ATIVIDADE ESTRUTURADA CONTABILIDADE GERENCIAL
Por: tatchara • 9/9/2015 • Artigo • 1.401 Palavras (6 Páginas) • 1.013 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE ESTRUTURADA
CONTABILIDADE GERENCIAL
SALVADOR
2015
ATIVIDADE PRÁTICA
1º Conceitue Contabilidade Gerencial
A contabilidade gerencial consiste no processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras, utilizada pela administração para planejamento e controle de uma empresa, a fim de assegurar o uso apropriado de seus recursos. É ela que fornece todas as informações necessárias para a administração e consequentemente o desenvolvimento de uma empresa.
2º Discorra sobre as funções operacional, gerencial e estratégica da contabilidade gerencial;
Operacional – é aquele no qual o empenho é direcionado para cada um dos processos, tarefas, atividades ou projetos existentes. Consequentemente, seus membros detêm habilidades técnicas apuradas nos equipamentos ou ferramentas que utilizam em suas funções de trabalho.
Gerencial – relatam os custos de atividades, processos, produtos, serviços e clientes, da empresa que são usados para uma variedade de tomada de decisão, e de melhorias de atividades. Produz informação operacional e financeira para os funcionários e administração.
Estratégico - é responsável por tomar as decisões de longo prazo que representam grande e profundo impacto na empresa. Assim, entre suas tarefas está a definição da identidade organizacional (missão, visão, princípios e valores), bem como a formatação do plano estratégico. Tem a incumbência de captar demandas e oportunidades que os demais níveis não teriam capacidade de apreender em igual rapidez e visão
3º Cite 03 diferenças entre Contabilidade Financeira e a Gerencial;
Gerencial – Presta informações aos usuários internos; É extraoficial e facultativa; Não sofre influência direta de procedimentos impostos por órgãos reguladores e governo;
Financeira – Presta informações aos usuários externos; É oficial e obrigatória; Reporta o desempenho passado, informações econômica, patrimonial e financeira;
4º Discorra entre a relação da Contabilidade Gerencial e o processo de tomada de decisão;
A informação é o fator de sucesso mais importante que a empresa pode ter e para chegar a essa tomada de decisão. É neste momento que a contabilidade gerencial entra para auxiliar, pois ela é capaz de fazer uma análise geral de toda a organização e assim consegue proporcionar alternativas para solucionar os problemas da forma mais adequada para cada situação que possa surgir.
Dessa forma, a empresa como um todo é necessário absorver informações, só assim conseguirá dar maior apoio no processo de tomada de decisão. Enfim, todas as áreas devem estar preparada para fornecer as informações precisas, corretas e em tempo, pois de nada adianta uma informação atrasada ou incompleta.
5º Qual o marco que a história atribui ao aparecimento da contabilidade de custos e por quê?
A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias, por volta do século XVIII, quando acontecera a Revolução Industrial e teve como base a Contabilidade Financeira ou Contabilidade Geral, que foi sendo desenvolvida na Era Mercantilista para servir de grande base estrutural para as empresas comerciais.
6º Defina:
Custos
É um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Investimento
São gastos ativados (classificados no ativo), que gerarão suporte tecnológico, estrutural e operacional, em função da utilidade futura de bens ou serviços obtidos. Exemplos: aquisição de máquinas e equipamentos, móveis, ferramentas etc.
Despesa
As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.
7º Defina e exemplifique:
Materiais
Referem-se se a todo material que se integra ao produto acabado e que possa ser incluído diretamente no cálculo do custo do produto. Ex.: matéria-prima, insumos secundários, material de embalagens.
Mão de obra direta – MOD
É o custo de qualquer trabalho executado no produto alterando a forma e natureza do material de que se compõe. Ex.: gasto total com salários e encargos com a mão-de-obra apropriável diretamente ao produto
Gastos gerais de fabricação
São os outros demais custos necessários para a operação da fábrica, porém genéricos demais para serem apropriados diretamente ao produto. Ex.: materiais indiretos, mão-de-obra indireta, energia elétrica, seguro e aluguel da fábrica, depreciação de máquinas.
Custos diretos
É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Exemplos de custos diretos:
-Matérias-primas usadas na fabricação do produto; Mão-de-obra direta;
-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Custos indiretos
Não podem ser identificados com um item específico de custo ou com o produto
Todos os custos relacionados com a produção e que não podem ser economicamente separados entre as unidades que estão sendo produzidas. Ex: salário dos gerentes, depreciação.
8º Demonstre através de gráfico, e exemplifique o que é custo fixo e custo variável.
[pic 2]
Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção.
Custos variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades.
9º Conceitue custo do produto vendido – CPV
Custos dos Produtos Vendidos são os custos relativos aos produtos, ou a soma dos gastos com materiais como mão de obra e gastos gerais de fabricação aplicados ou consumidos na fabricação dos produtos que foram fabricados e vendidos pela empresa.
...