Análise do Desenvolvimento Humano
Por: Delton Caetano • 14/4/2023 • Artigo • 5.396 Palavras (22 Páginas) • 63 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
Faculdade de Gestão dos Recursos Naturais e Mineralogia (FAGRMN)
Curso de Mestrado em Gestão de Projectos de Desenvolvimento (MGPD)
Tema:
Análise do Desenvolvimento Humano e os factores políticos, económicos e socioculturais que influenciam para a pobreza em Moçambique, tendo em conta percepção dos comerciantes informais do mercado Canongola na cidade de Tete
De: Delton João Caetano Laissone
Trabalho submetido para avaliação no módulo de Desenvolvimento Económico Regional e Local, orientado por Longo Pedro Chuva, PhD
Tete, Outubro de 2022
RESUMO
O presente artigo tem como objectivo principal analisar o desenvolvimento humano e os factores políticos, económicos e socioculturais que influenciam para a pobreza em Moçambique, tendo em conta a percepção dos Comerciantes do Mercado Canongola na Cidade de Tete. Para o efeito, após a revisão bibliográfica realizou-se a colecta de dados no local de estudo, com recurso à entrevista semi-estruturada que permitiu, através de uma amostra de 9 informantes chaves, selecionados intencionalmente, colher dados empíricos. Particularmente, os comerciantes informais destacaram a corrupção e a pouca transparência na gestão do bem público, como uma das causas principais da pobreza entre os moçambicanos. Verificamos que, no quadro do desenvolvimento das pessoas e do país em geral, os factores políticos, exercem um impacto negativo nas circunstâncias económicas, nas relações sociais e na aquisição de bens materiais. A economia ou os recursos financeiros não são aplicados para que possam contribuir para tirar as pessoas das condições de privação. Como consequência verifica-se o aumento dos índices de pobreza, falta de liberdade, aumento do desemprego e o não alargamento do acesso à educação, saúde, água potável, saneamento do meio, entre outros. Portanto, é neste contexto em que a pobreza prevalece entre os cidadãos moçambicanos, comprometendo o Índice de Desenvolvimento Humano no país.
Palavra-chave: pobreza, desenvolvimento, desenvolvimento humano.
ABSTRACT
This main article analyzes the development of the political, sociocultural factors of the Market and aims to objectify poverty in Mozambique of the Canons, aiming to understand the political and human factors. For this purpose, after a bibliographic review data collection carried out, with a semi-structured interview of a study of a local resource, through a sampled data collection of empirical data, selected intentionally, of empirical data. Particularly, informal traders highlighted corruption and lack of transparency in the management of the public good as one of the main causes of poverty among Mozambicans. We found that, in the context of the development of people and the country in general, political factors exert a negative impact on economic circumstances, social relationships and the acquisition of material goods. The economy or financial resources are not used so that they can contribute to lifting people out of conditions of deprivation. As a consequence, there is an increase in poverty rates, lack of freedom, increase in unemployment and non-extended access to education, health, drinking water, sanitation, among others. Therefore, it is in this context that poverty prevails among Mozambican citizens, compromising human development indices in the country.
Keywords: poverty, development, human development.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Contextualização
Desde a formação dos primeiros Estados Feudais até após à Revolução Industrial, no século XIX, a temática do desenvolvimento era encarada de forma reduta, pois considerava-se somente a variável económica, tendo o Produto Interno Bruto como o seu único indicador de medida. Facto que, nesse sentido, subestimava outras dimensões essenciais como educação, saúde, meio ambiente. Entretanto, com a criação da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1945, houve, no seio do órgão, crescente interesse pelas questões referentes ao desenvolvimento. Assim, marcou-se uma nova era focalizada na abordagem do desenvolvimento humano devido ao facto de se reconhecer plenamente que o objectivo do desenvolvimento é melhorar as vidas humanas que ultrapassa aspecto económico, o que significa expandir as possibilidades de ser e fazer das pessoas, tais como ser saudável e bem nutrido, ter conhecimentos e participar da vida da comunidade (Kieling, 2014). Ainda pela necessidade de instrumentalizar e capacitar as pessoas e seus governantes com vista a avaliar o progresso e a realidade social, e de definir prioridades para políticas de intervenção e realizar comparações entre diferentes regiões, deu origem ao Índice de Desenvolvimento Humano - IDH (Kieling, 2014). Sendo, então, um indicador que permite a identificação de desigualdades entre diferentes grupos da população dentro de um mesmo país, devido ao facto de poder tratar o desenvolvimento humano de forma holística, pois integra aspectos económicos, socioculturais e políticos. Neste contexto, a ONU, no superior interesse de bem-estar das pessoas, tem levado acções conjuntas de índole político-social que, com os países que aderiram ao compósito e parâmetro IDH, visam à remoção de assimetrias ou factores que concorrem para a prevalecente pobreza entre os cidadãos, em particular dos países em desenvolvimento de que Moçambique faz parte. Ainda com o dever de, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reportar anualmente a situação de desenvolvimento humano de cada país. Nos relatórios do PNUD (2015), Moçambique tem regularmente se posicionado entre os dez países mais pobres do mundo, o que indica que a maioria dos moçambicanos vive em situação de pobreza extrema.
1.2. Objectivos
1.2.1. Objectivo Geral
- Analisar o Desenvolvimento Humano e os factores políticos, económicos e socioculturais, que influenciam para a pobreza em Moçambique, tendo em conta a percepção dos Comerciantes do Mercado Canongola na Cidade de Tete.
1.2.2. Objectivos Específicos
- Debruçar sobre o desenvolvimento humano e as limitações do índice de desenvolvimento humano do PNUD;
- Identificar os factores que condicionam a pobreza entre os moçambicanos como limitantes do processo de desenvolvimento humano;
- Discutir os factores socioculturais, económicos e políticos que condicionam a pobreza entre os moçambicanos, considerando a percepção dos pesquisados.
1.4. Estrutura do trabalho
O presente artigo estará pautado com os seguintes tópicos: um resumo com a exposição breve do tema, uma introdução que consiste na apresentação em texto ocorrido do trabalho, objectivos dando indicações para a realização do trabalho, metodologia descrevendo as técnicas utilizadas para a realização do trabalho, apresentação do caso-problema que descreve o problema identificado, discussão teórico-empírica que é a parte que apresenta teorias ou debates em relação ao tema, apresentação, interpretação e discussão de dados, conclusão tratando da síntese do trabalho e por fim as referências bibliográficas que são conjuntos de fontes do trabalho.
...