APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS EO + PD
Por: mandinho • 25/5/2017 • Trabalho acadêmico • 5.052 Palavras (21 Páginas) • 195 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
EO + PD
SÃO PAULO
2016
LUCAS RIBEIRO FERNANDES DE JESUS
RA: C342DH-9
Um estudo sobre a estrutura e os processos de decisão da empresa Eletro Buscarioli Ltda.
Atividades Práticas Supervisionadas (DP) – trabalho apresentado como exigência para avaliação do 5° semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do professor Me. Luiz Carlos Francisco Gomes. |
SÃO PAULO
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
1.1 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS 2
1.2 PROCESSOS DECISÓRIOS 3
2 ESTUDO DE CASO 5
2.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 5
2.1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 5
2.1.2 FORÇA DE TRABALHO 5
2.1.3 PRODUTOS E CLIENTES Erro! Indicador não definido.
2.1.4 PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO Erro! Indicador não definido.
2.1.5 PRINCIPAIS INSUMOS 6
2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7
2.2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ENCONTRADA NA EMPRESA 7
2.2.2 CONDIÇÕES AMBIENTAIS 7
2.2.3 INCENTIVO AO COMPROMETIMENTO DAS PARTES INTERESSADAS 8
2.2.4 MEDIÇÃO DE DESEMPENHO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 9
2.2.5 ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO 9
2.3 PROCESSOS DECISÓRIOS 10
2.3.1 PROCESSOS DECISÓRIOS DA EMPRESA 10
2.3.2 QUESTÕES – ADMINISTRAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO 10
2.3.3 TOMADA DE DECISÃO – NÍVEIS ORGANIZACIONAIS 15
2.3.4 RELAÇÕES E INTERDEPENDÊNCIA NA TOMADA DE DECISÃO 16
3 ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIAS 17
3.1 ANÁLISE – CONCEITOS E ESTUDO DE CASO 17
3.2 SUGESTÕES DE MELHORIAS 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
LIVROS 20
SITES 20
ANEXOS 21
FICHAS DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 21
INTRODUÇÃO
Toda organização possui suas características principais, suas competências e habilidades individuais, mas é de vital importância entender que todas possuem uma estrutura pré-estabelecida, um sistema para organizar as informações e funções que são executadas no interior da própria.
A partir desse trabalho será possível entender como é a estrutura organizacional da empresa estudada e também como são passadas todas as informações entre níveis da organização, se elas estão sendo aproveitadas e se chegam aos destinatários de modo que auxilie na tomada de decisão.
Este trabalho foi estruturado utilizando por meio de três tópicos principais: Fundamentação teórica, no qual é identificado as duas matérias principais que serviram como base para o estudo; Estudo de Caso, mostrando a empresa utilizada no estudo e também aspectos necessários à análise; e a Análise e Sugestões de Melhorias, onde fica localizado sugestões do grupo para a empresa após o estudo. Por fim a consideração final sobre tudo que foi analisada e estudado dentro desse trabalho e alguns anexos sobre o grupo.
As Atividades Práticas Supervisionadas visam a contribuir para desenvolver nos alunos competências requeridas aos futuros Bacharéis e a favorecer aos alunos um meio de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre letivo e da observação, descrição e análise de importantes temas e desafios presentes em uma empresa/organização sem situação real.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Compreender o que é a estrutura da empresa é crucial, mas primeiramente é necessário entender o que significa o termo organização. Segundo Child (2012) afirma, o termo “organizações” se refere a uma abreviação para grupos ou sistemas organizados, ou seja, estruturados de uma forma coesa e funcional por meio dos atos de organizar, que são os modos que as atividades são realizadas dentro desse coletivo.
Estruturas Organizacionais tem como objetivo compreender o interior de uma empresa, seja por meio de organogramas, descrição de funções ou até grupos de trabalho, que são definições de estrutura básica, conforme Child (2012). Entender e acima de tudo compreender esses tipos de forma de organizar é vital para analisar como é feito todos os processos de uma organização. A complexidade desse estudo é estudar a organização como algo sistêmico, um sistema planejado anteriormente, com entrada – processo – saída, mas também analisa-la como uma entidade social, dependente da sociedade para o futuro das operações dentro da empresa.
A estrutura em si contém todas as pessoas que contribuem de alguma forma para a evolução da organização, essa divisão do trabalho pode significar tanto uma especialização de tarefas ou de responsabilidades. Todos esses nivelamentos e funcionalidades são de estudo do administrador, pois os processos e funções de uma organização não são importantes em somente um nível, mas sim em todos eles, no estratégico, tático e também no organizacional.
Dentro de uma estrutura organizacional existem diversas características, como a estrutura básica da empresa, hierarquia, especialização, procedimentos, entre outros, então o objeto de estudo do administrador é o ambiente em que ele trabalha, mas esse ambiente é muito mais complexo e abrangente do que é demonstrado em um dado ou informação.
...