Atps- administração financeira e orçamentaria
Por: Cristiano Rodrigues da Silva • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 6.695 Palavras (27 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – POLO ANÁPOLIS/GO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA
CRISTIANO RODRIGUES DA SILVA RA: 6791430912
DAYANE FELIPE BATISTA RA: 7297610810
SILVIO BERNARDO DA SILVA JR. RA: 6791431347
WANDER LUIZ ANDRADE MOURA RA: 6785393503
PROFESSOR EAD: IVONETE MELO DE CARVALHO
TUTOR PRESENCIAL: ANA FLÁVIA MATSUI BESSA
TUTORA A DISTÂNCIA: VANESSA PEREIRA MENDONÇA FEREIRES
ANÁPOLIS/GO
2015/10
SUMÁRIO
1 - Introdução 3
2 – Metas do Planejamento Financeiro 4
3 – Relação Risco e Retorno _ 6
4 – Metas de Avaliação _ 8
5 – Conceito de Valores 10
6- Avaliação de títulos 11
7 - Exercício resolvido: 18
8 - Conceito: avaliação de ações e títulos 14
9 – Exercícios resolvido 16
10 – Considerações finais 31
11 - Referências Bibliográficas 32
ANÁPOLIS/GO
2015/10
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo abordar os pontos mais relevantes de Administração Financeira e Orçamentária. Na Etapa 1, no início do trabalho, é abordado os principais conceitos de administração financeira e orçamentária e há um exemplo prático de como escolher os investimentos em projetos industriais ou mercado financeiro, sempre buscando pelos melhores resultados.
Já na Etapa 2, é abordado a relação entre risco e retorno, nos é ensinado que quanto maior o risco que o investidor aceita correr, maior é a expectativa do retorno sobre o investimento efetuado.
Já a Etapa 3 cita o valor de um ativo, tal como um investimento e como ele é influenciado por três fatores principais: fluxo de caixa, taxa de crescimento do fluxo de caixa e risco ou incerteza do fluxo de caixa.
Na Etapa 4, parte final do trabalho, foi proposto a execução de uma análise de orçamento de capital por meio da comparação orçamentária entre projetos, e, a partir da análise, fazer a seleção do projeto com o máximo de retorno possível e consequentemente, com o menor risco de prejuízo.
ETAPA 01
AS METAS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Um bom administrador, de acordo com sua base de conhecimentos sabe como usar determinados fatores para se chegar a decisões conclusivas. Os administradores financeiros estão incumbidos da responsabilidade primária de maximizar o preço das ações da empresa mantendo o risco no menor nível possível. A fim de atingir essas metas, um administrador deve determinar quais investimentos fornecerão os lucros mais elevados e os menores riscos. Uma vez tomada essa decisão, o próximo passo envolve a seleção dos melhores meios para financiar esse investimento.
O planejamento para obter os melhores resultados deve ser flexível, permitindo estratégias alternativas para substituir os planos existentes quando os desdobramentos econômicos e financeiros divergirem dos padrões esperados. Além do mais, o planejamento financeiro envolve o ajuste adequado dos investimentos a fim de evitar expansão excessiva e uso ineficiente de recursos. O bom uso dos recursos disponíveis significa a procura de diferentes opções e a seleção adequada que propicie o maior valor total. Isso também significa a adoção de meios eficazes de determinar quanto captar a fim de reduzir os riscos financeiros. O financiamento utilizado para levantar fundos deve incluir cláusulas de segurança que permitam aos administradores o refinanciamento da dívida quando as condições de mercado vierem a ser desfavoráveis.
POR QUE O VALOR DO DINHEIRO MUDA COM O PASSAR DO TEMPO
O velho ditado que diz “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” adquire uma grande importância quando aplicado às finanças. Em termos monetários, ele significa que o dinheiro em caixa hoje vale mais do que no futuro. Em outras palavras, o valor do dinheiro muda ao longo do tempo. Os investidores têm uma preferência natural por dinheiro agora em vez de depois, pois assim, eles podem aumentar o seu valor. Essa naturalmente é a principal meta do administrador financeiro. Além dessa razão básica de o dinheiro valer mais agora do que no futuro, deve-se estar atento aos fatores que diminuem o valor do dinheiro ao longo do tempo. As três razões mais importantes pelas quais o valor do dinheiro decresce progressivamente ao longo do tempo são as seguintes:
...