ADMINISTRAÇÃO RURAL E PROJETOS AGROPECUÁRIOS
Por: pamerafa • 10/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.157 Palavras (9 Páginas) • 1.372 Visualizações
UFMS- CPCS
Alunos: Roney Eloy Lima e Rafael Arenhart
Curso: Agronomia
Disciplina: Administração rural e projetos agropecuários
Plano estratégico
Introdução
A empresa Fazenda Excelência é especializada na produção de grãos de milho de alta qualidade e sanidade. Qualificada especialmente para atender as exigências das empresas beneficiadoras com o foco na produção de grãos. Estabelecida em Chapadão do Sul tem como meta atender a demanda das beneficiadoras de milho em Chapadão do Sul e região, garantindo o melhor alimento para promover o máximo desenvolvimento da pecuária regional.
Missão da empresa
A empresa Fazenda Excelência. Deseja oferecer a Chapadão do Sul (região onde está localizada) grãos de milho de alta qualidade, atendendo as necessidades nutricionais e sanitárias da região.
Visão da empresa
A fazenda excelência Ltda. Pretende em três anos, tornar-se a empresa de maior credibilidade em seu ramo de negócios, em Chapadão do Sul.
Valores essenciais da empresa
A boa qualidade dos grãos produzidos, ética profissional, responsabilidade com seus clientes e funcionários e respeito ao meio ambiente.
Objetivo da empresa
Oferecer grãos de alta qualidade.
Ser conhecida como uma empresa ética e socialmente responsável.
Oferecer aos clientes garantia de retorno e lucratividade no seu investimento.
Proporcionar aos clientes um produto de excelente qualidade que lhe permita um ótimo rendimento em sua atividade agrícola garantindo sua satisfação e retorno financeiro.
Estratégia da fazenda excelência Ltda.
Contratar funcionários talentosos e oferecer treinamento e desenvolvimento.
Valorizar e recompensar os funcionários de acordo com a qualificação e contribuição que demonstrarem.
Desenvolver e manter uma empresa que conquiste a confiança do mercado.
Alcançar um crescimento e lucratividade que conquiste a liderança entre as empresas do setor.
3. ASPECTOS DE MERCADO
3.1 DEFINIÇÕES DO COMPOSTO DO PRODUTO
A empresa Fazenda Excelência fez uma pesquisa de mercado EM Chapadão do Sul e verificou que o milho possui em uma área Plantada Total 120.000 ha (verão + inverno) e produção total de 936.000 toneladas
PRODUTO | Grão de milho |
MARCA | Sementes Excelência |
SLOGAN | Sementes Excelência, crescendo com você. |
A empresa decidiu focar na produção do grão de milho, baciada na pesquisa anterior que definiu uma boa viabilidade no investimento deste produto, pela sua produtividade e escoamento de produção na região.
O grão de milho é um produto agrícola composto por 71,5% de amido, 10,3% de proteína, 4,8% de lipídios, 2,0% de açucares e 1,4% de cinzas.
A produção de milho tem como finalidade a alimentação animal, contribuindo principalmente para o abastecimento das empresas de confinamento bovino, suinoculturas, granjas e exportação.
A preferência do mercado é a compra por sacas de 60 kg, havendo também a possibilidade de compra por toneladas.
- PUBLICO ALVO
O publico alvo da empresa, são as grandes empresas de beneficiamento e confinamento animal, suinoculturas e granjas. Distribuídas pela região do bolsão que abrange varias pequenas cidades visadas expandir para todo o estado do Mato Grosso do Sul. Além firmar acordos de exportação, sempre visando à viabilidade econômica no escoamento da produção.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior a principal porta de saída do milho exportado por MS se deu pelo porto de Santos-SP, com 51% do volume total, seguido por Paranaguá-PR e São Francisco do Sul-SC. Em nível de Brasil a principal porta de saída foi Santos-SP, com 27% do total.
- HISTÓRICO DE CONSUMO NO MERCADO
No MS os principais Países Importadores de milho em grão foram Vietnã, Marrocos, Malásia, Irã, Estados Unidos e Venezuela. Dentre eles se destaca o Vietnã sendo principal destino das exportações do milho sul mato-grossense, em fevereiro deste ano, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, foram exportadas pelo MS 36,7 mil toneladas de milho em grãos para o país, ou seja, 47,8% do total exportado no mês. Em nível de Brasil, o Vietnã também foi nosso principal parceiro comercial importando 27% do total da produção.
O Brasil, segundo maior exportador mundial de milho logo após os Estados Unidos. Deverá recuar para 28 milhões de toneladas em 2016, após recorde de 30,75 milhões em 2015. Segundo o diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), Sérgio Mendes. Dentre os fatores citados para a queda dos embarques o que se destaca é a maior competitividade da Argentina, após mudanças na tributação das exportações do país. A adoção da cobrança de ICMS nas exportações agrícolas pode limitar embarques brasileiros.
Em Londres o Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) aumentou as projeções para a produção global de milho em 2015/16 em 10 milhões de toneladas, para 969 milhões de toneladas, elevando ainda mais os estoques de grãos, que deverão atingir o nível mais alto em quase 30 anos no final da temporada. Também foi previsto que a área global de milho para a safra 2016/17 deverá crescer em 1 % com base na temporada anterior.
- DIMENSIONAMENTO DE MERCADO
O Brasil detém uma área 15,12 milhões de hectares destinada ao cultivo do milho, com produção de 82 milhões de toneladas. Com a missão de alimentar o mundo, com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas, que em 2050 estima se superar a 9 bilhões.
...