A importância do plano de negócios
Por: Adrinefumagali • 25/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.018 Palavras (9 Páginas) • 172 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA O EMPREENDEDOR
Acadêmica: Adrine Fumagali
Prof.º Roberto Gartner
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Bacharelado em Administração com Linha de Formação em Finanças
FIN 26 – Empreendedorismo
22/05/2015
RESUMO
O interesse das pessoas de abrir seu próprio negócio nos últimos anos tem aumentado, porém, a falta de planejamento e informação aliados à economia do país e a concorrência faz com que muitos desses negócios não tenham um futuro sólido. Ser dono de seu próprio negócio é o que muitas pessoas procuram, pois ser chefe de si só é o que muitos desejam, porém a avaliação, identificação e o desenvolvimento de uma oportunidade devem ser feitas antes de abrir um negócio. Seja qual for à oportunidade, o sucesso de uma empresa não é garantido, e identificar os fatores que levaram ao sucesso é tarefa do empreendedor. Empreendedor é uma pessoa que tem a capacidade de realizar coisas novas e assumir riscos calculados para abrir um empreendimento, assim a avaliação da concorrência, mercado, viabilidade de produção, o investimento e futuro retorno são tarefas essenciais. O sucesso de uma empresa depende de um bom planejamento, pois é através dele que todos os que participam da empresa devem seguir, para que todos juntos consigam alcançar o mesmo objetivo. Através do plano de negócios, sua principal ferramenta de trabalho é que o empreendedor consegue avaliar e analisar como o seu negócio deve seguir, pois ele mostra tanto o plano financeiro, como o de marketing, entre outros, e com isso ele já tem um grande passo para ter um empreendimento de sucesso.
Palavras chaves: Empreendedor. Oportunidade. Plano de Negócios.
1 INTRODUÇÃO
Esse artigo tem o objetivo de discutir qual a importância do planejamento e do plano de negócios para o empreendedor, e procura compreender melhor o que é ser empreendedor. Apesar de existir empreendedores em todas as áreas de atividade humana, o presente tema está focado em empreendedores que criam empresas.
Espera-se compreender o que vem a ser planejamento, suas vantagens e o caminho para que um empreendedor tenha sucesso. Um planejamento não deve acontecer somente nas empresas, mas até mesmo na sua vida pessoal na hora de pensar em uma viagem por exemplo. É através de um bom planejamento que surge todos os processos estratégicos previstos na empresa e através dele que conseguimos observar quais as oportunidades que o mercado tem a oferecer.
Visando mostrar que o plano de negócios é uma oportunidade para o empreendedor que visa testar às possibilidades e verificar a viabilidade do investimento, quais os conceitos, as razões que explicam o porquê o plano de negócios é uma ferramenta indispensável no planejamento das novas empresas e nas empresas já existentes.
Por estas características e pela necessidade de profissionais mais qualificados, é essencial que os administradores de empresas tenham conhecimentos em outras áreas, como a do empreendedorismo. Pois um empreendedor esta sempre querendo saber mais e mais.
2 CONCEITO DE EMPREENDEDOR
Antes de entendermos qual a importância do planejamento e do plano de negócio devemos compreender primeiramente o que é ser empreendedor.
Um empreendedor precisa avaliar e desenvolver uma oportunidade, a partir da identificação e avaliação de uma oportunidade deve-se fazer um plano de negócio, saber se uma oportunidade tem futuro não é uma tarefa fácil, envolve vários fatores, com isso entendesse como empreendedor:
O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. [...] O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se pelo menos os seguintes aspectos referentes ao empreendedor, iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz; aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar e utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive. (DORNELAS, 2001 p.37).
Uma visão sistêmica, iniciativa, criatividade e capacidade de superar obstáculos, são requisitos fundamentais de um empreendedor, e que tem como objetivo transformar sua ideia em uma geração de recursos.
O lucro é a medida básica para o desempenho de qualquer negócio, conforme Dolabela (2008, p. 61) “um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negocio lucrativo.”
3 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Planejar é, antes de tudo, uma necessidade inerente ao modo de vida do ser humano em sociedade. Essa necessidade torna-se ainda mais evidente quando tratamos de organizações. A complexidade e a instabilidade observadas na sociedade econômica contemporânea exigem das empresas a busca da excelência em seus sistemas de planejamento. Qualquer erro neste aspecto pode levar uma companhia, por mais solida que seja à falência.
“O planejamento produz um resultado imediato: o plano. Todos os planos têm um propósito comum: a previsão, a programação e a coordenação de uma sequência lógica de eventos, os quais, se bem sucedidos, deverão conduzir ao alcance do objetivo que se pretende.” (CHIAVENATO, 2005, p. 127).
Planejamento esta baseado na elaboração e utilização de um plano de negócios, “(...) é um documento que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento, com o objetivo de analisar sua potencialidade e sua viabilidade, além de facilitar sua implantação.” (GUEDES, 2012 p.178).
Para que o planejamento possa ser bem sucedido em uma organização é preciso que o mesmo seja não um assunto complicado, mas algo simples e natural, presente de modo intrínseco em todos os momentos e envolvendo todos os membros.
Segundo Malschitzky (2004, p. 53) planejar possibilita:
Permite ao empreendedor melhorar sua ideia; Conhecer todos os pontos fortes e fracos; Facilita a apresentação do negocio; Analisa o recurso necessário, lucro e rentabilidade; Facilita a obtenção de empréstimos quando o capital não for suficiente no inicio; Atrai cliente, já que irão sentir-se mais seguros.
...