As Estratégias Organizacionais
Por: lisabueno3 • 2/6/2020 • Trabalho acadêmico • 824 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
Estratégias organizacionais
A formulação e implementação de estratégias seguindo oportunidades ou desafios que surgem é fundamental para superar obstáculos e manter uma empresa financeiramente saudável. É preciso ter uma visão de longo prazo e perceber todo o contexto atual para obter vantagem competitiva ao criar valor para os seus clientes e assim conquistar os objetivos planejados.
A seguir trataremos de algumas ferramentas utilizadas por gestores para execução dos planos estratégicos e muito essencial, ainda mais no cenário atual em que vivemos uma pandemia mundial.
O varejo é um dos setores mais afetados nesse crise econômica e política devido a determinação de fechamento das lojas. Portanto o foco do momento é diminuir custos e buscar novas alternativas para gerar receita.
As tendências desse segmento são de aumento no ecommerce, lojas físicas se tornando um lugar de experiências, assim como o conceito do Figital que promove a compra digital com experiência na loja física, economia compartilhada com lojistas e marcas diminuindo custos e viabilizando negócios, economia circular com reformas, reutilização e ainda a refabricação. Investimento em marketing através das redes sociais, com custo baixo comparado à outros veículos de divulgação e promoção.
Segundo as estratégias genéricas sugeridas por Michael Porter em 1980 as empresas devem adotar uma dessas três alternativas a seguir para fornecer um bom ponto de partida: liderança de custo, diferenciação ou enfoque.
Liderança de custo
Considerando a rápida mudança tecnológica, social, econômica ou ambiental é possível desenvolver alternativas para conquistar menores custos de produção e distribuição para oferecer preços mais baixos que os do concorrente.
Trabalhar cada vez mais com as lojas on-line do que físicas já é uma realidade para muitas empresas, e dar ênfase a isso tornou-se necessidade atualmente utilizando-se de novos esforços de vendas e novos mercados.
Diferenciação
A estratégia de diferenciação está relaciona a distinção de produtos e serviços para conquistar desempenho superior aos concorrentes, podendo ser um atendimento diferenciado ou produtos inovadores.
Enfoque
Na estratégia competitiva de foco a empresa se especializa em um seguimento específico ou grupo de compradores restrito, escolhendo a abordagem de diferenciação ou liderança de custos para trabalhar com o nicho determinado.
Na Riachuelo
A empresa aqui analisada tem a possibilidade de trabalhar a estratégia de liderança de custo em determinados produtos mais comuns e muito similares a grande concorrência.
É possível reduzir custos internos utilizando da terceirização em alguns setores como no financeiro, RH, implementar novos métodos de contratação de funcionários, desenvolver e explorar melhor jovens talentos e na integração de outros setores.
Também pode promover a diferenciação em outros produtos, tendo em vista que possui um portifólio bem extenso. Utilizar as duas estratégias para departamentos ou setores diferentes pode trazer alternativas rentáveis à organização.
Matriz Ansoff
A Matriz Ansoff foi desenvolvida pelo professor e consultor Harry Igor Ansoff e publicada em 1957 pela Harvard Business School.
É uma ferramenta utilizada para analisar e planejar as estratégias empresariais, auxiliando na identificação das oportunidades de crescimento do negócio e analisando também os riscos juntamente com o planejamento de vendas para a criação de novos produtos e a exploração dos mercados.
Ela contempla 4 situações:
Penetração no Mercado: utilizada quando a empresa considera que alguns aspectos de seu produto ou serviço podem ser suficientes para ganhar participação de mercado de seus concorrentes atuais, aumentando seu Market Share.
...