APS UNIP Gestão de Pessoas
Por: Ana Beatriz Garcia • 8/8/2017 • Trabalho acadêmico • 5.345 Palavras (22 Páginas) • 831 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALESSANDRA SAYURI KOMATSU – B7512B2
ANA BEATRIZ GARCIA – T614171
CAROL ZUNIGA SANTOS – B72306-8
LUIZ HENRIQUE MARCHINI DE ALMEIDA – B597HC-1
PAULO HENRIQUE VERRI RUFINO – B81HDD-8
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GESTÃO DE PESSOAS
SOROCABA
2015
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALESSANDRA SAYURI KOMATSU
ANA BEATRIZ GARCIA
CAROL ZUNIGA SANTOS
LUIZ HENRIQUE MARCHINI DE ALMEIDA
PAULO HENRIQUE VERRI RUFINO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GESTÃO DE PESSOAS
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do semestre do curso de Administração da Universidade Paulista.
SOROCABA
2015
Sumário
Introdução 4
1. Revisão Conceitual – Recrutamento de Pessoas 5
1.1. Conceitos, tipos e técnicas de recrutamento 5
1.2. Seleções de Pessoas: Fundamentos e Técnicas 5
1.3. Treinamento e Desenvolvimento de pessoas 6
1.4. Recrutamento e Seleção 7
1.4.1. Recrutamento 7
1.4.2. Seleção 12
1.5. Análise de Processos 14
1.5.1. Fluxograma 14
1.5.2. Tipos de Fluxogramas 15
1.5.3. Técnicas de Desenho de Fluxogramas 17
2. Estudo de Caso 18
2.1. Perfil da Organização 18
2.2. Apresentação da Empresa 19
2.3. Força de Trabalho 20
2.4. Estrutura Organizacional 22
2.5. Produtos e Clientes 22
2.6. Principais Concorrentes 23
2.7. Principais insumos 23
3. Coleta de Dados 24
3.1. Modelar o Processo de Provimento de Recursos Humanos 24
4. Avaliação da Eficiência, Eficácia e Adaptabilidade do Processo 27
4.1. Analisar e Avaliar o Desempenho do Processo 27
5. Considerações Finais 27
6. Referências Bibliográficas 28
Introdução
Este trabalho visa à análise do processo de Gestão de Pessoas, tendo como foco o recrutamento e seleção. A empresa a ser estudada é a ViaOeste empresa atuante no setor de concessão de rodovias no Oeste do Estado de São Paulo.
Primeiramente será feito uma visita técnica a empresa, conhecendo suas instalações e os profissionais de Recursos Humanos a fim de tirarmos todas as informações necessárias a este trabalho sobre a empresa e o processo de Recrutamento e Seleção. Posteriormente será feito uma análise sobre tais processos com o objetivo de verificar possíveis falhas, após esta análise será desenvolvida propostas de melhorias sobre o processo de Recrutamento e Seleção.
O estudo poderá ser apresentado com nossas propostas de melhorias à empresa a fim do melhoramento de seus processos de Recrutamento e Seleção.
1. Revisão Conceitual – Recrutamento de Pessoas
1.1. Conceitos, tipos e técnicas de recrutamento
“Recrutamento de pessoal é uma atividade de responsabilidade do sistema de ARH que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externamente à organização objetivando municiar o sistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa”. (MARRAS, 2002; P.69)
“A importância destas técnicas de recrutamento está no fato de que cada segmento do mercado tem características próprias, atende a diferentes apelos, tem diferentes expectativas e aspirações, utiliza diferentes meios de comunicação e, portanto, pode ser abordado de maneiras diferentes”. (ARAÚJO, 2000)
Logo, a escolha de uma ou outra técnica irá influenciar e direcionar todo o processo de forma a colocar em risco ou não o seu sucesso, o que gera uma grande responsabilidade para quem as define.
- Contratar assessorias de recursos humanos: ocorre quando a empresa terceiriza a parte referente ao recrutamento e seleção.
- Contratar head hunters: técnica bastante semelhante com à anterior se pensarmos que existirá uma pessoa contratada para recrutar. No entanto, na sua essência é muito diferente, visto que não se trata apenas de recrutar, mas também de recrutar os melhores do mercado, mesmo que estes estejam trabalhando em empresas concorrentes.
1.2. Seleções de Pessoas: Fundamentos e Técnicas
“O recrutamento e a seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo: a introdução de recursos humanos na organização. Se o recrutamento é uma atividade positiva e convidativa, a seleção é uma atividade obstativa, de escolha, de opção e decisão, de filtragem de entrada, de classificação e, portanto, restritiva. A tarefa do recrutamento é a de atrair com seletividade, através de várias técnicas de comunicação, os candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido, a tarefa básica da seleção é a de escolher, entre os candidatos recrutados aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenhá-lo bem. Assim, o objetivos básico do recrutamento é abastecer o processo seletivo de sua matéria-prima básica: os candidatos. O objetivo básico da seleção é o de escolher e classificar os candidatos adequados às necessidades da organização”. (CHIAVENATO, 2000; P.223)
...