Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD)
Por: Rodrigo Tini • 13/3/2017 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Universidade Veiga de Almeida
Segundo dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o Brasil investe 3,7% do valor gasto com a folha de pagamento em Treinamento e Desenvolvimento, enquanto na Europa o investimento é 2,8% e, nos Estados Unidos, 2,9%.
Dito isto, vamos discutir:
Você, como futuro gestor, apresentaria quais argumentos para demonstrar o fato dos investimentos no Brasil serem maiores?
Entendo que em relação aos Estados Unidos e países da Europa, o investimento em Treinamento e Desenvolvimento no Brasil não representa um maior investimento, pode ser constatado em diversos outros indicadores como horas de treinamento, investimentos em T&D por colaborador. Identifico que os dados mostram que os salários dos profissionais brasileiros sejam mais baixos que a dos americanos. Sendo assim, a porcentagem de investimento de Treinamento e Desenvolvimento, com relação à folha de pagamento, aparenta ser mais alta.
Se formos analisar os investimentos T&D por colaborador(independente de cargo), entendo que todos os trabalhadores ficam no mesmo patamar.
Se utilizarmos os indicadores sobre o Faturamento Bruto Anual da Organização, pode-se verificar que o investimentos em treinamento no Brasil é inferior ao investimento nos Estados Unidos, o que chama a atenção para avaliarmos o know-how dos trabalhadores.
Sobre o conhecimento, acho imprtante destacar:
Conhecimento é abstrato, difícil de definir mas que quando estamos em sua presença o reconhecemos com grande facilidade. Em seus estágios mais simples, ele pode ser medido por meio de testes e provas. Já em seus estágios mais avançados pode ser apenas observado, referendado ou mesmo admirado. Uma outra característica interessante é que o conhecimento é muito mais facilmente percebido nos indivíduos do que nos grupos, nas organizações ou nos países. Conhecimento tem propriedades que transcendem os indivíduos.
- Conhecimento pode trazer retornos exponenciais;
- Conhecimento está associado a círculos virtuosos;
- Conhecimento é combustível para a transformação;
- Conhecimento é ecológico (é sustentabilidade; é investir em soluções criativas; significa vender o intangível e o invisível);
- Conhecimento é sinérgico(o conhecimento pode gerar o novo);
- Conhecimento se insere na cultura organizacional e garante vantagens competitivas duradouras;
...