ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO E LOGISTICA
Por: rosaribeiro • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 857 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO E LOGISTICA
Projeto de rede de operações produtivas
Existem vários tipos de processos que podemos identificar em um ambiente produtivo. O importante é saber identificar e entender os tipos de processos que se desenvolvem no ambiente produtivo da empresa, pois, eles afetam diretamente o desenvolvimento de projetos nas empresas, tanto de produtos como de serviços, principalmente no que se refere ao projeto de produção.
Os produtos não se originam de um único, mas de vários processos de transformação que estão relacionados entre si, As atividades de processamento podem ocorrer em diferentes empresas, e umas tornam-se fornecedoras das outras.
Definimos rede de operações produtivas o conjunto de empresas que estabelecem relações de fornecimento até que o produto seja disponibilizado ao cliente final. A rede de operações pode ser chamada também de cadeia de suprimentos.
O gerenciamento da cadeia de suprimentos surge assim, como uma possibilidade de diferencial estratégico, e passa a ser encarado como umas das mais poderosas ferramentas para garantir a competitividade e a própria sobrevivência empresarial.
Podemos dizer ainda que na busca dessa otimização global dentro de uma rede de suprimentos ao invés de otimizações isoladas, a compreensão de como um determinado setor se comporta em termos de integração e estrutura de produto adquire extrema importância, antecipando-se às mudanças que poderão levar a empresa a tempos difíceis e posteriores fracassos, ou alavancar o seu crescimento de forma rápida e segura.
Planejamento e controle da capacidade de produção
O Planejamento e controle da produção tratam das decisões diárias dentro do ambiente produtivo, sendo mais fácil identificar dentro de um ambiente industrial, mas seus princípios são aplicados em todos os segmentos de negócios.
Podemos dizer que a atividade central da função produção é de administrar o dia a dia da produção de uma empresa, o que significa planejar o controle diário dos processos produtivos da empresa com o objetivo de atender plenamente a demanda pelos produtos e serviços da empresa de forma contínua.
Planejar a produção significa formalizar o que se pretende que aconteça em determinado momento no futuro.
Controlar a produção é o processo de lidar com o inesperado ou as inevitáveis variações daquilo que foi planejado, redesenhando, ajustando, consertando e remanejando recursos diversos para manter a rota planejada e atingir os objetivos estabelecidos.
O Planejamento e controle da produção são complexos, pois para garantir que os processos da produção ocorram com qualidade e que produzam produtos e serviços conforme a demanda, o administrador da produção deve garantir sincronia dos processos desde o suprimento dos recursos até a saída da produção final.
O Planejamento e controle da produção consegue dar informações à gerência, e esta tem capacidade de decidir melhor. Além de conseguir uma melhor compatibilização dos produtos entre a produção e as vendas, levando a um produto capaz de atender ao cliente e a produção, já que neste setor este fato é de suma importância, dada a diversificação que os modelos podem alcançar. Em suma, o Planejamento de controle e produção tem como função a organização, padronização e sistematização do processo, levando a empresa a produzir com mais perfeição, segurança, rapidez, facilidade, correção e menor custo.
Sabemos que por mais
...