ANÁLISE DO PLANO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NAS ATIVIDADES RELACIONADAS À LIMPEZA URBANA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Por: diego260786 • 22/11/2019 • Trabalho acadêmico • 769 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
ANÁLISE DO PLANO DE SEGURANÇA DO TRABALHO NAS ATIVIDADES RELACIONADAS À LIMPEZA URBANA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Virgínia Siqueira Gonçalves
Diego Filipe Rodrigues Ferreira
Elias Rocha Gonçalves Júnior
Ivan Junio Silva Costa
Introdução
Uma das tendências que mais marcaram o século XX foi à mudança da concentração da população da área rural para as áreas urbanas (SCARLATO, 1999).
Assim, a cidade passou a representar o aglomerado de pessoas procuram a oportunidade de usufruir de serviços essenciais e possuir uma infraestrutura básica (CARLOS, 2008).
Um ponto importante para a saúde pública e a estética da cidade é a limpeza urbana, sendo esta um serviço público prestado por inúmeros municípios do país, dividida em setores, como coleta de lixo, limpeza de rios e córregos, varrição, coleta de entulho, entre outras.
O objetivo deste trabalho é exibir a importância significativa da segurança do trabalho na execução das atividades incluídas na limpeza pública, uma vez que estas podem gerar inúmeros riscos aos trabalhadores e em alguns casos a população em geral. Além de propor melhorias em procedimentos, equipamentos e métodos, visando identificar e monitorar os riscos existentes ou em potencial.
Metodologia
Para a realização da análise das atividades de limpeza pública do município de Campos dos Goytacazes/RJ, foram observadas questões teóricas que envolvem a problemática da segurança do trabalho e estas atividades, assim como indagações a respeito da rotina de trabalho e ações referentes à segurança.
Os pontos levados em consideração foram:
- Acidentes relacionados ao trabalho – tipificação e exemplificação;
- Serviços de segurança, higiene e medicina disponíveis ao trabalhador;
- Exames de saúde admissionais e periódicos;
- Equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC) fornecidos pelo contratante;
- Existência de treinamento ou orientação para evitar riscos de acidentes no ambiente de trabalho;
- A faixa etária dos trabalhadores envolvidos na coleta de lixo domiciliar, tal como sua escolaridade e nível salarial (particular e a renda média familiar);
- A quantidade de lixo domiciliar recolhido pelo município e a carga destinada a cada trabalhador;
- Controle e supervisão dos serviços de coleta;
- Formação de equipes de trabalho (divisão dos turnos e jornadas de trabalho);
- Descrição das operações realizadas e o impacto que estas podem causar à saúde do trabalhador.
Resultados e Discussão
A empresa analisada preocupa-se em capacitar os seus colaboradores através de palestras, exposições e visitas a outros municípios.
São oferecidos gratuitamente os equipamentos de proteção individuais adequados a cada função, como uniformes laranjas, boné, luvas anti-corte, botinas de couro, capa de chuva e luvas de elanca, caso haja irritação da pele.
O departamento médico que oferece suporte a todos os colaboradores antes, durante e depois da realização diárias das atividades e elaboram o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, de acordo com a N.R.07.
Anualmente é elaborado o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (N.R.09) com o objetivo de antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os riscos existentes no ambiente de trabalho.
...