APS GESTAO DAS PESSOAS
Por: Daniele Maciel • 9/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.688 Palavras (11 Páginas) • 564 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SOROCABA
2015
[pic 3]
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE RECURSOS HUMANOS (PESSOAS) NA ELO COMÉRCIO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA.
Uma análise de estrutura organizacional de pequeno porte visando a sugestões de melhoria.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 3º e 4º semestres do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação dos professores do semestre.
SOROCABA
2015
RESUMO[pic 4]
Esta APS investiga a Estrutura Organizacional sob a qual está fundamentada a empresa ELO Comércio de Máquinas e Equipamentos Ltda., identificando alguns problemas processuais e sugerindo medidas práticas para o aperfeiçoamento dos mesmos.
LISTA DE TABELAS[pic 5]
Tabela 1 Nível de escolaridade de acordo com o cargo 10
Tabela 2 Principais insumos e matérias-prima 11
SUMÁRIO[pic 6]
INTRODUÇÃO 6
1 REVISÃO CONCEITUAL 7
2ESTUDO DE CASO
2.1 Perfil da organização
2.1.1 Apresentação da empresa
2.1.1.A Nome da organização 8
2.1.1.B Tipo de empresa 8
2.1.1.C Atividade principal 8
2.1.1.D Porte 8
2.1.2 Produtos e clientes
2.1.2.A Produtos principais 8
2.1.2.B Clientes-alvo 8
2.1.2.C Necessidades e expectativas dos clientes principais e intermediários 9
2.1.2.D Serviços associados aos produtos principais 9
2.1.3 Força de trabalho 9
2.1.4 Principais insumos
2.1.4.A Principais insumos e matérias-primas 11
2.1.4.B Práticas de controle de qualidade 12
2.2 Estrutura Organizacional
2.2.1 Descrição das condições ambientais encontradas 12
2.2.2 Descrição da estrutura organizacional 12
2.2.3 Avaliação da empresa quanto à sua eficácia, eficiência e adaptabilidade 13
3 ANÁLISE E SUGESTÕES DE MELHORIAS
3.A Análise da estrutura organizacional 14
3.B Sugestões de melhorias 14
BIBLIOGRAFIA 15
INTRODUÇÃO
O Programa de APS (Atividades Práticas Supervisionadas) é realizado pelos alunos do curso de graduação em Administração de Empresas, da Universidade Paulista (UNIP).
A APS tem como objetivo geral propiciar aos alunos uma fundamentação prática dos conceitos teóricos explorados na disciplina de evolução do pensamento administrativo de uma determinada empresa (geralmente de pequeno ou médio porte).
Os participantes desse grupo realizarão uma análise e diagnóstico organizacional da empresa de pequeno porte Elo Comércio de Máquinas e Equipamentos Ltda. - EPP em busca de promover uma visão integrada das disciplinas e desenvolverem o trabalho em equipe, inserindo-os nas práticas administrativas da empresa.
Este Programa abrangerá a disciplina de Gestão de Pessoas.
Tem-se, também, como objetivo, contribuir para a compreensão de que as organizações, enquanto sistemas dinâmicos, necessitam da aplicação de conceitos adequados, advindos da evolução administrativa, para que sua sobrevivência seja garantida.
A principal metodologia utilizada pelo programa foram entrevistas realizadas com os colaboradores da empresa para fazer um levantamento das informações e suas sugestões de melhoria. O questionário foi baseado no roteiro de conteúdo da APS.
1 REVISÃO CONCEITUAL
Breve histórico da área
Recursos Humanos é uma área relativamente nova, surgiu em torno do início do século XX.
Seu primeiro nome foi Relações Industriais. Sua criação deveu-se por força do impacto da Revolução Industrial nas relações empregador versus empregado e, de lá para cá, foi crescendo e agregando em si mesma uma série dedesafios e responsabilidades que antes não se supunham existir.
Em sua forma embrionária, porém já estruturada, começou a articular as expectativas e as percepções desses atores econômicos (empregador e empregado), bem como serviu de interface entre o capital e o trabalho, que muitas das vezes são faces de uma mesma moeda; porém, muitas das vezes, altamente divergentes e conflitan-tes.
Desde a primeira Teoria Administrativa, onde se pregava a racionalização do trabalho, até os dias de hoje, onde o imperativo é a administração do trabalho dentro de um ambiente altamente tecnológico e competitivo, o homem é um dos principais elementos dessa equação.
E, no decorrer de todos esses anos, vem recebendo enriquecimentos de diversas áreas do conhecimento. Tais como: marketing, medicina, psicologia, sociologia, psiquiatria, arquitetura, fisioterapia, economia, pedagogia, entre tantas outras, bem como de técnicas de diversas naturezas, tais como: a astrologia, a numerologia, o tai chi chuan, o feng shue, etc.
Tudo com o objetivo de melhor ajustar a “lente” dessa área (e da organização) à realidade de seu cliente maior: o trabalhador (o cliente interno).
Após os anos 90, com a designação de Gestão de Pessoas, designação mais atual e melhor aceita, trouxe uma lufada de ar fresco, mais flexibilidade e, acima de tudo, começou a preocupar-se com os trabalhadores, a dar importância e reconhecer o mérito do talento humano de cada organização, capacitando e desenvolvendo os traba-lhadores com a preocupação no profissional e na pessoa. Levando-se em conta que se a pessoa estiver bem, o profissional será mais produtivo e contribuirá para o crescimento organizacional e consequentemente seu desenvolvimento profissional.
...