As Ciência Política
Por: Samara Batista • 2/4/2017 • Resenha • 985 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1][pic 2]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
REGIONAL GOIÁS
UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
2016.2
Disciplina: Ciência Política
Docente: Prof. Gustavo Henrique Petean
Discente: Samara Batista Ferreira
_______________________________________________________________
Discussão dos textos
Fundamentos da Ciência Política – Nelson Rosário de Souza _______________________________________________________________
Texto 1: A formação do pensamento político: dimensão histórica – O que é Política?
O texto A formação do pensamento político: dimensão histórica de Nelson Rosário de Souza começa com a indagação sobre o que vem a ser política e cita três episódios: o processo de constituição da humanidade com o aparecimento de problemas e soluções na construção do ser humano, ao fato em que o poder religioso se confundia com o poder e vice-versa, como tivemos a oportunidade de ver no filme O nome da Rosa, onde se discute o período da transição da Idade Média para o surgimento do pensamento moderno e por último, o movimento de Maio de 68 em Paris coercida por instituições e autoridades tidas como democráticas.
Ao longo dos anos quando o campo do saber levaram as transformações da própria realidade, a atividade política se desvinculou da atividade social, religiosa e econômica quando a política teve autonomia que houveram condições para o surgimento da Ciência Política.
A organização grega é fonte de inspiração para o ordenamento político moderno.
Na Antiguidade Grega Aristóteles proclamou que "o homem é um animal político" aparece na definição da vida como um todo, por isso só ganha pleno significado no contexto da Grécia Antiga, pois, naquele contexto os cidadãos eram integrantes da polis e suas vidas só faziam sentido na polis, onde as dimensões sociais e políticas não se distinguiam e formavam um todo, significando uma polis horizontal.
Quando a horizontalidade da polis desmoronou, junto se desfez a identidade dos cidadãos, onde se iniciou a especialização e o nascimento de uma hierarquia entre os cidadãos.
Na sociedade romana a ideia de sociedade vai se configurando dissociada do político, a madeira ateniense "o homem é um animal político" se configura na madeira romana, "o homem é um animal social".
Apenas depois de um longo percurso histórico, sob o Estado centralizado é que o processo de racionalização burocrática começa, o poder político passa a ser visto como um meio capaz de ordenar a vida social.
Ao longo desse caminho, passamos a entender o objetivo específico da Ciência Política, que são as relações de poder institucionalmente constituídas através do tempo.
Texto 3: A formação do pensamento político: dimensão lógica II
Após períodos de profundas demonstrações, o ideal político moderno torna-se um processo de equilíbrio entre liberdade e igualdade.
A política moderna é um projeto em andamento em que haja igualdade entre a população e os legisladores.
É indiscutível que o mundo real e o ideal ainda possuem um extenso caminho a se percorrer, mas no campo teórico também possui divergências na aplicabilidade política.
O teórico Thomas Hobbes através da teoria da soberania e da sua principal obra Leviatã, ainda nos dias atuais inspira reflexões sobre democracia e política.
Na teoria da soberania revela-se um olhar funcional do poder para que a sociedade avance de forma estável e equilibrada.
Hobbes é um dos filósofos que aborda o conceito de jus naturale (direito natural), em que os homens vivem em estado de natureza (Estado sem leis em constantes guerras), onde homens sem o Estado estariam fadados a viverem em guerra, pois para ele, o homem é mau por natureza, por isso, precisa da instituição política para instaurar a paz.
...