ATPS: A importância do planejamento na atividade de administrador
Seminário: ATPS: A importância do planejamento na atividade de administrador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cmc2013 • 17/11/2013 • Seminário • 4.968 Palavras (20 Páginas) • 372 Visualizações
PROCESSO GERNCIAIS - TEORIA E PRATICA
TUTOR A DISTÃNCIA:
CIDADE:TABOÃO DA SERRA – SP
DIA : 02/10/2013
SUMÁRIO:
PAG 3 ... Introdução.
PAG 3... Etapa 1 Planejamento
PAG 6...Confronto entre as mensagens dos professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos:
PAG 8... Etapa 2 Projeto de extensão universitária.
PAG 9 ...Considerações finais
PAG 10... Etapa 3 Direção
PAG 11 ... Definições da Direção do nosso projeto de extensão universitária.
PAG 11... Considerações Finais : Porque as ferramentas podem falhar?
PAG 12 ... Etapa 4 Controle da ação empresarial como função administrativa
PAG 14... Tipos de controle
PAG 15 ... Competência
PAG 16... Criação de valor
PAG 17... Implicações Éticas:
PAG 17...Considerações Finais
PAG 18... Referencias Bibliográficas
Introdução
As transformações sociais, políticas e econômicas que vêm ocorrendo de forma acelerada requerem a formação de profissionais capacitados para conviver com a complexidade do mundo moderno.
Diante do exposto faz-se necessário que o aluno do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos entenda que o planejamento é uma das principais funções do administrador, dentro do Processo Administrativo, durante a busca do bom desempenho.
O planejamento é uma ferramenta administrativa que visualiza o futuro e traça os objetivos, os programas e os planos de ação, ou seja, ele define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual consequência.
Em nossas atividades diárias o planejamento é uma prática comum. A todo o momento estamos planejando com o intuito de alcançar certos objetivos. Nas empresas, então, o planejamento tornou-se uma necessidade imprescindível a fim de minimizar contratempos e prejuízos visando assim maior eficiência e eficácia nos projetos e processos organizacionais.
Sendo assim, o presente relatório encontra-se centrado em abordar as concepções de planejamento no panorama administrativo, bem como a análise de artigos que apreciam a importância do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso empresarial e conseqüentemente profissional.
ETAPA 1
Planejamento
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para ação futura.O planejamento, portanto, começa com a determinação dos objetivos e posteriormente detalha os planos necessários para atingi-los da melhor forma possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.De acordo com seu grau de amplitude, o planejamento pode ser categorizado em três níveis distintos: o planejamento estratégico, o tático e o operacional.
Existem três tipos de planejamento:
• Estratégico; elaborado pela diretoria ou presidência para abrangir toda a estrutura da organização.
• Tático; criado, desenvolvido pela gerencia, supervisão ou cargos de médio poder de decisão para serem aplicados a departamentos específicos.
• Operacional; A parte formalizada por documentos, metodologias, ordens de serviço para desenvolvimento e implantação do que ficou estabelecido, os baixos níveis de gerencia são quem os desenvolvem.
O planejamento estratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”. O planejamento estratégico identifica ‘’o como fazer’’ para que a empresa possa alcançar seus objetivos.Contudo este planejamento deve ser aplicado a longo prazo,quando se trata de um local estável e ou estabilizado considera-se um longo prazo de cinco ou mais anos.Já em um local turbulento o longo prazo é de no maximo doze meses estando assim atualizações constantes .O planejamento estratégico existe para que exista a coerência e a consistência ao que está incerto.Deve-se contar com a participação não apenas de níveis institucionais mas contar com a participação do gerente de linha que possui profundo conhecimento em sua área de atuação.
O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Ele não é de longo prazo (isso esta no estratégico), mas devem ir além do dia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. O planejamento tático da segurança empresarial tem por objetivo a realização de um estudo prático de análise de riscos corporativos que afetam os ativos tocáveis e intocáveis da empresa. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa, já que é desenvolvido nos níveis intermediários da organização. Nele compara-se o custo versus os benefícios, sempre integrando os meios organizacionais, com a reformulação ou criação de normas e procedimentos, com os recursos humanos e os meios técnicos, sejam ativos ou passivos. Lembrando que esses três fatores somados são primordiais para alcançar os objetivos pretendidos, por meio da eficiência, eficácia e efetividade esperadas em um planejamento de segurança. Além disso, sabe-se que o planejamento tático deve estar alinhado às políticas de segurança da empresa, visando objetivos empresariais. Atualmente, o planejamento possui sete fases,
...