As Teorias da Administração Abordagem Humanista
Por: biabertolino • 31/1/2022 • Trabalho acadêmico • 469 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
Teorias da Administração
Tópico 5
A administração científica, surgida logo no início do século XX, teve Frederick Taylor como seu pioneiro. Esse tipo de teoria, felizmente, serviu como base para os diversos outros conceitos dentro da administração, dado que, a sua principal ênfase é a racionalização do trabalho ao introduzir a divisão, uso de máquinas e alta produtividade sem necessariamente a redução salarial.
O legado da teoria introduzida por Taylor e, posteriormente tendo a adição dos conceitos fordistas de Henry Ford, perduram até os dias atuais, visto que em todos os tipos de organizações recentes os critérios da administração científica como, por exemplo, a alta produtividade, o aperfeiçoamento dos funcionários e os incentivos salariais são encontrados. Para melhor exemplificar esses fatos no cotidiano, basta analisar o funcionamento dos setores de varejo. Esses tipos de comércio possuem metas financeiras estabelecidas a serem cumpridas pelos seus trabalhadores, algo que, tendo origem da era fordista/taylorista, incentiva a maior produtividade nas lojas em conjunto com a divisão trabalhista (buscando o maior capital possível) em troca de incentivos salariais (as comissões).
Os aspectos negativos do fordismo/taylorismo possíveis de se pontuar são tanto a mecanização do trabalho quanto a hierarquia rígida, ambos podendo gerar a alienação do trabalhador. Esses fatores são capazes de afetar psicologicamente o funcionário que, consequentemente, passa a ter a sua produtividade reduzida. Atualmente, uma mudança contrária a essas teorias no mundo de trabalho que auxiliam a redução do impacto desses fatos é a criação do setor de recursos humanos. O RH, advindo da teoria humanista de administração, tem um papel muito importante de, por meio da gestão de pessoas, definir os benefícios, salários e cargos dos trabalhadores gerando um ambiente mais confortável e humanizado nas empresas para amenizar esses aspectos negativos.
Um outro exemplo da aplicação dos conceitos da administração científica pode ser observado nos restaurantes de fast-food Mcdonalds. O restaurante se aproveita do legado fordista/taylorista ao oferecer serviços de alimentação de qualidade e que são servidos e produzidos rapidamente a preços baixos. Isso ocorre pois nas cozinhas existe uma divisão de trabalho rígida em que cada trabalhador possui uma função específica.
Exemplo: um funcionário é encarregado de fritar as batatas fritas enquanto outro é responsável pela separação das carnes dos hambúrgueres.
Devido a esse aspecto, a manufatura do produto ocorre rapidamente, algo que satisfaz o cliente seguindo um dos princípios de Ford de intensificação de produção que visa a rápida colocação no mercado.
Em conclusão, os princípios da administração científica embasaram profundamente o modo como as empresas atuais se portam no mercado. Isso prova que os legados fordista e tayloristas, mesmo sofrendo mudanças para adequá-los aos limites humanos e tecnologias, ainda são muito relevantes nos dias atuais, formando-se um verdadeiro legado no campo das ciências administrativas.
...