Análise Comparativa entre Ferramentas utilizadas na Computação Gráfica
Por: Luizgu5 • 28/10/2017 • Artigo • 2.084 Palavras (9 Páginas) • 309 Visualizações
Análise Comparativa entre Ferramentas utilizadas na Computação Gráfica.
Luiz Gustavo Brognoli
IES - Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis. Av. Salvador di Bernardi, 503 - Campinas, São José - SC
gustavobrognoli@gmail.com
Resumo: Comparativo das Ferramentas Gráficas utilizadas áreas da Computação Gráfica. Dentre as inúmeras ferramentas, destacam-se Adobe Illustrator e CorelDraw. Ressaltando a historia, qualidades e imperfeições de cada ferramenta. Utilizando de fatores comparativos entre os softwares.
Palavras-chave: Ferramentas, Computação Gráfica, Comparativo, Gráfica.
1. Introdução
Desde os primórdios da Computação Gráfica, diversas aplicações gráficas puderam ser produzidas, trazendo com elas inovações, comodidades e confortos aos usuários. Tornando possível a geração de gráficos cada vez mais precisos.
Tomando como base a produção de Ferramentas com finalidades para a Computação Gráfica, este artigo busca comparar duas ferramentas que se destacam nesta área do mercado financeiro. Sendo elas Adobe Illustrator e CorelDRAW. Apresentando respectivamente a história, características e finalizando com um comparativo entre as ferramentas.
2. Histórico das Ferramentas
2.1. Adobe Illustrator
Segundo [The Adobe Illustrator Story (2012)], o software editor de imagens Illustrator, foi desenvolvido em 1985, nos laboratórios da Adobe Systems. Primeiramente para o Apple Macintosh, com a finalidade de complementar um aplicativo de fontes da Adobe e da tecnologia PostScript. Tecnologia essa, que permite que um arquivo seja impresso fielmente ao que se vê no monitor gerador, com a maior qualidade possível de impressão.
Apesar da brilhante ideia, o lançamento a meio comercial da primeira versão do software foi incerto: pelo fato de que o Macintosh ainda não possuía grande parcela de mercado, a única impressora que disponibilizava de suporte de documentos do Illustrator era a Apple LaserWriter (sendo na época uma tecnologia ainda imatura e custosa), além da novidade para o utilizador da época, que era criar desenhos por meio de curvas de Bézier. Outra complicação era que o Macintosh apresentava apenas gráficos e os monitores da época se limitavam a nove polegadas.
A primeira versão disponibilizada par o Windows foi a 2.0, lançada 4 anos depois do seu desenvolvimento. Não teve grandes resultados. Pelo fato da surpresa do lançamento do CorelDRAW, no qual apresentava um layout mais amistoso e com mais recursos do que a versão do Illustrator. A versão posterior para o Windows foi a 4.0, também não teve sucesso. Sendo essa muito criticada, por se assemelhar muito com a antiga versão 1.1 utilizada no Macintosh. Sendo que os usuários do sistema da Apple utilizavam da versão 3.0, que fora apresentada em 1990, com características visivelmente superiores a versão 4.0 utilizada no sistema da Microsoft. Fazendo com que usuários do Windows se irritassem. Pela ocorrência de todos esses problemas, o Illustrator se mantinha sem maior expressividade na plataforma Windows, enquanto o CorelDRAW se propagava como o software predileto para elaboração de arte vetorial.
Durante cerca de 10 anos o Illustrator se estabelecia como uma ferramenta praticamente especifica de utilitários do Macintosh. Após a chegada ao Windows, houveram também lançamentos de versões para outros Sistemas Operacionais. Entretanto a produção para a plataforma Apple estagnou-se, não produzindo versões até meados do final da década de 1990.
Com intuito de redimir a imagem negativa, em 1997 a Adobe lançou ao mercado a sétima versão do Illustrator para o sistema Windows. Trazendo um software com características inovadoras e igualitárias a versão disponibilizada ao Macintosh. Tornando uma ferramenta amplamente aceita por usuários Windows e uma alternativa imponente na concorrência com o CorelDRAW.
No momento (2017), o programa se apresenta na versão 21.0.2, incluso ao pacote Adobe Creative Suite, onde é englobado com outros produtos da Adobe nas áreas do design, desenvolvimento web, vídeo e fotografia.
2.2. Corel Draw
Conforme [Corel Corporation, 2017]. Em 1989 no Laboratório de Pesquisas de Informática para Desenvolver Programas de Editoração Gráfica (COREL - Cowpland Research Laboratory), o CorelDRAW foi lançado como a aplicação pioneira em diagramação de paginas e edição vetorial para o Windows 3.0. Foi desenvolvido para que se pudesse reunir imagens, vetores e textos editados dentro de um só arquivo.
Dois anos após seu lançamento, surge à versão 3.0, trazendo com ela a primeira interface de edição gráfica da história, fazendo com que os elementos gráficos pudessem ser movidos para qualquer posição da tela, era certamente uma inovação da época.
O inovador software possibilitava ao usuário a criação de inúmeros produtos, como por exemplo: logotipos, desenhos artísticos e publicitários, capas para revistas, livros e CDs. Além da elaboração de objetos para aplicação em paginas da Internet, tornando as paginas mais intuitivas.
O software foi acolhido como uma renovação para época dentro do ambiente Windows, fazendo com que possibilidades fossem descobertas na área da Computação Gráfica. O que até então era exclusividade do Macintosh.
Em meados de 1999, a COREL teve sua primeira tentativa de implementação do software em ambiente Linux, lançando ao mercado o CorelLinux, agregando ao Sistema Operacional, sua suíte CorelDraw, juntamente com seu processador de texto WordPerfect (Competidor do editor de texto da Microsoft). A empresa não obteve o lucro que esperava, fazendo com que abandonasse o segmento Linux pouco tempo depois.
Em 2000 a empresa ficou marcada por uma surpresa frustrante, o fundador anunciava sua saída da empresa, para dedicar seu tempo à “start-ups”.
Resultando em 2003, a aquisição da COREL pela Vector Capital, empresa domiciliada em São Francisco na Califórnia. Recuperando assim sua integridade, e a partir disto alcançava novamente níveis recordes de lucratividades e de crescimento em sua linha de produtos.
A versão 19 é a mais recente até o momento (2017), esta se apresenta em uma interface reformulada, contemplando todos os recursos da versão anterior, juntamente de novas possibilidades das tecnologias atuais, como por exemplo: dispositivos de toque ou com stylus, o Microsoft Surface Dial e os monitores Ultra HD 5K.
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