ATPS DE Administração Mercadologica
Por: jacqueiroz • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.867 Palavras (8 Páginas) • 307 Visualizações
Mix de Marketing.
O Mix de Marketing é um conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de mercado-alvo. São classificadas em quatro grupos, também conhecido por “ 4P’s do Marketing”: Produto, Preço, Praça e Promoção, termos esses originados do Inglês Product, price, place and promotion.
PRODUTO
Pode ser qualquer mercadoria, serviço, qualquer coisa que seja ofertado e que sassie o desejo do Mercado, seja isto por curto, médio ou longo prazo. Nem sempre o Produto será apenas um beneficio ou serviço, muito menos ser um produto físico, pode ser apenas uma marca que de alguma forma direta ou indiretamente satisfaça seu público, como locais, organizações, pessoas, patentes, ideias e etc.
Um exemplo bem simples de produtos ou bens que satisfação a necessidade do seu mercado tanto tangíveis quanto intangíveis são:
Navegar em um Cruzeiro incrivel, ir ao show da sua Banda Favorita, alugar vestido para sua Formatura, entre outros.
Outro exemplo é o Facebook, é uma pagina na Web que atingi todos os públicos, dos mais moderninhos aos mais conservadores, sua oferta ao mercado é apenas entreterimento, comunicação e intereção entre os seus usuários, promovendo assim liberdade de expressa, comunicação e novos horizontes, por isso a marca Facebook atualmente é uma das mais influentes no mercado.
Alguns quesitos que um produto deve obrigatoriamente conseguir atender para que se saia bem no mercado é: Ser desejado, alcançar as expectativas do seu publico-alvo e acima de tudo satisfazer a necessidade deste publico.
Quando criasse produtos existem alguns itens que devem ser observados que são, Beneficio-nucleo; produto básico; produto esperado; produto ampliado e produto potencial.
O que diferencia cada um é:
Beneficio Núcleo é o beneficio simples que o consumidor está comprando. Ex: Comprou uma agua para saciar sua sede.
Produto básico é quando o consumidor adquiri o produto e ai são definidos os seus benefícios básicos. Ex: Shampoo Seda para Cachos é o que atende melhor a sua necessidade.
Produto Esperado é aquele que seus níveis de qualidade, designer, características, marca e embalagem se sobressaem e é o que o consumidor espera. Ex: Comprou um LG G3 por seus designer em Barra, processador quad-core, câmera de 16mega e grava em Full HD, memoria interna expansiva até 1 Tera, carregador sem fio, Wi-fi.
Produto potencial é feito por todas as ampliações e modificações que ocorrem em seu produto, gerado assim a evolução do mesmo. Ex: Comprou o IPHONE 5s com câmera 8 Mpx, sistema operacional IOS7, Rede LTE 4G, Chip A6, processador 1.3 Ghz. Porém a Iphone depois de 3 meses lança o IPHONE 6 com sistema operacional IOS 8, melhoria de Camera e alguns aplicativos upgrade, mesmo sendo um modelo superior ao que foi comprado por seu cliente, a Iphone é a única que fornece a atualização do modelo anterior para seu ultimo modelo, então seu cliente poderá ter um 5s com algumas melhorias iguais ao 6, além de permitir que o seu cliente lhe dê o 5s e trocar pelo 6 e pague a diferença.
Das quatro variações no Mix de Marketing, o produto tende a ser a mais decisória no processo de atingir o mercado. Uma vez que um produto foi de qualidade ou procedência duvidosa, o mesmo refletirá na marca, consequentemente no preço e em qualquer promoção.
PREÇO
Como o nome já propriamente diz é o valor que se é cobrado para obter determinando produto e/ou serviço. O consumidor quando compra um produto e paga seu preço está adquirindo seus benefícios, o preço nada mais é que o custo estipulado para se obter aquele produto.
Esse é o único item no Mix de Marketing que gera receita além do principal elemento que determina participação de mercado de uma empresa e sua rentabilidade.
Nem sempre determinar um preço a um produto é algo simples de ser decidido, são muitos fatores que devem ser considerados, quanto aquele produto ou serviço vale, se ele é suficientemente alto para arrecadar lucro á quem o produz ou comercializa, mas não pode ter seu valor de forma absurda que desestimule a compra, da mesma forma que ele também deve ser suficientemente baixo para que possa atrair clientes, mas não absurdamente para que deprecie seu vaor aos olhos dos seus clientes, gerando desconfiança em sua procedência.
Dentro do composto de Marketing o preço ele tem papel importante em quatro aspectos:
Quando consumidores comprarão se a compra for feita ou não.
Se será lucrativo o produto que será comercializado.
Se pode flexibilizar o preço do produto para que sofram perdas por altos ou baixos valores.
E o preço é que determina a demanda, então se for baixo o preço será alta a demanda e vice-versa.
Dentro desse segundo P, ficou bem claro que o preço é a parte delicada, já que o cliente quer algo simplesmente justo a se pagar e ao mesmo tempo tem que ser lucrativo para a empresa.
PRAÇA
Conhecido como Ponto-de-venda ou canal de distribuição, é a ligação entre o fabricante e seus usuários finais. Depois do produto desejado, com preço justo, deve estar disponível ao cliente um local acessível onde ele possa adquirir a qualquer momento o produto desejado.
O que será decidido nesses canais de distribuição podem afetar diretamente as decisões da empresa e envolvem comprometimento. Mesmo a empresa considerando esse “P” muito importante, a distribuição é o tema mais relevante comparado os demais “P’s”, mas também há empresas que administração de forma eficaz a distribuição que isso torna o seu diferencial competitivo de mercado.
Praça tem varias formas de distribuição, dentre elas há: Distribuição direta e Distribuição Indireta.
Distribuição Direta é quando o serviço ou produto é vendido diretamente ao consumidor, exemplo disso é as “lojas de fabrica” que o cliente não usa de outros meios terceiros para conseguir a aquisição do produto. O mesmo vale para prestadores de serviço aos quais os mesmos executam o serviço ao consumidor, como os limpadores de piscina, cabeleireiros, médicos e dentistas.
Distribuição Indireta é quando o produto ou serviço utiliza de terceiros para que chegue ao publico-alvo, esse é o método mais frequente de distribuição, conhecido supermercados, lojas de varejo e atacado, todos os tipo de estabelecimentos intermediários que não produzem os produtos em seus estabelecimentos.
...