ATPS – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Por: lavinia06 • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.212 Palavras (17 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 2][pic 3]
RA7565594528 RA 1299746764 RA 8110698868 RA 8110698833 |
ANDRÉIA APARECIDA DAVID
GILSON AUGUSTO VIEIRA
MEIRE ROSSI MORENO GALVÃO
VANESSA APARECIDA CANDEU
ATPS – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
TUTOR: MARCIO RICARDO DE FARIAS
MATÃO SP
2015
Sumário
INTRODUÇÃO
1- ETAPA 1
1.1- Reforço do Conceito Teórico
2- ETAPA 2
2.1- Cálculos
2.2- Balanceamento: Risco e Retorno
3- ETAPA 3
3.1- CALCULO DO RETORNO ESPERADO
3.2- Questão a ser respondida
3.3- Projetos
4- ETAPA 4
4.1- Os custos de Oportunidade e Custo Brasil
4.2- Riscos nas Tomadas de Decisões dos Ativos
4.3- Companhia Doce Sabor
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Nesta Atps abordaremos o tema Administração Financeira Orçamentária. Iremos observar que o setor financeiro de uma empresa é de suma importância para sua sobrevivência no mercado financeiro. Toda ação realizada dentro de uma organização tem um impacto financeiro, por essa razão é que toda ação deve ser calculada e ver quais os impactos que trará para o setor financeiro da empresa.
Durante a elaboração da Atps, houve alguns momentos que levaram o grupo a uma ampla discussão a respeito da administração financeira e concordamos que o conhecimento de finanças não deve ser restrito apenas aos tesoureiros, controladores e planejadores financeiros, mas se em qualquer empresa, se contadores, estatísticos e profissionais de marketing possuir uma avaliação e um entendimento dos princípios de finanças, poderão participar mais efetivamente do processo decisório. Contudo acreditamos que diferentes departamentos devem participar da finalização dos planos elaborados pela área financeira. Também através desta, nós como futuros administradores, estamos podendo analisar a real função da administração financeira, o seu papel, a importância das áreas de decisões e a analise das demonstrações financeiras. Dessa forma, estamos entendemos a importância do estudo da administração e isso consiste em termos, para que quando formos utilizar nossos conhecimentos na prática, estejamos realmente certos nas tomadas de decisões.
- ETAPA 1
Essa etapa consiste no desenvolvimento dos principais conceitos da administração financeira e o seu planejamento, além da interferência do tempo sobre a moeda, que tem como assunto a sua valorização e desvalorização, mostrando de que forma pode interferir no planejamento financeiro da empresa.
A administração financeira e orçamentária é a área que acompanha os assuntos relacionados às operações financeiras das organizações, tais como as operações de fluxo de caixa, transações financeiras, operações de crédito, pagamentos, entre outros. Casos de falência das organizações ocorrem, principalmente, devido a falta de informações financeiras precisas sobre o balanço patrimonial da empresa e problemas decorrentes do setor financeiro. Muitas vezes as falhas derivam de um controle inadequado, e acometem em grande parte um gestor de finanças pouco qualificado e despreparado.
Podemos também definir a administração financeira orçamentária como a arte e ou ciência de administrar fundos de investimentos com o objetivo de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados da cadeia. Lembrando que está presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, neste caso é possível avaliar isoladamente um departamento em questão e após o todo.
Em uma empresa o planejamento financeiro se faz de extrema importância. Para atingir seus objetivos e criar formas de alcançá-los, a empresa precisa planejar antecipadamente, de modo que venha traçar formas e meios de conseguir chegar ao seu objetivo. Quando uma empresa deseja fazer novos investimentos e planeja como deve ser feito, fatores econômicos devem ser analisados para tomada de decisões.
Isso se dá principalmente em relação à moeda com sua valorização e desvalorização. Para um quadro de valorização da moeda nacional, imagina-se uma empresa brasileira que atua no mercado de exportação. Quando acontece a valorização da moeda nacional, a empresa brasileira tem dificuldade competir com os produtos de outros países. Uma empresa que exporta para a Europa, onde o real valendo mais que o euro a empresa brasileira não conseguirá vender. Por exemplo, uma mercadoria brasileira que valha dez mil reais vai aumentar de preço para um europeu mesmo que o brasileiro continue vendendo por dez mil reais, pois lá na Europa, na hora de converter esse preço para euros, eles terão que dar mais euros para obter a mesma mercadoria.
Ou ao contrário para as empresas que importam. Esse momento é favorável, pois precisará de menos reais para a quantidade de euros na compra de um produto ou matéria-prima da Europa, por exemplo.
Agora supõe que o país esteja passando por um processo de desvalorização da moeda, assim sendo a inflação, onde a moeda nacional esteja perdendo seu valor, enquanto que outras como o dólar faz o inverso, para a empresa atua com o comércio exterior, que trabalha com a importação de matéria-prima, por exemplo, com a inflação em alta, o insumo torna-se mais caro e assim o preço de produto final aumenta, alimentando ainda mais a alta da inflação.
...