As Habilidades Administrativas
Por: gabelha_ • 1/4/2018 • Trabalho acadêmico • 561 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
As habilidades de administradores estão intrinsicamente ligadas ao nível de ocupação do indivíduo em uma organização. Por isso, é visível o desenvolvimento de habilidades segundo a uma ocupação específica.
O administrador, segundo Stoner é classificado pelo nível de ocupação em uma organização; que são reconhecidos como de primeira linha, intermediários e altos administradores. Os gerentes de primeira linha estão no nível mais baixo da gerência e gerenciam apenas trabalhadores operacionais. Os gerentes médios estão no nível intermediário, são responsáveis por gerentes de primeira linha, e gerenciam também trabalhadores operacionais. Administradores do topo são chamados também de CEO (Chief Executive Officer), ocupam os cargos máximos das organizações, e são responsáveis pela alocação de recursos.
Em busca de melhores cargos nas empresas e de melhores maneiras de trabalhar o administrador se desenvolve e faz uso de três grandes habilidades: Técnicas, Humanas e Conceituais. As habilidades técnicas são habilidades relacionadas a execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. As habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais. As habilidades humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com essas habilidades se desenvolvem bem em equipes e atuam bem como líderes. As habilidades conceituais consistem na compreensão da organização como um todo e na compreensão do comportamento de suas partes. Essa habilidade busca objetivos de longo prazo.
Recentemente, uma notícia sobre o mercado de calçados, especificamente a respeito da empresa de origem nacional Olympicos, que liderada pelo CEO Pedro Bartelle, apresentou crescimento por meio de suas habilidades e transformações feitas na organização. Há alguns anos o setor calçadista não seria um investimento provável, porém o desempenho recente da Vulcabras Azalea encerrou essa visão depois de um crescimento de mais de 200%. Agora a tradicional indústria brasileira se tornou uma gestora de marcas e pretende ampliar os negócios para vestuário e calçados. Pedro Bartelle explica como reformulou a empresa e traça planos para o futuro. “ A inteligência do mercado nos mostrou que precisamos entender melhor o consumidor”. Essa foi a primeira habilidade que Bartelle usou, a habilidade humana. Além dessa habilidade Bartelle usa as habilidades conceituais, à medida que esse projeto de crescimento começou em 2012 com a contratação de uma consultoria e posteriormente do treinamento e qualificação dos empregados.
Outra notícia em que podem ser observadas habilidades administrativas é a sobre o Alaska Black Fundo de Investimentos em ações BDR nível I, que investem cerca de 97% de seus recursos em cotas do fundo de investimento Alaska Black Master Fundo de Investimento em Ações, e sobre a Empirikus empresa brasileira especializada na publicação de informações financeiras e de recomendações de investimentos. A segunda empresa está constantemente planejando e analisando o desempenho de investidores afim de contratá-los, assim como fez com o gestor da Alaska Black, Luiz Alves.
Em uma diferente área da administração, a motivacional, um dos maiores nomes encontrados é o de Steve R. Covey, mestre em administração
...