Administração cientifica
Por: Rosililian • 5/6/2017 • Resenha • 488 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
A OBRA DE TAYLOR
Frederick winslow Taylor foi o iniciador da eficiência industrial. Conhecido como "Pai da Organização Científica do trabalho"; Nasceu em Germantow, Filadélfia nos Estados Unidos em 20 de março de 1856 filho de família tradicional de classe média, que lhe proporcionou uma boa educação em escolas nos Estados Unidos. Embora um jovem estudioso, Taylor se vê obrigado a interromper seus estudos, segundo alguns biógrafos por motivos de problemas de visão. E aos 22 anos consegue emprego na Midvale Steel Company, oficina de construção de maquinas, onde faz carreira , iniciando na função de operário onde adquiriu grande conhecimento em linha de produção, passando por vários setores até se formar como engenheiro em 1885 ocupando assim esse posto na empresa.
Com a vasta experiência adquirida nos deixou muitas contribuições. Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas idéias sobre a racionalização do trabalho. Já em 1906 foi um ano bastante proveitoso para Taylor. É nesse ano que ele publica “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais), é eleito presidente da Associação Americana dos Engenheiros Mecânicos e recebe o título honorário de Doutor em Ciência pela Universidade da Pensilvânia. Sua obra mais celebre é publicada em 1911 “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados em algumas empresas.
O primeiro período do Taylorismo se deu com o lançamento do livro shop Management em 1903 onde destaca racionalização do trabalho, dos operários das fábricas da época. Visava a eliminação de movimentos inúteis, fazendo com que os trabalhadores executassem suas tarefas de forma mais simples e rápida, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente. Observou que cada trabalhador possui uma forma de produzir, e que deveria haver pagamentos diferenciados para um, incentivando assim aquele que não apresentava bom desempenho.
No segundo período definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa. Ele notou que as industrias padeciam da falta de comprometimento por parte dos operários, que reduziam assim a produção, Falta de conhecimento das gerencias em relação a linha de produção, falta de padrões para as técnicas do trabalho.
E como solução para esses problemas, lança o que hoje se conhece como Administração Cientifica que tem como princípios básicos, o planejamento, preparo dos trabalhadores, controle, execução. Sendo assim alcançaria maior desempenho e prosperidade.
ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA
Na visão de Taylor a Administração deve ser estudada e tratada como ciência, com padrões pré definidos e não de forma rudimentar. Como precursor dessa Ciência Taylor, define que uma analise geral deve ser feita em todos os setores, traçando a melhores formas para a execução dos trabalhos
...