APRESENTAÇÃO TÉCNICA SOBRE RELAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL DE UMA EMPRESA
Por: TFox • 11/10/2016 • Trabalho acadêmico • 4.960 Palavras (20 Páginas) • 431 Visualizações
UNIFEOB
Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROJETO INTERDISCIPLINAR
APRESENTAÇÃO TÉCNICA SOBRE RELAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL DE UMA EMPRESA
Prefeitura Municipal de Águas da Prata
SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP
JUNHO 2016
UNIFEOB
Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PROJETO INTERDISCIPLINAR
APRESENTAÇÃO TÉCNICA SOBRE RELAÇÃO SOCIAL E AMBIENTAL DE UMA EMPRESA
Prefeitura Municipal de Aguas da Prata
Módulo 01 - Cenários Organizacionais
Comportamento Humano nas Organizações – Prof. Márcio A. Menardi
Metodologia Científica – Prof. Lucas F.Martins
As Rel. Trab. Soc. Contemporânea – Prof. Luis C. Schiavetto
Meio Ambiente, Neg. e Resp. Empresarial – Prof. Celso A. Almeida Filho
Comunicação e Expressão – Prof. Erick Jacoboski Mardonado
Alunos:
Israel de Oliveira Elias, RA 16001345
Lucas Jose dos Santos, RA 16001295
Rafaela Monteiro de Queiroz, RA 16001477
Thamyres Camilotti, RA 16000404
SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP
JUNHO 2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 00
3 PROJETO INTERDISCIPLINAR 00
3.1 COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES 00
3.2 METODOLOGIA CIENTÍFICA 00
3.3 AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA SOC. CONTEMPORÂNEA 00
3.4 MEIO AMBIENTE, NEG. E RESP. EMPRESARIAL 00
3.5 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 00
4 CONCLUSÃO 00
REFERÊNCIAS 00
ANEXOS 00
- INTRODUÇÃO
O tema abordado foi "O posicionamento a Prefeitura de Águas da Prata quanto ao uso de seus recursos hídricos por empresas privadas no segundo semestre de 2015. Escolhemos a Prefeitura de Águas da Prata pelo fato de a cidade ser considerada um dos 11 municípios hidrominerais do estado de São Paulo, sendo este título adquirido por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual
O objetivo é averiguar o posicionamento da atual gestão de Águas da Prata quanto ao uso de seus recursos hidrominerais por empresas privadas.
Acreditamos que a Prefeitura de Águas da Prata se posiciona de forma eficiente quanto ao uso dos recursos hídricos da cidade, fazendo com que as empresas privadas interessadas nestes recursos, se adequem ás normas ambientais. A prefeitura fiscaliza as ações de tais empresas.
As unidades de estudo abordadas neste módulo, foram de suma importância para que o projeto interdisciplinar sobre a prefeitura e seu posicionamento quanto ao uso de seus recursos hídricos naturais fosse concretizado.
A unidade de estudo Comportamento Humano nas Organizações, abordou o comportamento do individuo dentro da Prefeitura, as relações interpessoais, os padrões de relacionamentos, estilos de liderança, trabalho em equipe, entre outros.
A unidade de estudo Metodologia Cientifica, abordou os métodos e técnicas de pesquisa que nos orientou para a elaboração dos questionários, procurando seguir corretamente o método e a técnica, abordou também como elaborar um tema, objetivo, problema, justificativa, hipótese, como formatar um trabalho acadêmico, entre outros.
A unidade de estudo As Relações de Trabalho na Sociedade Contemporânea, trouxe a realidade da sociedade da cidade de Aguas da Prata, com intuito de mostrar de acordo com relatórios, e fontes do governo (Ex: IBGE), a qualidade de vida dos cidadãos que nela habitam.
A unidade de estudo Meio Ambiente, Negócios e Responsabilidade Empresarial, abordou o conceito de Sustentabilidade, da questão Socioambiental, a importância do Balanço Social e a importância da pratica desses conceitos dentro e fora de uma empresa ou ate mesmo para uma Prefeitura municipal.
E por fim, a unidade de estudo Comunicação e Expressão que abordou o poder de uma boa comunicação, o trabalho em equipe, analise do comportamento e expressão verbal e não verbal de uma pessoa, técnicas para uma boa apresentação e como ser um bom comunicador.
- DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Águas da Prata
Águas da Prata foi fundada em 1935, ainda sobre o nome de 'Estância Hidromineral de Águas da Prata' e foi classificada como um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo estado de São Paulo, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual.
A cidade de Águas da Prata, está localizada na região Centro-Leste do estado de São Paulo, a qual possui o índice de alfabetização acima de 91% do total de habitantes; e de acordo com o senso demográfico de 2010, na cidade de Águas da Prata há um total de 7.584 habitantes sendo 3747 homens e 3837 mulheres
A divulgação da cidade se propagou devido à construção da ferrovia que cruza a cidade. A partir daí, surgiu a necessidade de construir-se as primeiras casas, hotéis e pensões. Em 1876 foi instalada a primeira engarrafadora de água (atual Águas Prata), no então bairro São João da Boa Vista.
Sobre a Prefeitura Municipal de Águas da Prata: desde o seu início histórico em 1876, Águas da Prata esteve ligada ao município de São João da Boa Vista, até então como um simples distrito. De 1926 à 1937, viveu sob um regime de Subprefeitura - subordinada, ainda, à SJBV. Nesse período, foi administrada pelos seguintes Subprefeitos: João Candido Brandão; Rosalvo de Andrade Dias; Chernoviz Bandeira e José Antônio de Souza.
Por decreto estadual de 3 de Julho de 1936, no governo de Armando de Sales de Oliveira, a Subprefeitura foi transformada em Estância Hidromineral, recebendo o nome de Prefeitura Sanitária. Seu primeiro prefeito foi o médico Oscar Pirajá Martins. Sucederam-lhe no cargo muitos outros prefeitos, e, por fim, o atual prefeito é Samuel da Silva Binatti (2012-2016).
...