Ampla Concorrência e Estratégias de Marketing
Por: Maayrr • 27/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.348 Palavras (18 Páginas) • 370 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
ades. Leia antes de começar o trabalho o Manual do Aluno e Manual do plágio para compreender todos itens obrigatórios e os critérios utilizados na correçã
[pic 4]
[pic 5]
Rio Grande
2017
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
mayara rocha rodrigues
ampla concorrência e estratégias de marketing
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Instituição Anhanguera Educacional do Rio Grande, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Bacharelado Administração.
BANCA EXAMINADORA
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)
Rio Grande, 28 de agosto de 2017
Dedico este trabalho...
A minha família e amiga Beatriz Minuto Peres.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................01
1. TRAZENDO SATISFAÇÃO AO CONSUMIDOR....................................02
1.1 FIDELIZAÇÕES DE CLIENTES ............................................................05
REFERÊNCIAS.....................................................................................07
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa o conhecimento das estratégias de marketing para alcançar os objetivos das empresas em relação à ampla concorrência. Destacando a relevância do planejamento para atrair o consumidor, satisfazendo suas necessidades, tendo como principal objetivo ampliar os conhecimentos dentro das estratégias de marketing, bem como agregar valor aos serviços e produtos que serão oferecidos pelas organizações.
Este tema foi selecionado, pois guarda em si importante aspecto relacionado à tarefa de identificação de seus concorrentes não é algo simples porque elas estão mais propensas a serem atingidas por novos concorrentes e novas tecnologias do que por concorrentes já existentes no mercado. Com a globalização a concorrência torna-se maior e dificulta seu reconhecimento e estudo, consequentemente dificultando a obtenção de vantagens.
O problema de pesquisa definido no projeto é: Como as estratégias de marketing contribuem para o sucesso empresarial mediante forte concorrência? É necessária análise da competitividade, ou seja, verificar quais são os concorrentes, como eles atuam, e quais são suas possíveis estratégias para que possa escolher a estratégia que mais se enquadra no nicho que a corporação está inserida.
O objetivo primário é analisar a forma como as estratégias de Marketing podem fazer as organizações se destacarem no mercado. Os objetivos secundários elencados para esta pesquisa são respectivamente: Conceituar as expectativas do consumidor, analisar e entender como funciona a concorrência e apresentar sugestões para a escolha de estratégias de marketing adequadas.
A metodologia empenhada no desenvolvimento do trabalho é bibliográfica, o processo para coleta de dados é a partir de uma leitura com interpretações do conteúdo, difundido com opiniões pessoais, aspectos importantes para elaboração dos objetivos, conclusões e justificativas. O trabalho exigiu uma leitura reflexiva, embasada em análise, comparação e diferenciação dos artigos contidos nos textos, livros e sites pesquisados.
1 SATISFAÇÃO AO CONSUMIDor
Pode-se entender que a empresa é uma constituição de propósitos e valores. Os clientes baseiam-se em informações de amigos ou conhecidos, em propagandas ou até mesmo por comparações com outras empresas que já tenham experiência. Logo, não basta uma propaganda bem apresentada, é preciso que a organização tenha a possibilidade de garantir um bom produto ou serviço satisfazendo o consumidor.
“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto do ponto de vista do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente. O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor”. (DRUCKER, 1991, p. 123).
Uma empresa que ânsia a satisfação e a permanência do cliente deve apresentar qualidade no serviço, pois é o epicentro na avaliação do consumidor. A qualidade é um dos diferenciais competitivos, é uma das condições para obter o sucesso, é o que agrega valor ao trabalho. É fundamental que as organizações tenham bem claro o que o cliente almeja.
“O marketing tem por finalidade criar valor e satisfação no cliente, gerando relacionamentos lucrativos para as duas partes. A relação entre cliente e a empresa, principalmente prestadora de serviço, tende a enfraquecer quando as promessas feitas pela empresa são impossíveis de cumprir”, (Zeithaml e Btiner, 2006, p. 69). Neste caso a organização precisa tomar cuidado para não criar expectativas que ultrapassem suas habilidades, a empresa precisa ter o máximo de equipamentos necessários para cumprir com o esperado. Sendo fator principal a superação das expectativas do cliente, sem esquecer que é necessário haver um equilibro entre o marketing e a capacidade de atender essas mesmas expectativas.
Conforme Kotler (2000, p. 64) “ As comunicações externas devem estar de acordo com a capacidade da empresa em prestar o serviço, do contrário há uma frustação por parte do cliente que cria uma expectativa que vai além da capacidade da empresa. Para Topanotti (2007, p. 71) “O tempo de interação entre o cliente e os funcionários da empresa prestadora de serviço é fundamental para percepção da qualidade do serviço prestado. ”
A capacidade da empresa deve estar sempre além da expectativa do consumidor para ser satisfatório de ambas as partes. É importante o relacionamento entre o funcionário e o cliente, para entender o processo do serviço, a qualidade do material utilizado, gerando satisfação e entendimento dos processos para o consumidor.
...