ATIVIDADE ESTRUTURADA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Por: mizaele • 17/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.506 Palavras (7 Páginas) • 1.144 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE ESTRUTURADA DE
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
São Luís
2016
MIZAELE FRANÇA ARAUJO[pic 3]
ATIVIDADE ESTRUTURADA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Atividade Estruturada de Gerenciamento de Projetos apresentada à Faculdade Estácio de São Luís, como requisito para obtenção de 2 (dois) pontos para somar com nota da AV2.
Prof.º José dos Reis Chaves Rocha.
São Luís
2016
1. Introdução
O Guia PMBOK é conhecido como um guia de boas práticas, pois possui diversos processos, ferramentas e técnicas importantes e necessárias para a gerência todo e qualquer projeto. O guia determina apenas boas práticas, sendo que o gerente de projeto ao consultar o mesmo, fica a seu critério e de sua equipe para analisar e escolher o que melhor lhe convém e se adequa ao seu projeto. Além do mais, o PMBOK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, quer dizer que o guia possui informações consensuais que foram acrescidas e desenvolvidas por profissionais da área e ao utilizarem essas informações, terão projetos finalizados com sucesso.
Nesta atividade estruturada, serão apontadas de que forma os processos do guia PMBOK podem ser aplicados, utilizados e como os processos são organizados por nove áreas de conhecimento, onde as mesmas serão detalhadas nos itens a seguir.
1. Gerenciamento das Áreas de Conhecimento
Segundo Valeriano (2015), as áreas de conhecimento são executadas por meios de processos, por isso são estudadas segundo uma abordagem processual, onde cada processo possui os elementos adequados e agrupados segundo três componentes de acordo com a nomenclatura do PMBOOK, das quais são:
- Entradas: que são os insumos ao processo: materiais e informações;
- Ferramentas e técnicas: correspondem a meios materiais (instrumentos, ferramentas, equipamentos), trabalhos técnicas e habilidades pessoais ou de grupos, que agem sobre as entradas para obter as saídas;
- Saídas: que são os resultados ou produtos do processo – bens / serviços.
Serão apresentadas nove áreas de conhecimento, que são: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições. Bem como, mostraremos os objetivos de cada área e os seus processos.
1.1 Gerenciamento da Integração
A área de conhecimento da integração segundo Valeriano (2015), consiste em processos de atividades que objetivam assegurar a coordenação do projeto das várias partes constitutivas do gerenciamento de projetos. Percebe-se que a integração inclui algumas características de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que que são de fundamental importância para o término do projeto.
Os processos envolvidos no gerenciamento da integração:
- Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto.
- Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto.
- Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto.
- Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto.
- Realizar o Controle Integrado de Mudanças.
- Encerramento do Projeto ou Fase.
1.2 Gerenciamento do Escopo
A área de gerenciamento do escopo compõe uma descrição documentada de um projeto quanto aos objetivos, aos resultados, à abordagem e ao conteúdo, ou seja, o que pretende obter, como fazer e as ações que envolve. O gerenciamento do escopo certifica-se que o projeto contém todas as atividades necessárias, e somente as necessárias, para ser concluído com sucesso. Os três primeiros processos do gerenciamento de escopo estão ligados os planejamento, e os dois últimos, estão ligados ao controle e monitoramento, onde verificam se está sendo seguido conforme planejamento.
Os processos envolvidos no gerenciamento do escopo são:
- Iniciação.
- Planejamento do escopo.
- Definição do escopo.
- Verificação do escopo.
- Controle de mudanças do escopo.
1.3 Gerenciamento do Tempo
A área de gerenciamento do tempo descreve os processos relacionados ao término do projeto dentro do prazo previsto. Os cinco primeiros processos são correspondentes ao planejamento e o último está associado ao controle. Os processos relacionados ao planejamento determinam as atividades que vão para o cronograma, a ordem de precedência das atividades, estabelece o tipo e a quantidade de recursos essenciais, o tempo necessário para concluir, vincula também as atividades às datas do cronograma e também verificam se o andamento das atividades está em conformidade com o cronograma.
Os processos envolvidos no gerenciamento do tempo são:
- Definir das atividades.
- Sequenciamento das atividades.
- Estimativa das durações das atividades.
- Desenvolvimento do Cronograma.
- Controle de cronograma.
1.4 Gerenciamento do custo
A área de gerenciamento de custo expõe que os processos envolvidos de planejar, estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos, estabelecem que o projeto termine dentro do orçamento que foi aprovado. Os processos desta área designa o custo de cada atividade levando em conta o recurso previsto na atividade, bem como, os custos de cada atividade que sejam somados com o objetivo de gerar uma base de custos. Deve-se acompanhar a execução para verificar se está sendo feito conforme o orçamento determinado.
Os processos envolvidos no gerenciamento dos custos são:
- Estimar os custos.
- Determinar o orçamento.
- Controlar os custos.
1.5 Gerenciamento da Qualidade
A área de gerenciamento da qualidade do projeto integra os processos e as atividades da organização responsável que estabelece as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de maneira que o projeto possa satisfazer as necessidades para as quais foi proposto. Os processos da área da qualidade determinam padrões ou normas de qualidade que devem ser seguidos durante o projeto, pois, realizam a auditoria da qualidade para verificar se o trabalho que está sendo seguido conforme planejado, onde o principal objetivo é impedir um produto ou um serviço ruim e garante que o que está sendo entregue está em conformidade com os padrões e normas pré-estabelecidos.
...