Administração cientifica
Por: Stefany Machado • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Administração Cientifica
A administração cientifica foi criada no inicio do século XX, durante a revolução industrial por Frederick Winslow Taylor e com contribuições dos demais engenheiros Henry Lawrence Gantt, Frank Bunker Gilbreth, Harrington Emerson e Henry Ford. As organizações estavam diante de uma realidade diferente que exigia o desenvolvimento de novas técnicas e métodos administrativos.
“O nome administração cientifica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial.” – (CHIAVENATO; IDALBERTO, 2004, pg. 44)
A Administração Cientifica é dividida em dois períodos, no primeiro, Taylor visava acabar com os desperdícios e perdas das indústrias, além de aumentar a produtividade por meio de estudo do tempo e movimento, onde o trabalho era dividido, analisado e testado para definir o melhor método e padroniza-lo. Os funcionários eram selecionados de acordo com suas aptidões e em seguida eram treinados para realizar suas tarefas da melhor forma e em pouco tempo; aqueles que produziam mais recebiam uma remuneração maior, assim continuariam motivados a produzir. Segundo Chiavenato em Introdução a teoria geral da administração (2004) “O objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos de produção”.
O segundo período corresponde ao livro “Princípios da Administração cientifica” (1911), no qual Taylor une o trabalhador e a empresa para ter coerência dos princípios como um todo, assim teria um sistema ideal. De acordo com a teoria, as organizações deveriam ter um departamento de planejamento para facilitar e padronização da fabrica, colocando qualquer necessidade “cerebral” nesse departamento. Chiavenato (2004, pg. 45) aponta que “O mérito de Taylor reside em encarar sistematicamente o estudo da organização”.
Taylor estudava seus vizinhos operários e notou que havia diferentes meios para executar uma mesma tarefa, além de diversas ferramentas; com isso pode criar métodos científicos para facilitar e agilizar as operações, esse método recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho (ORT).
Os engenheiros da Administração Cientifica criaram princípios que serviam para solucionar todas as situações possíveis, eles são:
● Principio do planejamento: Uma ciência para cada processo do trabalho, estuda e analisa os processos para assim definir o melhor trabalhador.
● Principio do preparo: Selecionar trabalhadores de acordo com suas aptidões, treina-lo e especializa-lo para melhor e ais rápida produção, além do planejamento do local de trabalho de forma racional.
● Principio do controle: Supervisionar o trabalho para garantir sucesso da produção, o monitoramento faz com que a possibilidade de erros e consequentemente prejuízos, sejam nulos.
● Principio da execução: Distribuir tarefas e responsabilidades para eficiência da produção, segundo Chiavenato “O gerente planeja e o operário executa”.
Conclui-se que a Administração cientifica promove uma abordagem racional para assim solucionar os problemas organizacionais nas empresas, servindo de exemplo para diversas companhias da época e continua sendo modelo na atualidade.
...