AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Por: rosiane1976 • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 719 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
Faculdade Anhanguera
IDENTIFICAÇÃO:
Nome: ROSIANE DE FÁTIMA SCAPUSSINE DOS SANTOS
RA: 6506254187
1 TEMA
AFETIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
Como o ambiente escolar se torna o centro na vida da criança com base na aprendizagem e como isso favorece no processo do ensino-aprendizagem dando condições para que a criança possa se sentir segura e acolhida.Pretendendo demonstrar o desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil com a importância da afetividade.
- PROBLEMATIZAÇÃO
Analisar a empatia na relação professor-aluno, e como essa relação auxilia no processo de ensino aprendizagem.
- JUSTIFICATIVA
Para que a criança desperte o interesse na aprendizagem, é preciso que a mesma se sinta segura e protegida dentro do ambiente escolar e entenda que o fato de aprender não se torne uma obrigação e sim prazeroso trazendo grande satisfação, por ela possuir um interesse natural por tudo o que é novo atraindo sua atenção, incluindo aqueles que apresentam deficiência de aprendizagem.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Verificar a importância da afetividade no relacionamento entre professor – aluno no ambiente escolar, sendo fundamental no processo ensino-aprendizagem da junção entre a aprendizagem e a afetividade no processo de desenvolvimento, inclusive auto-estima dos alunos, fator fundamental para o desenvolvimento e formação de qualquer pessoa, dentro e fora da escola e por toda a vida, facilitará ou não para o crescimento intelectual e pessoal.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Entender que a afetividade e a inteligência são aspectos indissociáveis, intimamente ligados e influenciados pela socialização entre professor-aluno;
- Reconhecer a afetividade como elemento positivo, facilitador no trabalho do professor.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Henry Wallon (1959,p.94): “a afetividade está associada à emoção, que, como os sentimentos e desejos, são manifestações da vida afetiva - um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano”.
Sabendo que os sentimentos são gestos corporais de demonstrar o estado emocional de cada ser humano, entende-se que a afetividade pode despertar reações profundas do organismo de cada pessoa. Entendo que a afetividade é a junção de sentimentos, ligadas ao entendimento de cuidar, com adequação, surgindo uma vida emocional plena e equilibrada. E neste momento que o indivíduo necessita de alguém que o ampare, que cuide, uma pessoa que estabeleça os limites necessários, impedindo-o de destruir a sua fonte de amor, auxiliando e impedindo-o de agir em nome da raiva ou do medo. (CHALITA, 2001, p.81)
Segundo Saltini (1997, p.15), a afetividade é necessária na formação de pessoas felizes, éticas, seguras e capazes de conviver com o mundo que a cerca. No ambiente escolar, a afetividade é o carinho, a aproximação com o aluno, saber ouvi-lo, valorizá-lo e acreditar nele, dando abertura para a sua expressão.
6 METODOLOGIA
O trabalho desenvolveu-se a partir da metodologia denominada com levantamento bibliográfico, baseando-se no tema pré determinado.
De acordo com Lakatos e Marconi :
A pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado, em livros, revistas, jornais, boletins, monografias, teses, dissertações, material cartográfico, com o objetivo de colocar o pesquisador em contato direto com todo material já escrito sobre o mesmo. (LAKATOS; MACONI, 1999, p. 46)
...