Adm financeiro- risco , retorno , hedge
Por: riquebosco • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 763 Palavras (4 Páginas) • 439 Visualizações
Introdução
Existe a necessidade da compreensão entre risco e retorno quando abordamos esse tema no campo das finanças, pois esses fatores servirão de base para tomadas de decisões, seja na vida pessoal ou empresarial. No âmbito empresarial, os setores envolvidos nas tomadas de decisões são basicamente contabilidade, Administração, Marketing e Operações. Segundo Gitman (2012, p. 202) o que cabe a cada área é: Contabilidade: para compreender a relação entre risco e retorno devido ao efeito que os projetos de maior risco exercerão sobre o resultado líquido anual da empresa e seus esforços para estabilizá-los. Administração: para entender e saber com o medir a relação entre risco e retorno, avaliando dados financeiros e traduzindo-os em fatores de decisão com a finalidade de aumentar o valor da empresa. Marketing: para perceber que nem sempre os projetos de maior risco trarão os maiores retornos para a empresa, portanto não serão as melhores opções de investimento pelo fato de produzirem lucros instáveis e não contribuírem com o aumento da riqueza da empresa e consequentemente de seus sócios. Operações: para entender como os investimentos em instalações, equipamentos e sistemas precisam ser avaliados sob a ótica do impacto que exercem sobre o risco e retorno, que, juntos, afetam o valor da empresa. Para maximização do valor das ações da empresa, como administradores financeiros, precisamos compreender e avaliar os riscos e retornos.
Conceito
Risco
De forma geral, risco é tudo aquilo que está ligado à incerteza. Tudo o que ocorre em um tempo futuro implica num certo grau de risco. Só não há risco para o que já ocorreu, uma vez que temos plena certeza de qual foi o seu final e por seu um fato consumado.
Toda decisão tomada hoje, com resultado esperado no futuro, está sujeito a algum grau de risco. No contexto de nossa disciplina, de maneira bem simples, risco é a chance de perda financeira.
Portanto, os valores das ações e suas ofertas dependerão das decisões e características de risco e retorno. Os riscos específicos das empresas são o risco operacional e o risco financeiro.
A percepção do risco poderá variar de um administrador para outro. E por isso é importante especificar um nível que seja aceitável no gerenciamento do risco, o que é chamado de preferências em relação ao resco, e são classificados como indiferente ao risco, avesso ao risco e propenso ao risco.
Retorno
É o ganho ou prejuízo total que se tem com um investimento ao longo de um determinado período de tempo.
1
Elaborado por: Prof. Me. Antonio Adias Nogueira e Prof. Enio Ferigatto
Hedge
A tradução literal de Hedge é proteção. Os investidores e/ou administradores de carteiras buscam nas operações de hedge proteger seus investimentos contra oscilações bruscas de preços. Utilizam para tanto operações nos mercados futuros, termo, opções, swaps etc para reduzir o risco. Entretanto, quando usados como forma de obter ganhos altos e rápidos, isto é, quando usados como especulação, podem aumentar o risco de perda total ou parcial do investimento. É uma estratégia
...