TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria dos preços e o comportamento empresarial

Por:   •  28/5/2017  •  Resenha  •  1.408 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

A teoria dos preços e o comportamento empresarial

“O objetivo deste trabalho é examinar, a luz das entrevistas, a forma pela qual os empresários decidem que preço cobrar e qual a quantidade a produzir.”

Importância e limitações da evidencia obtida

“O método seguido foi o de submeter o questionário aos empresários que se dispusessem a responde-lo, e debater detalhadamente as perguntas e respostas numa entrevista.”

“Considerando-se a pequena amostra e o seu caráter tendencioso, nenhum significado pode ser atribuído as percentagens de empresas que se comportam de determinada maneira. Porém, em algumas questões as respostas estiveram tao próximas da unanimidade, que é impossível de ignorar suas implicações.”

A doutrina atual sobre a política de preço e produção

“A base da doutrina atual sobre a politica de preço e produção do empresário é de que ele expande a produção até o ponto em que a receita marginal e o custo marginal são iguais. No caso particular de concorrência pura o mercado do produto, a receita marginal é igual ao preço, ao qual iguala-se o custo marginal. No caso particular de concorrência pura no mercado dos fatores de produção, o custo marginal é igual ao custo dos fatores adicionais necessários para aumentar a produção em uma unidade, e este é igual a receita marginal.”

“Se ocorrer a igualdade entre o custo médio e a receita media, é de se supor que seja como resultado da entrada de novas empresas, das quais as receitas médias excede o custo médio, e da saída das firmas antigas onde ocorre o inverso.”

“Nos últimos anos, tornou-se comum distinguir as várias “condições” em que as empresas produze, de acordo com a natureza dos mercados em que vendem os seus produtos.”

  1. Concorrência pura;
  2. Monopólio puro;
  3. Concorrência monopolística;
  4. Oligopólio;
  5. Concorrência monopolística com oligopólio.

“Existem dois fatores que, se presentes, tendem a tornar menores estas elasticidades cruzadas. Um deles é reduzidíssima proporção de consumidores para os quais é elevada a elasticidade – substituição entre o produto da firma e o de qualquer outro, condição essa que tenderá a tornar inelástica a curva de demanda da firma. O segundo fator é a amplitude e a uniformidade da dispersão dos consumidores afetados entre os produtos das demais firmas.”

“A amplitude da dispersão seria grande e a distribuição seria equilibrada.” Exemplo: O caso do monopólio e o caso da concorrência monopolística.

“Em geral quanto menor a proporção de consumidores para os quais as elasticidades-substituição são altas entre os produtos das empresas do grupo, menor será o numero de firmas dentro do grupo que será compatível com curvas de demanda determinadas.”

“Supõe-se que a doutrina atual do equilíbrio da firma em termos de custo e receita marginal seja aplicada em sua forma mais simples somente para as três primeiras categorias da nossa classificação.” Ela não se aplica aos outros casos restantes.

A politica do “Custo Total”

“O aspecto mais notável das respostas foi o numero de firmas que aparentemente não visavam, nas suas politicas de preços, ao que nos parece ser a maximização dos lucros através da igualdade entre a receita e o custo marginal. Em poucos casos, isto pode ser explicado pelo fato que os empresários pensam mais em lucro a longo prazo, e em termos de curva de demanda e custo a longo prazo – e inclusive a curto prazo do que em lucros imediatos.”

“Na fixação dos preços eles tentam aplicar uma regra pratica que denominamos custo total...Seria útil para a analise econômica que a magnitude do custo total pudesse, em qualquer caso, ser deduzida das condições técnicas de produção e dos preços dos fatores.” Porém, isto é de fato impossível.

“Um estudo das respostas confirma a existência de uma forte tradição, já mencionada de que o preço deveria ser igual ao custo total. Esta tradição é responsável, até certo ponto, por uma ideia de honestidade para com os concorrentes e é, indubitavelmente, uma das razões para a adesão a politica do custo total.”

Amplitude e rigidez da adesão á politica do custo total

“Com base em uma amostra tão pequena, torna-se difícil generalizar a rigidez com que as firmas aderem a politica de custo total...”

“Das 38 firmas que investigou-se, 12 confirmaram que aderiram a prática de “custo total”... 15 aderiram em períodos normais, considerando-se como normal a maior parte do tempo. Além disso, 3 firmas têxteis declararam aderir em principio, pois devido a severa e crônica recessão nos negócios. De 18 firmas que aderiram normalmente ou em principio, 12 afirmaram que, se os negócios estivessem muito recessivos, elas reduziriam os preços abaixo do custo total e outras 6 disseram que relutariam em reduzir ao nível do custo direto, se isso fosse necessário para continuar operando.”

Estabilidade e instabilidade

“Em caso de relativa estabilidade, cada firma adere até o ponto em que sua fórmula o permite. Quando os custos não diferem muito dentro de uma indústria, todas as firmas cobrarão preços semelhantes e os consumidores serão distribuídos entre elas de acordo com os fatores que tornam o mercado imperfeito, tais como a proximidade e o vinculo dos consumidores com determinadas firmas. O preço pode ser fixado pela firma mais forte ou por um processo de tentativa e erro com todas as firmas fazendo alguns ajustamentos.”

“Os preços em uma indústria se tornam instáveis assim que um dos concorrentes forme uma ideia de preço lucrativo que seja muito diferente dos praticados no mercado, com base nas investigações é provável que isso ocorra durante uma recessão. Sendo um potente fator para a realização de um acordo, o qual se transformará em um arranjo formal em substituição ao que era antes apenas uma conveniência. O inverso pode acontecer quando os pedidos aumentam a ponto das empresas existentes encontrarem dificuldades em atende-los.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com