As Informações Financeiras e não Financeiras
Por: Gabrielly Luiz • 28/3/2023 • Monografia • 652 Palavras (3 Páginas) • 67 Visualizações
ATIVIDADE 1 - TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO
Professor: ANTONIO DIAS PEREIRA FILHO
Aluno: GABRIEL RODRIGO F DA SILVA
Informações financeiras e não financeiras
Definir informações financeiras e não financeiras, e mostrar como podem contribuir para a administração de empresas com vistas ao desempenho sustentável.
1.INTRODUÇÃO
Com as constantes invasões barbarás na baixa idade média, período determinado pela queda do império romano até o fim do milênio, apontam SAES e SAES, criava-se um sistema de troca mútua na Europa ocidental, que consistia em três pilares o rei empossado de seu poder pela igreja cedia terras aos vassalos, nobres que tinham a alcunha de senhor feudal, em troca de sua vassalagem e lealdade, já o os senhores dos feudos tinha seus sustento por meio dos servos com serviços e taxação de produção e em troca oferecia-lhes proteção em seu feudo, essas terras eram denominadas feudos, que eram, normalmente, compostas por estruturas como: forte, aldeia de camponeses e terras de cultivo, esse sistema também contava com uma pirâmide social com nobreza, clero e servos. Ademais, tinha como economia o cultivo de bens agrícolas de subsistência do feudo, com possíveis excedentes sendo comercializados com outros feudos,
Diante da atual era de informações abordagens mais amplas sobre empresas, com visões sociais e sustentáveis, tem tido maior visibilidade e exigibilidade. Dessa maneira, só as informações de carácter financeiro não tem saciado as partes interessadas na empresa, que necessitam cada vez mais de diversos tipos de informações para seguirem assumindo os riscos das empresas. Com isso, para responder as necessidades de seus stakeholders, diversas empresas se adaptado aos relatórios de informações mistas, contendo relatos financeiros e não-financeiros como a empresa Eletrobras Termonuclear S.A, controlada pela Centrais Elétricas Brasileiras S. A. e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, no relatório apresentado no ano de 2021 e anexado a atividade.
1. 1 INFORMAÇÕES FINANCEIRAS
Reguladas pela IFRS (International Financial Reporting Standards), obrigatórias no Brasil e criadas com a finalidade de aumentar transparência e credibilidade, são modelos de balanço contábeis que visam o fornecimento de informações financeiras claras e relevantes sobre a vitalidade da entidade para usuários externos como atuais e possíveis investidores, credores em potencial e reguladores. São eles: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do exercício, Demonstração do resultado abrangente, Demonstração das mutações do patrimônio líquido, Demonstração dos fluxos de caixa, Demonstração do valor adicionado e Notas explicativas. Ademais, tais informações são usadas nas tomadas de decisões pois descrevem a posição econômica da entidade, seus recursos e obrigações.
1.2 INFORMAÇÕES NÃO-FINANCEIRAS
Atualmente sem entidade reguladora, e criadas da necessidade de informações que ultrapassam as contábeis, criando uma visão mais ampla da entidade para os stakeholders que inclui: o capital social, capital humano, responsabilidade ambiental, sustentabilidade, governança, metas e objetivos não econômicos. Nesse sentido, define o papel e os impactos, positivos e negativos, da empresa na sociedade decorrente de suas ações e omissões e revela seu ambiente social. Ademais, tais dados geram efeitos internamente e externamente para a empresa fomentando a imagem de como a empresa opera.
...