Qualidade e produtividade no serviço público
Por: raianecassiano • 12/4/2015 • Resenha • 1.792 Palavras (8 Páginas) • 365 Visualizações
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Administração Pública
José Parente Filho
Gestão da Qualidade no Setor Público
Seropédica
2014
José Parente Filho
Gestão da Qualidade no Setor Público
Aluna: Raiane Cassiano Rodrigues da Silva
Matricula: 201445548-1
O presente trabalho tem a finalidade de obter nota na matéria de qualidade e produtividade no setor público, aplicada pelo professor Marcos Ferreira na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Professor: Marcos Ferreira
Seropédica
2014
Sumário
Introdução
Objetivos e relevância do texto
Pontos importantes do Artigo
- Contraste econômico e social no Brasil
- Conceito de qualidade
- Princípios básicos
- Conceitos- chaves
- O método fundamental
- Técnicas e ferramentas básicas
Analise crítica
Introdução
O artigo apresenta de forma significativa à importância da qualidade em serviços, e como os serviços públicos devem atuar para alcançar a excelência na prestação desses serviços. A percepção da qualidade baseia-se em critérios objetivos e subjetivos. Conhecer a percepção dos clientes internos (funcionários) e externos (usuários), a respeito da qualidade do serviço público, pode ser um primeiro passo para o desenvolvimento de ações que levarão a melhorias, tanto por parte do gestor do sistema, que precisa conhecer o entendimento de ambos os clientes para poder melhor direcionar suas estratégias e ações, como por parte dos próprios profissionais que, entendendo a percepção da qualidade sob a perspectiva de seus clientes, estarão mais preparados para atender suas expectativas. O artigo tem o objetivo analisar as possibilidades e as limitações da aplicação dos princípios, conceitos, métodos do modelo de gestão de qualidade total, em organizações do setor público.
Objetivos e relevância do texto
O autor faz uma analise de alguns indicadores da qualidade de vida dos Brasileiros, do modelo de gestão da qualidade total e sobre a aplicação da abordagem da qualidade total no setor público, buscando fazer uma reflexão das possibilidades e limitações da aplicação dos princípios, conceitos, métodos do modelo de gestão de qualidade total.
O foco do artigo está voltado para administração pública e seus futuros gestores que terão que busca sempre a melhoria das organizações dos setores públicos e a implementação da qualidade nos bens e serviços prestados. E de extrema importância para os futuros gestores que iram oferecer para a sociedade os serviços públicos e assim busca a melhor forma de proporcionar qualidade total, visando à satisfação para seus usuários/cliente.
E de suma importância uma reforma gerencial da administração pública, pois ao introduzir modificações substanciais nas formas de controle dos serviços públicos, poderá proporcionar uma maior transparência nas decisões administrativas (controle da sociedade) e contribuir para o aumento da responsabilização dos administradores públicos. Uma boa administração no setor público é necessária por três razões: alcançar objetivos organizacionais e pessoais, para equilibrar objetivos conflitantes e para conseguir eficiência e eficácia.
Pontos importantes do artigo
- Contraste econômico e social no Brasil
O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto.
Nos dias de hoje, pessoas que possuem uma condição financeira melhor estão procurando os planos de saúde e o sistema privado, pois a saúde pública encontra-se em estado de crise aguda. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.
Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.
As principais Causas da Desigualdade Social
- Má distribuição de renda
- Má administração dos recursos
- Lógica do mercado capitalista (consumo, mais-valia)
- Falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação
- Falta de oportunidades de trabalho
- Corrupção
As principais Consequências da Desigualdade Social
- Pobreza, miséria e favelização
- Fome, desnutrição e mortalidade infantil,
- Aumento das taxas de desemprego
- Diferentes classes sociais
- Marginalização de parte da sociedade
- Atraso no progresso da economia do país
- Aumento dos índices de violência e criminalidade
É nesse contexto que econômico e social que busca a implementação da qualidade no setor público, visando melhor o sistema e trazer satisfação para os usuários e clientes dos bens e produtos públicos.
- Conceito de qualidade
O autor traz o conceito de qualidade e toda a referência histórica da evolução do conceito para se te uma concepção clara e definida do conceito e assim aplicar o conceito dentro das organizações públicas.
Segundo o autor a definições de qualidade apresentadas no artigo possuem 2 pontos em comum: o primeiro está relacionado a satisfação dos clientes ou usuários e o segundo está relacionado a ideia de fazer certo desde a primeira vez e com isso eliminar erros, perdas, desperdícios, trabalhos refeitos, devoluções, reclamações e indenizações. Sendo que o primeiro visaà conquista e manutenção do mercado e o segundoaos aspectos de custos.
...