A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS
Por: Ângela Santos • 15/3/2020 • Dissertação • 402 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
PERÍODO: 4º TURNO: NOTURNO ANO LETIVO: 2019.02
ALUNA: ÂNGELA D’ARC AGUIAR DOS SANTOS
Ética e Responsabilidade Social nas Empresas
No mundo dos negócios, a ética influencia o processo corporativo de tomada de decisões para determinar quais são os valores que afetam os vários grupos de parceiros e para estabelecer como os dirigentes podem usar tais valores no dia-a-dia da administração da organização. Assim, a ética nas organizações constitui um elemento catalisador de ações socialmente responsáveis da organização por meio de seus parceiros e dirigentes. (CHIAVENATO, 2005, p. 44).
A ética e a responsabilidade social estão diretamente relacionadas com as mudanças que estão ocorrendo no mundo e que envolvem as empresas seja como responsáveis pelos acontecimentos ou como afetados pelas ocorrências. Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso ás informações por parte da sociedade que passa a reconhecer e valorizar as empresas que agregam valor para o mercado, as empresas se vêm pressionadas a mudarem sua conduta e a ficarem mais atentas ás constantes transformações no mundo do negócio e assim cada vez mais estas empresas se conscientizam de que boa parte do seu patrimônio depende de uma boa reputação junto a boas práticas de ética e de responsabilidade social e a preocupação com todos os envolvidos.
Muitas empresas que antes tinham seu principal objetivo na maximização do lucro, hoje se preocupam em aplicar a ética dentro e fora da mesma, pois são cientes de que uma empresa que não aplica princípios éticos e responsável terá pouco tempo de existência no mercado, pois tal aplicação dentro das mesmas gera um impacto positivo proporcionando benefícios a todos os envolvidos, melhorando seu desempenho, agregando maior valor à sua marca e captando um maior número de clientes no mercado, assim melhorando a percepção dos stakeholders e permitindo explorar novas oportunidades em um mercado em crescente competitividade.
Dessa forma, é necessário que as organizações apliquem e invistam em ética e responsabilidade social como estratégia em suas empresas, pois assim tornam-se fortes e serão percebidas de forma positiva e de maneira distinta pelo consumidor, não só por eles, mas também pelos colaboradores e todos os envolvidos da organização, também adquirem prestígio e credibilidade e conseguem uma relação mais eficaz com seu capital humano, que é uma das ferramentas mais importante de que dispõe as empresas atualmente, pois os consumidores optam por empresas que investem em ações socialmente responsáveis.
...