AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL
Por: pattym • 14/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.919 Palavras (12 Páginas) • 272 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO 4
2 AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente texto tem por finalidade apresentar questões sobre a relevância das redes sociais nas mobilizações, especialmente as diferenças politicas que marcaram esses protestos, ressaltando as articulações de caráter politico que ocorriam no passado e atualmente alavancadas por uma parcela da sociedade, composta em sua maioria por jovens, insatisfeitos com a maneira que o país esta sendo conduzido.
Somos seres que em franca evolução tem muita necessidade de saber e aprender cada vez mais, assim foi que a internet ganhou o status de informativo mundial. Hoje já há a possibilidade de saber o que esta acontecendo do outro lado do mundo em questão de segundos. A internet com sua vasta dinâmica e velocidade no processamento de dados e informações, traz para seu usuário aprendizado, lazer, comunicação, flexibilidade e acima de tudo mobilidade, pois pode ser acessada de varias formas e de diferentes locais. Ela tem um papel muito importante na sociedade como um todo, é instrumento de trabalho, comunicação, espaço possível para fazer vários apelos, não só às pessoas que nos cercam, mas também a pessoas que nunca vimos, de outra cidade e até outro país. Como por exemplo, campanhas para doação de sangue, para encontrar alguém desaparecido, divulgação de trabalhos sociais, e esta sendo bastante utilizada na atualidade como ferramenta das mobilizações sociais e como palco para discussões de diversos temas como a derrubada de governos, descobertas cientificas, entre outros. Um lugar de informação imediata, aonde um determinado assunto pode adquirir enorme proporção em instantes.
2 AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NAS MOBILIZAÇÕES NO BRASIL
Como já sabemos a internet chegou para revolucionar as formas de comunicação em meados dos anos 80, trouxe inúmeros benefícios, entre eles, a agilidade na forma de nos comunicarmos. Na atualidade a internet tem o papel de dinamizar as informações e fazê-las chegar a lugares remotos e de difícil acesso. Nesta perspectiva, afirma Soares (1997) que,
“O maior instrumento da globalização cultural na sociedade tem sido certamente o conjunto das redes de comunicação de massa. A abrangência, extensão e eficácia dessas redes estão na raiz das maiores transformações na virada do século.”
Uma das marcas da globalização é a velocidade com que a tecnologia evolui. Podemos ter como base o aparelho celular que era artigo de luxo há alguns anos e poucos tinham acesso a essa forma de comunicação, hoje não existe alguém que não tenha pelo menos uma unidade por família, ou até por membro da mesma, assim como os microcomputadores, o acesso a redes sociais e internet como um todo. Hoje um simples clique faz uma informação tomar o mundo. Sobre este aspecto, afirma Lévy (1993:41),
“Com um ou dois cliques, obedecendo por assim dizer ao dedo e o olho, ele mostra ao leitor uma de suas faces, depois outra, um certo detalhe ampliado, uma estrutura complexa esquematizada.”
Não existe afirmação mais correta de que hoje somos possuidores de uma ferramenta de comunicação de demasiada importância para todos, assim como no passado a necessidade de comunicação fazia cartas atravessarem oceanos para chegarem aos seus destinatários em determinados lugares e países distantes como, por exemplo, a carta que falava sobre o descobrimento do Brasil e as belezas aqui encontradas, hoje com o auxilio da internet, aparelhos celulares e tudo mais essa mesma carta poderia ser uma simples mensagem de texto enviada via celular ou e-mail e teria a mesma importância que antes ,porém com a vantagem da agilidade e a velocidade da chegada destas informações.
Com a abertura no espaço digital, a comunicação ganha asas velozes e abre possibilidades de comunicação completamente distintas da mídia clássica, como afirma Lévy (2000:13)
“[...] todas as mensagens se tornam interativas, ganham uma plasticidade e têm uma possibilidade de metamorfose imediata”
A partir do estabelecimento deste fato, podemos afirmar que cada indivíduo imagina o que quiser partindo do preceito que sua cabeça pode entender cada coisa de um jeito distinto do seu, poderíamos imaginar, por exemplo, que da época do descobrimento do Brasil até hoje a evolução das tecnologias e telecomunicações dariam um salto. Dos índios aqui encontrados nus, hoje teríamos grandes metrópoles, polos industriais, cidades imensas. Que partimos de uma simples oca, para arranha céus enormes. Que o mundo deu um ápice em desenvolvimento com o passar das décadas, tudo para que hoje a agilidade torne as coisas bem mais acessíveis para todos. Partindo do ponto que tudo tende a evoluir, hoje podemos afirmar que a comunicação tem grande expressão nesse quesito, pois possui fatores tanto sociais como tecnológicos agregados a sua capacidade de abrangência, se configurou atualmente como a praça do povo, tendo em vista que a insatisfação traz reação, com o uso da internet se tornou mais fácil organizar protestos, caminhadas, greves, enfim mobilizar milhares de pessoas em prol de uma causa em muito pouco tempo.
...