A importância da gestão e a sua utilidade para a sociedade
Pesquisas Acadêmicas: A importância da gestão e a sua utilidade para a sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maldonado007 • 30/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 535 Visualizações
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
1ª ETAPA
ADMINISTRAÇÃO
Campo Grande
2013
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
1ª ETAPA
ADMINISTRAÇÃO
Atividades práticas supervisionadas – ATPS, Teoria Geral da Administração. Trabalho para composição de notas, 1ª Etapa, sob a supervisão e orientação do professor Especialista Eduardo Zanão.
Campo Grande
2013
SUMÁRIO
Página
1 INTRODUÇÃO 1
2 ADMINISTRAÇÃO 2
3 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 3
4 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 4
5 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho veremos a importância da administração e o seu benefício para sociedade, administrar é prestar serviço que consiste tomar decisões sobre objetivo e recursos, com o objetivo de assegurar o máximo de prosperidade ao empresário e o mesmo tempo aos funcionários realizar desejos de ambos, empresário baixo custo e aos funcionários altos salários, veremos também os conceitos básico da administração, suas escolas e seus idealizadores e pensadores.
Mostraremos o que foi a Revolução Industrial e suas transformações econômicas e sociais que caracteriza-se pela passagem à indústria mecânica.
2 ADMINISTRAÇÃO
Administração vem do latim ad (direção para, tendência) minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que presta um serviço a outro.
Administração é o processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos, processo administrativo é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo.
O Processo administrativo abrange cinco tipos de principais decisões, também chamadas de processos ou funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. Sendo tão importantes para a realização de objetivos sociais, as organizações afetam a qualidade de vida tanto positiva quanto negativamente, ou seja, administradores competentes são extremamente importantes recursos sociais.
A escola clássica é dividida basicamente em dois grupos: o primeiro encabeçado pelo engenheiro Frederik Taylor, chamado de administração cientifica, com ênfase nas tarefas, e o segundo liderado por Henry Fayol, denominada Teoria Clássica da administração, da ênfase na estrutura organizacional. Assim a abordagem clássica da administração cobre duas áreas distintas: a operacional de Taylor, e a Administrativa de Fayol.
A escola de administração cientifica visa alcançar maior eficiência industrial, produzir mais a custos mais baixos. Para Taylor a organização e administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente. Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho nas fábricas, ele treinou os operários e especializou-os de acordo com a divisão do trabalho.
Taylor teve muitos seguidores de alto valor, geralmente todos eles engenheiros norte americanos, entre os quais se destacam Henry Laurence Gantt que desenvolveu estudos individuais sobre o papel do trabalhador na produção. Ficou conhecido por criar o diagrama de Gantt, que tem por sua finalidade racionalizar, coordenar e controlar as operações em qualquer âmbito em que a produção esteja se desenvolvendo. Além também de instituir um sistema de salários denominado de Task and Bônus (tarefa e bônus) apresentado em 1901 á sociedade americana de Engenheiros Mecânicos. Enfatizou bastante a importância da liderança natural (não imposta) como um dos principais elementos para o êxito de um empreendimento industrial.
Frank Gilbreth estudou com maior profundidade as técnicas para medir os tempos e movimentos em que se realiza cada tarefa. Propôs um estudo sistemático para racionalizar os movimentos utilizados para a execução de tarefas, juntamente com sua Mulher Lillian Gilbreth publicou sua obra Primer of scientific management (Introdução à administração cientifica, uma tentativa de difundir a administração cientifica para o grande público). Publicou também a obra Fatigue study (estudo da fadiga) em que menciona que a fadiga necessária seria minimizada por meio de técnicas mais eficientes e de períodos de descanso, propondo também a redução de horas diárias de trabalho e o aumento de dias de descanso remunerado.
Harrington Emerson procurou simplificar a metodologia de aplicação da administração cientifica, com o propósito de torna-la mais acessível a um numero maior de organizações.
Henry Ford foi o idealizador da produção em massa. Na produção massificada, o produto é dividido em partes e o processo de fabricá-lo é dividido em etapas. Adotou o dia de Trabalho em oito horas e duplicou o salário para cinco dólares por dia. Condicionando seus empregados a poder comprar o produto que fabricavam.
3 TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Surgiu na França outro pilar da escola clássica, comandado por Henry Fayol, engenheiro, nascido na Grécia e educado na França, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos. A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética global e universal da empresa com uma visão anatômica e estrutural.
Fayol sempre afirmou que seu êxito se devia não só
...