A importância da estatística nas organizações
Artigo: A importância da estatística nas organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jenaina • 21/9/2013 • Artigo • 798 Palavras (4 Páginas) • 531 Visualizações
Ao desenvolver programas de capacitação profissional, a empresa estará beneficiando seus colaboradores e se qualificando para enfrentar os desafios do mercado.
Nos dias atuais qualquer segmento de atividade empresarial requer condições de competitividade cada vez mais desafiadoras. Pessoal capacitado é sinônimo de melhores serviços/produtos e, portanto, resultados mais consistentes.
O mais valioso ativo de uma empresa é constituído pelas pessoas que nela trabalham. São elas que responderão pela imagem que a empresa passará ao mercado.
Empresas diferenciam-se dos concorrentes pelos produtos e serviços que oferecem. Estes produtos e serviços têm seu conceito definido a partir da maior ou menor capacidade de seu pessoal em elaborá-los.
O fator de produção trabalho é representado pelo capital humano das organizações. São dados que demonstra a importância da qualificação do trabalhador para promover o crescimento econômico.
Qualificação é a força de trabalho condicionada pela base técnica, seu fundamento decorre da forma de como é estruturada o processo de trabalho.
A capacitação do funcionário se inicia desde o primeiro momento em que este ingressa na empresa. Destaque especial deve ser atribuído ao primeiro dia de trabalho do funcionário, momento em que ele se apresenta em geral inseguro, não por uma característica de personalidade, mas sim pela própria situação de novidade a que está submetido.
Muitas empresas lançam mão de um funcionário mais antigo para acompanhamento e apoio ao recém-chegado, como forma de
"quebrar" parte do desconforto a que o mesmo está sujeito. A atitude das organizações que se preocupam com a capacitação de seu pessoal são percebidas e gera um clima saudável de profissionalismo e reconhecimento.
Todos os indivíduos possuem, em seu projeto de vida, a intenção de melhorar e crescer progressivamente. Ao receberem da empresa a oportunidade de aprimoramento reconhece na atitude uma confirmação de sua importância dentro do contexto organizacional e fortalecem suas expectativas quanto a recompensas futuras.
A qualificação profissional e a aplicação do conceito de compatibilidade de perfil, formam a base estrutural para o desenvolvimento de uma política de cargos e salários.
É a partir destas práticas que uma empresa se torna habilitada a desenvolver um programa de reconhecimento de mérito e promoções funcionais, programa este que influenciará fortemente na capacitação continuada dos profissionais e favorecerá a retenção de talentos na empresa.
De fato, podemos afirmar tratar-se do grande atrativo que se apresenta aos colaboradores na busca de melhores condições de trabalho e remuneração.
Por menor que seja a empresa, não se deve abdicar de atuação nesta direção, mesmo que se restrinja a aplicação do conceito, de forma adaptada à realidade.
Ao desenvolver programas de capacitação profissional, a empresa estará beneficiando seus colaboradores e se qualificando para enfrentar os desafios do mercado.
Nos dias atuais qualquer segmento de atividade empresarial requer condições de competitividade cada vez mais desafiadoras. Pessoal capacitado é sinônimo de melhores serviços/produtos e, portanto, resultados
...