Bom de Preço eles tem como filosofia o respeito aos direitos de seus profissionais e consumidores.

        

  1. DESENVOLVIMENTO

Em Maio de 1999 foi inaugurado um Mercadinho, empresa familiar, de pequeno porte, O Bom de Preço Supermercado, localizado na rua Sabiniano Maia, S/N no conjunto Esplanada, em Guarabira-PB.

Fruto do faro comercial e da determinação dos irmãos Flávio e Rodrigo Lima, o Bom de Preço Supermercados deu seus primeiros passos no final dos anos 90, num pequeno ponto comercial, localizando no conjunto Esplanada. Baseados na filosofia do respeito aos direitos de seus profissionais e consumidores.

Atualmente, a empresa emprega diretamente 23 funcionários, além de empregos indiretos, a exemplo dos que atuam como colaboradores de alguma das 85 empresas fornecedoras. Encontram com cerca de 9.000 produtos e vantagens como os preços atrativos; facilidades de pagamento; entrega das compras, eventos promocionais; além de uma relação de proximidade entre a administração do supermercado e o cliente, que só o Bom de Preço oferece.

O Bom de Preço prioriza a otimização de suas atividades através da criação de um ambiente harmonioso e agradável. O resultado dessa política é o prazer de poder contar com o trabalho de alguns de nossos primeiros colaboradores, que ainda permanecem na unidade.

           Futuramente os irmãos pensam em se expandir para outro bairro, ambos estão fazendo uma pesquisa de mercado para ver onde será viável para a instalação do segundo mercadinho. Essa vontade de expansão surgiu esse ano, cautelosos eles rabiscaram no papel e a médio prazo segundo um dos proprietários Rodrigo irá procurar o Sebrae para juntos fazer um planejamento e ser capacitar para ter embasamento para não caírem nos mesmos erros do início quando abriram o Bom de Preço Supermercado.

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O sistema de liderança implantado na empresa é um exemplo disso, esse sistema atinge todos os campos da empresa, onde possui como objetivo básico mostrar a seus funcionários os valores como visão, missão, e política. Ela até evidência, que possui funcionários informais que se destacam em suas funções até mais que um funcionário formal. Nesse caso, o profissional informal, seria o prestador de serviço da empresa. Em reuniões dos gestores, são colocados na mesa relatórios de produtividade, postura, qualidade, profissionalismo, espírito de equipe, tudo para um objetivo de incentivar mais seu funcionário.

Podemos identificar abaixo a estrutura da empresa no organograma:

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23]

             

        2.2 MISSÃO DA EMPRESA

             Atender as necessidades dos clientes, com produtos e serviços de qualidade, funcionários capacitados em um ambiente agradável e de fácil acesso.

        2.3 VISÃO DA EMPRESA

        Ser o melhor supermercado varejista do Brejo Paraibano, se tornando referência na mente e no coração dos consumidores, mostrando sempre que o bom pode ser barato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com