Administração da Produtividade e da Qualidade
Por: 20071989 • 4/8/2015 • Trabalho acadêmico • 956 Palavras (4 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 1]
PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DA AULA 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 2. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. ESTANDO TODAS CORRETAS TOTALIZAM 10 PONTOS.
Dúvidas me perguntem no quadro de avisos.
* As questões devem ser enviadas junto com as respostas.
Atividades das aulas 1 e 2
1. Sobre a Produtividade Clássica responda:
- Qual objetivo ou que propõe a Produtividade Clássica? (0,3 ponto)
Consiste em obter maior volume produzido por operário por meio de ações como:
• Analisar operações industriais, evitar desperdícios, simplificar o trabalho, retreinar empregados, revisar ferramentas, melhorar os controles diários da produtividade de cada operação e de cada trabalhador.
• Todas estas técnicas visam a aumentar a quantidade produzida por hora de trabalho e são compatíveis com um organograma bem definido.
• É necessário também especialistas em planejamento do trabalho.
b) Explique com suas palavras como é o Programa da Produtividade Clássica. (0,3 ponto)
Na produtividade clássica, onde um dos estudiosos, defende a não fazer programa quando a folha pessoal da fabrica representa menos 15% do custo do produto.
Por outra parte merece atenção ao que refere-se ao exagerado dos executivos
na administração dos programas.
2. Sobre a Produtividade Estratégica responda:
a) Qual objetivo ou que propõe a Produtividade Estratégica? (0,3 ponto)
Visa a conseguir, dos operários, maior eficiência nos aspectos que trazem vantagem competitiva, como:
• Rápida introdução de novas tecnologias.
• Rápido lançamento de um novo produto.
• Rápida preparação de protótipos.
• Rápida mudança do programa de produção quando muda o mix de vendas da empresa.
• Melhoraria do tempo entre o recebimento de materiais e a entrega de produtos acabados.
b) Explique com suas palavras características da produtividade estratégica. (0,3 ponto)
É necessário haver, por parte do conjunto de empregados, a mobilização consciente para conseguir vantagens competitivas. Para conseguir essa produtividade, deve-se partir do pressuposto de que todos os empregados têm disposição e capacidade de resolver problemas. Enquanto a produtividade Clássica visa a um único alvo, que é o baixo custo de produção, a produtividade estratégica visa também a outras vantagens competitivas.
3. As possíveis estratégias de uma empresa frente às variáveis seriam à flexibilidade e a produtividade. Explique as três regiões de flexibilidade e produtividade. (0,5 ponto)
R: Na região 1, não exige uma grande flexibilidade, pois os produtos seguem um mesmo padrão, se produz um único produto em grandes quantidades, exemplo: uma fabrica de calças sociais, fabrica muitas calças com o mesmo corte, mudando apenas as cores. Existe uma baixa flexibilidade no processo produtivo e uma alta produtividade, e a comercialização do produto final tem um menor custo.
Na região 2, é onde existe um controle entre a flexibilidade no processo produtivo e a escala de produtividade, são as empresas com sistemas automatizados, que por meio de apenas um comando digital alteram a linha de produção, exemplo: uma fabrica de cigarros, que pode estar produzindo uma linha de cigarros para entregar certo pedido, e ao terminar esta entrega, já altera os serviços para produzir uma outra linha de cigarros para outro pedido.
Na região 3, é onde o sistema de produção se adéqua ao desejo do cliente, então existe uma grande flexibilidade no processo produtivo, mas uma baixa produtividade, exemplo: estilistas, para fazer uma única peça de roupa, passam dias e dias desenhando e confeccionando aquela peça que seja do desejo de sua cliente, e a vende por um valor maior.
4. Descreva com suas palavras o que significa o programa 5´S e cite os cinco passos básicos. (0,3 ponto)
R: O programa 5S é um sistema organizador, mobilizador e transformador que objetiva impulsionar mudanças e reverter perdas, surgiu no Japão em 1949 após a guerra.
O programa visa melhorar a produtividade e o desempenho dos envolvidos. 5S: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke em Japones e em português: Senso de utilização, ordenação, limpeza, saúde e higiene e Senso de autodisciplina.
* Senso de utilização – Ter em mente tudo aquilo que realmente é preciso para realizar o trabalho e deixar por perto, descartar tudo que não é necessário, para ter maior espaço, ganhar tempo, ter menos preocupação com coisas desnecessárias. Seiri: “Tenha só o necessário, na quantidade certa”.
...