ATPS Administração Financeira e Orçamentária
Por: maollyveira • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.798 Palavras (16 Páginas) • 299 Visualizações
SUMÁRIO
Sumário
Planejamento Financeiro 4
Investimento 6
Retorno x Risco 6
Taxa Selic 6
Calcular 2 tipos de investimentos 7
Avaliar o investimento em ações da empresa fictícia Companhia Água Doce 8
Métodos de Orçamento de Capital sem risco. 13
PROJETO A 13
PROJETO B 14
CUSTOS DE OPORTUNIDADE E CUSTO BRASIL PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM AMBIENTES DE RISCO 16
Metodologia de Cálculo Custo de Capital no Brasil 17
Prêmio pelo risco de mercado – (RM – RF) 20
Volatilidade do mercado acionário 21
Coeficiente Beta para empresas brasileiras. 21
Conclusão 21
Projeto Z FVPA 14% FVPA=1/(1+i) n VP Média Desvio padrão CV= σ/k 23
Projeto X 24
Projeto Y 24
Projeto Z 24
REFERÊNCIAS 26
Planejamento Financeiro
Uma das maiores funções do administrador de uma empresa é o planejamento financeiro da empresa.
O planejamento é uma ferramenta importante para que a empresa não seja levada a falência se por acaso houver alguma dificuldade. Através endividamento e montante de dinheiro necessário param se mantiver o caixa da empresa. Um controle financeiro do planejamento é possível prever, possibilidades de investimento, grau de eficaz permite um comportamento proativo em relação a varias situações.
As entradas e saídas de dinheiro geradas pela própria atividade da empresa são refletidas através do planejamento financeiro em curto prazo. Ó planejamento operacional controla com precisão as disponibilidades da empresa minimizando encargos financeiros de empréstimos e aumenta o rendimento das aplicações dos excessos de caixa.
Uma administração financeira eficaz necessita de ferramentas que permita enxergar o futuro, disponibilidade de investimentos, necessidade futura de empréstimos.
No caso de investimentos, é necessário cautela ao se expor a riscos. Fazendo uma análise medindo o grau de risco e garantindo sua compatibilidade com o retorno que lhe garanta uma taxa igual maior que o mercado.
A interferência do tempo sobre a moeda.
O valor do dinheiro mudo conforme o tempo. A quantia que temos hoje não valerá o mesmo tanto depois de alguns meses ou quem sabe dias. Isso porque fatores como a inflação faz com que os preços oscilem, perdendo seu valor.
A inflação nada mais é do que o aumento geral de preços na economia.
O fator risco, Também causa diminuição do valor do dinheiro e muitos preferem evitar esses riscos, Pois eles aumentam com o passar do tempo.
O tempo é o fator mais importante que compactua com o risco depois do cenário econômico. Deve ser avaliado, por exemplo, o tempo em que o valor monetário ficará empregado.
OS fatores inflação risco e tempo devem ser avaliados a todo o momento a cada investimento.
Para ilustrar, resolveremos o exercício proposto na ATPS.
Um investidor decide que a taxa de desconto ser aplicada a uma ação é de 6 %.Outra ação com o dobro dos riscos, terá uma taxa de desconto de 12 %.Determinado os níveis de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros .
Beta de ação A = 0,06/0,04 . 1,0 = 1,5
Beta de ação B = 0,12/0,05 . 1,0 = 2,4
Ra = 6% - retorno maior do que o mercado devido beta > 1,5
Rb = 12 % - retorno maior do que o mercado devido o beta > 2,4
m = 0,05
Nota se que na segunda opção o risco no investimento é bem maior porém poderá trazer um retorno mais compensatório caso o risco seja superado.
Quanto maior o risco, mais retorno se terá .A escolha do investimento vai depender do tipo de retorno que se precisa alcançar e da disponibilidade de se correr ou não determinado risco.
Investimento
Conceito de investimento é originário do campo da economia, e tem grande importância para as organizações, e significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos futuro.
Investimento, diz respeito á aplicações de recursos, seja dinheiro, títulos, e outros, com a expectativa de auferir retornos futuros, superiores ao aplicado no momento presente, e que compense a perda do uso de determinado recurso no período de aplicação do mesmo, isso através de juros lucros ou dividendos.
O termo investimento em seu sentido amplo é aplicado tanto à aquisição de imóveis, máquinas e equipamentos, para instalação de unidades de produção, como compra de títulos; como ações, letras de câmbio, em suma, investimento é toda aplicação de capital na expectativa de lucro.
Retorno x Risco
Todo investimento tem seu fator de risco, que está ligado ao seu grau de incerteza, e o índice risco é proporcional nível de retorno; quanto maior o retorno oferecido tanto maior será o risco. O risco é medido pelo grau de volatilidade ao retorno esperado e pelo prazo de do investimento, pois o dinheiro perde valor ao longo do tempo.
Taxa Selic
Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais. Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação (art. 1° da Circular n° 2.900, de 24 de junho de 1999, com a alteração introduzida pelo art. 1° da Circular n° 3.119, de 18 de abril de 2002).
Calcular
...