ATPS: A Importância da Identidade Organizacional
Seminário: ATPS: A Importância da Identidade Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleviana • 16/5/2014 • Seminário • 1.320 Palavras (6 Páginas) • 315 Visualizações
ETAPA 1
PASSO 1
Para uma empresa ter o seu nome no mercado e ser reconhecida é necessária cada membro saber exercer seu papel da melhor forma possível, sabendo lidar também com todos os imprevistos que podem ocorrer a todo o momento.
No geral o papel responsável para verificar os principais fatos e colocá-los nos seus devidos lugares é do administrador, que deverá saber o que é preciso mudar dentro da empresa para novos serviços que serão fornecidos, ou novos produtos que serão lançados, tecnologias a serem dotadas, ou seja, fazer todo planejamento e controle, direcionar de acordo com as necessidades do mercado, o administrador é o condutor de negócios em um contexto de oportunidades e ameaças que constituem seu redor. Não basta apenas levar o nome como profissão, é uma responsabilidade que muitos dependerão para pedir ajuda e saber o que vai exercer, por onde começar, ele dará as direções para um bom inicio e bons resultados futuros. Cabe ao administrador ou gestor ter habilidades necessárias para comandar os cargos e dominar os pontos fortes e fracos da empresa.
Para ser um gestor de sucesso é necessário garantir algumas habilidades para lidar com os desafios que viram no dia-a-dia. Pode se tratar de habilidades técnicas importando novos projetos, métodos de trabalho, elaboração de estratégias para melhoria no desempenho dos profissionais.
As habilidades humanas consistem para um bom relacionamento e boa comunicação com a equipe, grupo ou companheiros de trabalho, o administrador deve ser paciente, motivador, saber ouvir, lidar com problemas, com pessoas. Estar sempre atento em todas as áreas da empresa, identificar as necessidades internas, tudo ligado para o bom gerenciamento, bom andamento da empresa. Outra habilidade são as conceituais que constrói uma missão para eventuais imprevistos da empresa, pensa no futuro, tem uma visão mais a frente do que se passa no momento atual, propondo novos objetivos.
Se tratando do conceito de empresa, pode ser definido como uma entidade, organização formada por grupos ou equipes de pessoas com os mesmos objetivos, como ter uma produção, oferecer serviços, gerar lucro e evolução da mesma, sendo assim uma organização. A empresa também procura satisfazer as necessidades da sociedade, gera trabalho, agrega valor, e deve principalmente respeitar a natureza.
O gestor, seu papel é estar sempre apto, deve analisar as oportunidades, analisar os projetos da empresa, de um modo geral ele cuida em um período mais curto das metas a serem atingidas é responsável em ajudar nos resultados propondo motivações. O empresário é aquele que inova as ideias para evolução da empresa, propõe melhorias para crescimento, tem visão de mercado e das necessidades dos clientes como o que está em alta e o que não vai lhe oferecer lucro.
A estrutura de sistemas abertas é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver.
As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções. As organizações são dependentes de fluxos de recursos do ambiente externo, assim como os sistemas abertos. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os recursos humanos e materiais que vão garantir seu funcionamento. Por outro lado, ela precisa do ambiente externo para comprar e vender serviços e produtos. Desse modo, para a organização sobreviver ela precisa de ajustes como ambiente externo, além de ajustes no ambiente interno. A demais, assim como um sistema aberto, uma organização pode ser definida como uma associação de grupos de interesses, sendo esses formados por elementos distintos, onde cada um busca atingir seus objetivos no contexto do ambiente mais amplo.
As ações que definem o comportamento organizacional dependem também de uma análise do ambiente em que ela se encontra e da maneira como a mesma se relaciona com o ambiente externo, respondendo à pressões, estabelecendo relações ou até evitando algumas Além disso, a teoria do sistema aberto também consiste em demonstrar o papel de um funcionário dentro de uma organização, expressando o conceito de “Homem Funcional”, ou seja, o homem tem um papel dentro das organizações, estabelecendo relações com outros indivíduos, exatamente como prega um sistema aberto. Sobre suas ações, o próprio funcionário cria diversas expectativas, tanto para seu papel, quanto para o papel de todos os outros elementos que fazem parte da
...