Atps Competências Profissionais
Por: deffu • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.215 Palavras (17 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Deise F. Fuza RA: 3200496064 – 6º A
Elaine Friebolin RA: 3215513285 – 6º A
Luana C. S. Silva RA: 3233551413 – 6º A
Wagner Moura RA: 3256567111 – 6º A
Fabiano Dias RA: 2559455018 – 7º A
Limeira, 30 de março de 2014
ETAPA 01
AULA-TEMA: Teoria da Administração. Processos Administrativos.
Passo 01
A palavra administração tem sua origem no latim (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade, aquele que presta um serviço) e significa subordinação e serviço. Em sua origem significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar um serviço a outro.
A administração tornou-se uma ciência, técnica e arte. Uma ciência com princípios bem definidos, com um corpo de conhecimentos científicos, tecnologia que produz ferramentas para obter resultados e arte em lidar com situações concretas e abstratas.
Cada autor conceitua administração em sua óptica particular. A seguir estão algumas conceituações de vários autores da palavra “Administração” e suas variáveis no decorrer da historia:
- Administração é o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizacionais.
- Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos organizacionais definidos.
- Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o uso de recursos para alcançar objetivos de desempenho.
- Administração é o alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente graças ao planejamento, a organização, a liderança e ao controle dos recursos organizacionais.
- Administração é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.
- Administração é a ferramenta, a função ou instrumento que faz com que as organizações possam gerar resultados e produzir desenvolvimento. Ela é necessária para todas as áreas do conhecimento humano e cientifico.
Desse modo, a administração é um sistema, ou seja, uma conjugação de inúmeras variáveis que convergem sempre para o alcance final de resultados. Ela constitui uma atividade de integração, conjunção, arranjo, foco e impulsionamento. Na verdade é a melhor maneira de alcançar resultados. Significa fazer acontecer.
Para chegar ao seu significado atual, o conceito de administração sofreu grande ampliação e aprofundamento ao longo do tempo, e o administrador passou a ser figura indispensável em todos os tipos de organizações humanas.
Habilidades e competências para um administrador moderno
Segundo o sociólogo francês Philippe Sarifian, Competência é “tomar iniciativa e assumir a responsabilidade diante das situações profissionais com as quais nos deparamos. Consiste em um entendimento prático de situações, que se apóia em conhecimentos adquiridos e os transforma à medida que aumenta a diversidade de situações". Um dos motivos do insucesso de muitos negócios se da ao fator Competitividade, conjunto de qualidades e competências que nos habilitam a competir.
O crescimento da globalização trouxe mudanças nas relações entre as organizações e a valorização do colaborador. Hoje, sendo priorizada por organizações, tendo isto como visão para o futuro, pois foi percebido por grandes administradores que o colaborador rende mais do que se espera se o mesmo não estiver preocupado com problemas fora da organização.
No passado o administrador foi um mero supervisor de pessoas e um tocador de atividades rotineiras. Hoje o cenário é bem diferente, teve seu papel fortemente ampliado. Suas competências repousam em habilidades conceituais, humanas e técnicas que precisam ser ajustadas ao nível da organização na qual vai utilizá-las. Seu papel é extremamente multivariado e contingencial. Tem a função de prever, organizar, comandar, coordenar e, controlar.
Para alcançar resultados com recursos disponíveis, o administrador precisa reunir e desenvolver certas competências fundamentais, como, ter capacidade de aprender cada vez mais e mais rapidamente; de aplicar o conhecimento adquirido seja na solução de problemas, na melhoria da situação ou em inovação para fazer algo completamente novo e diferente; saber analisar cada situação; sair da zona de conforto, assumir riscos e lutar para atingir um determinado objetivo ou resultado.
As competências do administrador se estendem ao longo do tempo, e se fundamentam em habilidades, que basicamente são três: (1) habilidades técnicas; (2) habilidades humanas, e (3) habilidades conceituais. Em seguida, vamos conceituá-las.
As Habilidades Técnicas consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas especificas com base em seus conhecimentos e experiência profissional. É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas.
Na seqüência, temos as Habilidades Humanas que estão fundamentadas na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. O administrador trabalha com pessoas e com equipes, envolvendo liderança, comunicação, motivação, construção de talentos e de equipes.
E por fim, têm-se as Habilidades Conceituais, permite ao administrador lidar com idéias e conceitos abstratos, desenvolver filosofias, valores e princípios de ação. Proporciona idéias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber onde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias, alem da capacidade para resolução de problemas e visão futura para geração de novas idéias e inovação.
Passo 02
Administração Científica | |
O foco de estudo | Concentrou-se na tecnologia de produção em massa prevendo um aumento da produção e redução de custos e a melhor qualidade de trabalho |
O nome de destaque | Frederick Taylor (1856-1915) |
Em que consiste seu estudo | Elevar o nível de produtividade por meio de técnicas de engenharia industrial e tentar acabar com os desperdícios e as perdas sofridas pelas indústrias americanas |
As principais críticas que sofreu | As indústrias demonstraram variedade de métodos de trabalho, dificultando a supervisão, o controle e a padronização de utensílios e ferramentas de trabalho |
...