ARRENDAMENTO MERCANTIL – LEASING FINANCEIRO
Por: TABATA MELISSA FACHINI • 18/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 546 Palavras (3 Páginas) • 264 Visualizações
FINAME
É uma empresa pública ligada ao BNDES, na qual administra diversas linhas de financiamento para máquinas e equipamentos industriais. Os recursos são repassados através de instituições financeiras para as empresas nacionais de pequeno e médio porte.
O financiamento pode chegar até 90 % do valor do bem, incluído nesse valor o ICMS e o IPI. A amortização varia de 1 a 5 anos. Além dos encargos financeiros cobrados, também é paga uma remuneração ao agente, chamada de del credere. Além disso, existe comissão de reserva de capital, representada por um percentual cobrado e calculado sobre o valor liberado, esse valor é calculado proporcionalmente ao número de dias decorridos entre a data de reserva do financiamento e a data de liberação dos recursos.
ARRENDAMENTO MERCANTIL – LEASING FINANCEIRO
Operação que envolve a aquisição de um bem por uma empresa arrendadora, para cessão a um terceiro, na qual usará o bem por um prazo determinado. Quando o contrato chegar ao fim, o cliente poderá escolher uma das seguintes opções:
- Comprar o bem por um valor previamente contratado;
- Não exercer a opção de compra;
- Renovar o contrato de arrendamento.
O prazo mínimo de contrato é de 2 anos, para um bem com vida útil estimada em até 5 anos, e de 3 anos aos demais. O leasing financeiro é similar a um financiamento.
Principais encargos:
- Taxa de juros;
- Taxa de abertura de credito;
- Despesas adicionais, como: seguros, registros de contratos...;
- Impostos sobre serviços;
- Valor residual garantido.
CAPITAL DE GIRO
Representa o valor total dos recursos demandados pela empresa para financiar seu ciclo operacional. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc. É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar).
Até se transformar novamente em dinheiro, o valor inicial do capital de giro vai sofrendo acréscimos a cada transformação, assim quando retornar ao estado de dinheiro, o valor final deve ser maior que o inicial.
Isto é fundamental para a empresa, pois é preciso recuperar todos os custos e despesas incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro.
VENDOR
Uma operação no qual o fornecedor vende a prazo mas recebe a vista, mas assume junto a instituição financeira o risco de não pagamento. Essa operação oferece melhores condições para os compradores, proporcionando também o aumento das vendas.
DESCONTO DE DUPLICATAS
É uma forma que a empresa tem disponível quando faz venda parcelada, podendo assim ela junto ao banco descontar essas duplicatas a onde o banco antecipa o valor em conta corrente cobrando juros antecipadamente.
Os títulos negociados são transferidos para a instituição, mas a empresa é corresponsável pelo pagamento dos mesmos em caso de não liquidação pelo devedor. Neste caso, a instituição financeira leva a débito em conta corrente da empresa o valor de face do título não liquidado.
...