A falta de interesse de professores e alunos
Por: 252960 • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 510 Palavras (3 Páginas) • 352 Visualizações
A falta de interesse de professores e alunos
Referente ao primeiro item, eu concordo, pois o fracasso escolar este diretamente relacionado ao Sistema de Ensino do Brasil, a fatores socioeconômicos e despreparo dos professores referente à sua área de atuação.
Podemos colocar como exemplo o ensino publico, depois que foi eliminada a reprovação os professores se depararam sem nenhuma forma para avaliar seus alunos, com isso se desmotivaram, muitos pararam de se reciclar e os alunos sem estímulos passaram a concluir o ensino fundamental muitas vezes sem saber ler, escrever e fazer contas matemáticas básicas como adição e subtração.
O fator socioeconômico e a estrutura familiar também colaboram com o fracasso na aprendizagem dos alunos. Brigas constantes em casa, má alimentação e falta de atenção dos pais com assuntos voltados a educação dos filhos afetam diretamente no desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Culta do Governo em não investir na educação
Referente ao segundo item, realmente o governo não investe o suficiente para suprir as necessidades das escolas e principalmente não valorizam e incentivam os professores.
Os professores estão muito desmotivados, reclamam que não se sentem mais um exemplo para seus alunos; Com salários baixos e escolas sem a menor infraestrutura os futuros professores são inibidos a investirem na carreira de docente.
Em comparação com países como Finlândia e Coreia do Sul, o Brasil ainda esta muito distante de ser um pais referencia em educação, a Coreia do Sul, por exemplo, investe 10% do seu PIB (Produto Interno Bruto) em educação ,enquanto o Brasil investe somente 3,9% - Segundo a Constituição de 1988 os estados brasileiros deveriam investir 25% dos seus impostos arrecadados em educação porém investem em media 18%,percentual bem abaixo do esperado.
Culpa das escolas publicas e privadas por não passar o conhecimento correto
Referente ao terceiro item, por parte da escola publica sim eu concordo, pois os professores não passam os conhecimentos necessários para o desenvolvimento intelectual do aluno.
Nas escolas publicas grande parte dos alunos cursando o ensino médio não conseguem ler textos e compreender o sentido dele e não conseguem desenvolver equações básicas.
Porem das escolas privadas descorda da afirmação, pois os alunos recebem uma maior atenção dos professores ao passar o conteúdo das matérias, assim absorvem com mais facilidade as informações passadas e são capazes de relacioná-las com situações do cotidiano.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) a media dos estudantes de escolas privadas é mais alta em comparação com estudantes de escolas publicas municipais e estaduais.
Conclusão
O fracasso da alfabetização no Brasil reúne deficiências em vários fatores, como estrutura familiar, fator socioeconômico, desmotivação dos professores e principalmente a falta de investimento do governo.
A situação da alfabetização no nosso é pais é como se fosse um ciclo que se inicia com maiores investimentos na infraestrutura das escolas, valorização do professor, proporcionando um bom plano de carreira e salários mais atrativos. Aos alunos o governo deveria ter mais atenção não somente aos assuntos relacionados as escolas mas também familiar e social.
...