A VIOLENCIA ENTRE OS JOVENS
Por: fresca16 • 24/3/2017 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
A VIOLENCIA ENTRE OS JOVENS
Atualmente a violência entre os jovens, seja ela nos bairros nobres ou nas periferias, tem deixado a sociedade aterrorizada e dentre outros fatores nos deixado com a sensação de impotência. Atrelado a isso temos o elevado índice de criminalidade juntamente com a alta taxa de mortes envolvidas ao uso e ao trafico de drogas.
Mas afinal porque nossos jovens estão tão violentos?
De acordo com o Estatuto da Criança e adolescente, a violência entre os jovens te tido como principal fator a inadequação nas bases familiar, uma vez que esses jovens são expostos a ambientes violentos, e tem a violência como medida de defesa.
Atrelado a isso, apresenta-se o fator social, outro aspecto de grande importância, uma fez que a falta de oportunidades e a desigualdade social tem forte contribuição, pois através destes apresentam-se diversas ‘oportunidades’ como trafico,latrocínios e homicídios.
Considerando também que, a adolescência é uma fase de descobertas, inseguranças e alto afirmação, isso pode contribuir direta ou indiretamente para atitudes violentas.
Mas afinal, de quem é a culpa?
Os jovens são vitimas de um estado que sequer consegue suprir as necessidades básicas como acesso a educação, saúde e saneamento básico alem da desigualdade social que tem levado cada vez mais nossos jovens para o mundo do crime, seja ele pelo trafico, latrocínios, violência física ou psicológica.
[pic 1]
O mapa acima demonstra maior índice de assassinatos entre jovens nas regiões Norte e Nordeste
De acordo com a ONU, mesmo após 20 anos de políticas publicas voltada a políticas publicas voltada ao combate a violência, essa em sua maioria ainda tem cor, policiais raramente são levados ou condenados por violência e morte entre negros onde 75% do óbitos são de jovens de 15 a 25 anos.
...