ATPS - Matemática Financeira
Por: Binho Ribeiro • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.303 Palavras (22 Páginas) • 216 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO FATEMP
[pic 2]
ADMINISTRAÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA
2014[pic 3][pic 4]
[pic 5]
ADMINISTRAÇÃO
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Trabalho elaborado para fins de avaliação da Disciplina de Tecnologias de Gestão referente à Unidade Didática: Matemática Financeira do curso de Administração da Universidade ANHANGUERA - UNIDERP, sob Orientação do Professor Interativo Gizele Zanardi e da Professora Tutora Presencial ---------------------------.
2014[pic 6]
RESUMO
A Matemática Financeira está presente atualmente no sistema econômico brasileiro com o objetivo de estudar as diversas formas da evolução e aplicação do valor do dinheiro em um determinado tempo, nos proporcionado uma análise de qual forma pode utilizar em cada situação proposto, atingindo uma aplicação segura e próspera. Nosso cotidiano está repleto de situações que podemos citar como exemplo, como em financiamentos de casa, carro, empréstimo, compras e crediários, Cheque Especial ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimento em bolsa de valores entre outras operações, estipulando previamente a taxa de. Vamos compreender melhor as formas de calcular através da Matemática Financeira utilizando recursos tecnológicos, com uma ferramenta poderosa que nos auxiliará nos cálculos lógicos.
Palavras Chaves: Regime de Capitalização, Pagamentos Uniformes, Sistemas de Amortização.
Ferramenta Auxiliar: Emulador de cálculo HP 12C:
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
AMORT - Amortização.
a.d. - Percentual da taxa ao Dia.
a.m. - Percentual da taxa ao Mês.
a.a - Percentual da taxa ao Ano.
C - Capital.
Clx - Tecla da calculadora HP-12C, Clear X, o que significa Limpe X.
CHS - Tecla da calculadora HP-12C da expressão inglesa Change Singn que significa “troca de sinal”.
c - Carência.
FV- Valor Futuro.
.f - Acesso a Função Amarela na Calculadora HP-12C.
FIN - Registradores financeiros.
.g - Acesso a Função Azul na Calculadora HP-12C.
.i - Taxa.
J - Juro
JS - Juro Simples.
JC - Juro Composto.
M - Montante.
n - Período, Tempo.
PV - Valor Presente.
PMT - Pagamento.
PRICE - Sistema francês de amortização, método apresentado em 1771 por Richard Price.
SAC - Sistema de Amortização Constante, denominado de Método Hamburguês.
- INTRODUÇÃO
A Matemática Financeira é uma área da matemática que aplica seus conceitos estudando a variação do dinheiro ao longo do tempo, sua origem está diretamente ligada aos regimes econômicos, com a criação das modalidades de crédito e sistema Financeiro, todo seu desenvolvimento está ligado à utilização do dinheiro, que gera dinheiro.
Uns de seus principais problemas no estudo da matemática Financeira é a diversidade de Símbolos e conceitos, os mais comuns na língua portuguesa são: Capitalização e Descapitalização, Capital, modelos de Taxa, Juro, Prazo, Montante, Prestação, Desconto, com os seguintes conceitos:
Capitalização é o processo de uma aplicação de taxa sobre um capital, decorrente mais o juro. Quando queremos saber o montante, estamos querendo saber o resultado da Capitalização.
Descapitalização é a operação inversa da capitalização, sabemos o valor do montante e buscamos o valor atual do capital. Realizamos a descapitalização quando precisamos saber o valor atual de um montante para poder avaliar em qual regime de capitalização é a ideal para investir em determinado período de tempo para chegar a um novo montante.
Capital é o valor de uma quantia em dinheiro na “data zero”. Pode ser apresentado por várias siglas: C (Capital), P (Principal), VP (Valor Presente), PV (Presente Value), C0 (Capital Inicial).
O Juro é a remuneração, valor pago pelo uso do dinheiro expressa em moeda vigente, representada pela sigla J (juro).
A Taxa é a razão entre os valores de juro e Capital, é o cálculo em uma operação financeira onde aplicada uma taxa apresentada na forma percentual (%) nos apresentará a rentabilidade que podemos ter em cima de um montante ou custos a pagar, é representada pela sigla i (Taxa).
É muito importante que as taxas estejam de acordo com o período de capitalização, podem ser mensais, bimestrais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais ou anuais, devendo sempre estar na mesma forma do Tempo, tratado nas formulas para a capitalização de forma decimal e não percentual.
A Taxa Exata é a que considera os dias conforme o calendário anual, ou seja, 365 ou 366dias no ano com meses de 28, 29,30 ou 31 dias.
A Taxa Comercial é a maneira usada nos mercados, onde considera somente meses de 30 dias e anos de 360 dias.
...