Assuma a Direção de sua Carreira
Por: rafarodreis • 11/9/2015 • Resenha • 694 Palavras (3 Páginas) • 424 Visualizações
RESENHA
Rafael Rodrigues
MOGGI, Jair; BURKHARD, Daniel. Assuma a Direção de sua Carreira. 1ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2003.
Que forças o impulsionam em direção à sua missão de vida? Como elaborar um plano de vida e carreira consistente com o seu destino? Assuma a direção de sua carreira de Jair Moggi oferece de forma inteligente e única à respostas como estas, permitindo nos mesmos associarmo-nos à situações expressas no livro.
Economista, Advogado e mestre em Administração, Jair Moggi escreveu o livro baseando-se em um texto básico de Daniel Burkhard em que era usado como material de apoio de uma empresa de consultoria, resumindo o conhecimento e a experiência de Daniel na época.
Realizando novas pesquisas de muitas novas biografias Moggi traz de forma simples, direta e inteligente questões espirituais, físicas e emocionais do ser humano. Conseguindo intender e simplificar os fenômenos comuns que regem a vida humana do nascimento até a morte, permitindo-nos uma analise sistemática e consciente da nossa própria biografia e carreira.
O livro é basicamente dividido em três fases; 0 – 21 amadurecimento do corpo, 21 - 42 fase do amadurecimento da alma, mais de 42 amadurecimento do espirito. Sendo que cada fase foi subdividida em três subfases ou setênios , conseguindo exemplificar em cada setênio o que é comum a todos, nos mostrando como achar a chave para muitas questões com as quais nos defrontamos ao longo da vida, mostrando de que nossa biografia só depende de nós mesmos e que só vive plenamente quem se desenvolve como ser humano.
Fase 1 Amadurecimento biológico
Nessa fase o autor relata o que passamos do nosso nascimento até a idade adulta, afirmando que nosso desenvolvimento já começa ainda criança, junto à família, em que alegria, prazer, amor, calor fé e confiança são ingredientes que formam um ambiente favorável para o desenvolvimento.
Nessa fase também ele “ensina” de forma acertada como os pais devem agir com seus filhos, mostrando que se os pais forem autoritários demais a criança vai se sentir presa, sufocada e irá se tornar uma pessoa introspectiva fechada e de difícil relacionamento, mas se a criança for excessivamente livre, sem limites, forma-se uma pessoa extrovertida e superficial que tem dificuldades em falta de perseverança para alcançar objetivos.
Partindo mais para o lado da pessoa ele afirma que é entre os 13 à 16 anos que o ser humano começa a deixar de ver “o mundo perfeito”, como expressa Moggi, que aqui o pensar, agir e querer discordam entre si, podendo o jovem se perder em algum pensamento filosófico, sentimentalismo saudoso ou querer excessivo. Mas também, ao fim dessa fase o jovem começa a ter pensamentos próprios e independentes começando ai sua preocupação com a carreira e personalidade como líder.
Fase 2 Amadurecimento psicológico
De maneira criativa, Moggi usa imagens arquetípicas para nos mostrar com clareza o que passamos por cada setênio dessa fase. Denominando ela como a fase emotiva, racional e consciente.
As variações emocionais, entre 21 e 28 anos, causadas pela entrada e atuação no mundo dos adultos, pensando de forma racional a questão do ter ou ser e por fim de maneira consciente, no final dessa fase começamos a nos perguntar questões da vida e de nós mesmos.
Fase 3 Amadurecimento espiritual
Segundo o autor, nessa fase as pessoas começam a se preocupar mais com sua questão espiritual, seu eu interior. Meio que em contrapartida do seu corpo físico que esta enfraquecendo, a sua alma se eleva, tendo capacidade maior de escutar e intender os outros, estimulando o que cada um tem de melhor e com “visões” mais claras tem alto nível de auto percepção julgamento maduro nas dificuldades.
...