ATPS competências profissionais
Por: Jefferson Sccp • 21/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.019 Palavras (9 Páginas) • 249 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SANTA BÁRBARA
Atividades Práticas Supervisionadas
Santa Bárbara D´Oeste – SP
2014
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL DE SANTA BÁRBARA
Atividades Práticas Supervisionadas
Competências Profissionais
Professor: Décio Franco
Santa Bárbara D´Oeste – SP
2014
Sumario
Introdução.................................................................................................4
Teorias da Administração. Processos Administrativos.............................5
Habilidades e competências necessárias ao Administrador moderno.....6
Definição da Teoria Administrativa a ser usada empresa L.O.C.A.L........7
Definição da Palavra Ética........................................................................8
Ética x Moral..............................................................................................8
Fatores de Resistencia..............................................................................9
Tipos de Mudanças com Maiores Resistências......................................10
Considerações Finais..............................................................................11
Referencias Bibliográfica.........................................................................12
Etapa 1
Introdução
Segundo os conceitos estudados pelo grupo pode-se consultar a seguir o significado de administração segundo Chiavenato e Maximiano.
Em debate sobre os problemas da empresa L.O.C.A.L. uma parte do grupo mencionou que a teoria que mais se identifica com a empresa é a teoria de sistemas e a outra parte do grupo mencionou que seria a teoria contingencial, porém ao discutir os pontos principais chegamos à conclusão de que a teoria correta é a contingencial como se pode consultar no conteúdo abaixo.
Teorias da Administração-Processos Administrativos
Significado de Administração
Segundo Maximiano administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo de Administração abrange cinco tipos principais de decisões que também podem ser chamados de funções, são eles planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Segundo Chiavenato administração é o processo de planejar, organizar, liderar, controlar, e é o ato de trabalho com e por intermédio de outras pessoas para realizar objetivos da organização.
A capacidade de administrar esteve evidente durante a evolução humana, segundo informações disponíveis em diversos meios de comunicação, há pelo menos cinco mil anos, as civilizações praticavam o que hoje chamamos de conhecimento administrativo.
As primeiras organizações surgiram aproximadamente em 4000 a.C., através transição da Revolução Agrícola para a Revolução Urbana, cujos conceitos de práticas administrativas surgiram para estabilizar as organizações das cidades e dos estados.
A partir da I Revolução Industrial (1780-1860) e da II Revolução Industrial (1860-1914), que as teorias Administrativas começam a se formar com os estudos desenvolvidos em grandes indústrias o que fez alterar radicalmente a forma de produção.
A transição do século XIX para o século XX foi considerada o marco do surgimento da administração onde transformações criaram profundo impacto na forma de se fazer as coisas
No início, Administração era definida como um processo para utilização de recursos, tecnologias e competências devidamente integradas e alinhadas para alcançar objetivos.
Na transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a auto-suficiência passam para a cumulação de recursos, fomentando o surgimento do Capitalismo.
Uma das principais épocas históricas da administração foi o período do sistema feudal, que durou cerca de quatro séculos no período medieval, nesse período as pessoas buscavam auto-suficiência e proteção viviam em torno dos senhores feudais, que, pelas mesmas razões, vivam torno dos soberanos.
A produção artesanal e a distribuição de produtos que surgiu posteriormente à queda do feudalismo, eram controladas pelas associações de artesãos que tinham por objetivo proteger os associados da concorrência desleal e defender as práticas mais justas de negócios.
Através da transição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passaram da posse da terra para a do dinheiro e a auto-suficiência passam para a cumulação de riquezas, o surgimento do Capitalismo Industrial que fez com que ocorresse a inclusão é a das máquinas que junto com a concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou significativamente a produtividade.
Toda essa evolução aumentou a complexidade dos problemas nos negócios e na sociedade fazendo com que surgissem as teorias administrativas a fim de resolver os problemas que surgiram nas empresas sendo utilizadas até os dias atuais.
Atualmente a administração deixou de ser um simples processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, passando a ser a melhor maneira de agregar valor e criar riqueza dentro da sociedade.
Quais habilidades e competências são necessárias para o Administrador moderno?
Segundo Chiavenato o administrador moderno precisa ter diversas competências dentre elas está o conhecimento que vem através do aprendizado acumulado e deve também ter a capacidade aprender sempre mais e com rapidez e precisar transmitir o conhecimento a todos a sua volta.
Precisa ter habilidades, ou seja, ter a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido na solução de problemas e em melhorias de situações e inovações, elaborando sempre algo novo e diferente.
Precisa saber julgar, é necessário analisar cada situação, levantar os dados e informações e ter discernimento necessário para conseguir ser critico definir o que é prioritário e decidir com equilíbrio.
E por fim o Administrador moderno precisar ter atitude precisa saber fazer acontecer, precisar assumir os riscos, sair da zona de conforto, ser o executador de mudanças em busca de um determinado objetivo.
...