APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Por: monteiro67 • 20/10/2016 • Relatório de pesquisa • 3.583 Palavras (15 Páginas) • 307 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS- ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CAMPUS CHÁCARA STO ANTONIO.
2015
GABRIELLA MARAGNO DE OLIVEIRA – C033FJ-7
GUILHERME SOARES DE PAULA – B70CBJ-0
HELIO SANTANA DA FRANÇA – C30HFF-0
JEAN GONÇALVES DE SOUSA – C33196-1
NEUSA MONTEIRO DA SILVA – B341CH-1
GESTÃO DE PESSOAS/PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Atividades Práticas Supervisionadas – Práticas de Gestão na Internacional System Soluções Ltda., com identificação de práticas e análise, utilizando os conceitos de Gestão de Pessoas e Processos Organizacionais, sob orientação do professor do semestre.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é trazer à tona alguns dos processos de desenvolvimento envoltos no processo de terceirização dos serviços de limpeza e conservação no Brasil, abordando a principal evolução de Gestão de Pessoas e Processos Organizacionais desta atividade econômica, com o intuito de rastrearmos as origens desta atividade econômica e seu desenvolvimento histórico-social no interior dos modelos produtivos vigentes. Diante das limitações acerca do tema, este trabalho não almeja abordar todos os aspectos do processo de terceirização de serviços de limpeza e conservação, mas sim, traçar uma visão geral que possibilite formular um referencial teórico e técnico para aqueles que lidam nessa classe de profissionais.
- Fundamentação Teórica.
Com o aparecimento de novas tecnologias e as mudanças no mundo da Globalização as empresas buscam excelência na qualidade de prestação de serviços sendo o terceiro setor que capta a maior quantidade de mão de obra. A administração de Recursos Humanos refere-se às praticas e as politicas necessárias para conduzir aspectos relacionadas pessoas no trabalho de gerenciamento de contratação, treinamento, avaliação, remuneração e ambiente seguro aos funcionários da empresa. Entre estas praticas e politicas estão, analise de cargo onde determina a natureza do trabalho de cada funcionário, com a atribuição de recrutar, selecionar, orientar e capacitar novos funcionários, avalia o desempenho, aconselha, disciplina envolvendo os funcionários ao comprometimento, oferendo oportunidades iguais e ações afirmativas, saúde e segurança do funcionário (DESSELER, 2003, p.2).
- ) Comportamento Organizacional
É o de pessoas e grupos em organizações, aplicando em todos os tipos de ambientes de trabalho, ( Schermerhorn, Hunt e Osbom, 2003)
“É o estudo de como as pessoas se comportam dentro das organizações. E empresas apenas conseguiram alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem empregarem seus esforços para conseguirem algo que particularmente não conseguiriam”. Chiavenato (2002 p.151)
No final do século XX foram apresentados estudos que tem como base o as questões gerenciais (Taylor e Fayol), onde se enfatiza as condições físicas de trabalho, princípios administrativos e engenharia industrial. Após esse fato as relações humanas têm como foco a busca do entendimento com relação às atitudes das pessoas no trabalho.
Conforme o autor do artigo além da organização formal, a qual foi estudada pela escola clássica, existe a uma organização informal que gera uma influência muito grande no funcionamento do grupo.
Com Abrahan Maslow (1943 ), surgiu à teoria motivacional que sugere que os seres humanos são motivados por um conjunto de necessidades de diferentes tipos, que começam com fisiológicas, passam pelas sociais e chegam às psicológicas.
Com base na teoria de Maslow (1943) criou a pirâmide das necessidades na qual tem seu começo na base e se divide da seguinte forma:
- Necessidades fisiológicas: são as necessidades que envolvem o que se básico para sobreviver, que se identifica como possuir alimento, ter momentos de repouso.
- Necessidade de segurança: quando as necessidades fisiológicas estão sendo supridas surge à necessidade de estar/ sentir-se seguro no trabalho, de perigos ou ameaças que podem rondá-lo.
- Necessidades sociais: o fato de pertencer a um grupo, no qual possa dar e receber afeto atenção, amor e amizade.
- Necessidade de Auto-estima: são os sentimentos com relação a si mesmo como autoconfiança, aprovação e consideração social, reconhecimento profissional e autonomia, sem eles o ser humano, se eles o ser humano se sente inferior e desanimado.
- Necessidade de auto-realização: após a concretização de todas as outras necessidades, consegue o desenvolvimento pessoal.
Dentro do comportamento organizacional analisam-se os seguintes aspectos:
- Motivação e comprometimento
- Liderança;
- Poder nas organizações;
- Qualidade de vida no trabalho;
- Comunicação
- Cultura organizacional
1.2) Processos Organizacionais – O surgimento
A área empresarial tem apresentado um interesse acentuado sobre a mudança organizacional e vem desenvolvendo e aprimorando abordagens e metodologias destinadas ao realinhamento estratégico entre sua estrutura, objetivos e processos organizacionais.
A área empresarial tem apresentado um interesse acentuado sobre a mudança organizacional e vem desenvolvendo e aprimorando abordagens e metodologias destinadas ao realinhamento estratégico entre sua estrutura, objetivos e processos organizacionais.
A ideia de processos organizacionais esta presente nas discussões sobre Administração de Empresas. Costuma-se dividir a Escola Clássica em dois pilares: a Administração Cientifica com foco operacional e Clássico com foco na estrutura definido assim por Frederick Taylor (1970).
A partir da década de 80, a concorrência tornou-se bem mais forte em decorrência a globalização, nos dias de hoje é comum encontrar empresas sem qualquer organização ou entendimento do processo, isso tem causado muitos estragos, principalmente as pequenas empresa, por ser formada e desenvolvidas pelo próprio dono que raramente tiveram a oportunidade de crescer de forma organizada, e um dos erros mais frequentes e confundir procedimento com processo, a compreensão do processo é primordial para o sucesso em qualquer atividade. Que através de processos irá resultar uma estrutura adequada para fornecer produtos e serviços de qualidade ao cliente.
...