Atps administração financeira e orçamentária
Por: ledotto • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.143 Palavras (13 Páginas) • 255 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
[pic 1]
Administração Financeira e Orçamentária
Prof.Wagner Luiz Villalva
Aline Joras Mello – RA: 443661
Fagner LucianNeuenfeldt: RA: 407149
Giovane Reinehr Paul – RA: 441563
Gregory Pereira dos Santos – RA: 430864
Leticia Laura Dotto – RA: 418072
Faxinal do Soturno, Setembro/2015.
SUMÁRIO
Introdução...................................................................................................................3
Etapa 1........................................................................................................................ 4
Etapa 2 ....................................................................................................................... 6
Etapa 3 ...................................................................................................................... 11
Etapa 4 ...................................................................................................................... 14
Conclusão ................................................................................................................. 19
Referências Bibliográficas ....................................................................................... 20
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar a matéria de Administração Financeira e seu lucro, sua rentabilidade para com seus sócios-proprietários. Os proprietários investem em suas entidades, e com o tempo, pretendem ter seu devido retorno, que seja compatível com o risco assumido, através da geração de resultados econômico-financeiros, ou seja, lucro-caixa, adequados por um longo tempo. Na visão do proprietário, uma organização pode ser conhecida como um sistema de geração de lucros e maximização dos recursos nela investidos.
Na Administração financeira temos que aplicar o princípio do balanceamento entre risco e retorno, no qual veremos no trabalho que segue.
ETAPA 1
Define-se a Administração Financeira como sendo um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o plenajemento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da Administração financeira em geral, a maximização dos lucros e como básicos, manter a empresa em permanente situação de liquidez, obtendo novos recursos para a expanção de planos e segurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e entre os de liquidez financeira. No entanto, se faz necessário, um ótimo planejamento financeiro, mas lembrando que,antes disso, é preciso uma correta administração financeira para que se visualize a atual situação da empresa. Estes registros adequados permitem análises, colaborando com o planejamento para, assim, otimizar resultados.
A empresa precisa planejar antecipadamente seus objetivos, para poder criar formas de alcançá-los. Podemos considerar o planejamento como sendo uma das atividades de maior importância dentro de uma organização, sendo necessária em todos os setores da empresa, mas principalmente na área financeira. Com este planejamento financeiro, o administrador financeiro pode acompanhar as diretrizes de mudanças e as rever quando se fizer necessário e visualizar com certa antecedência as possibilidades de investimentos ou grau de endividamento, e além do montante de dinheiro que será necessário para se manter.
O Planejamento financeiro em geral, indica os caminhos que levam as conquistas dos objetivosda empresa, tanto no curto, quanto a longo prazo e; para uma gestão financeira eficaz, os administradores necessitam de ferramentas confiáveis par aque o gestor possa tomas as decisões acertadas nos momentos oportunos. Uma dessas ferramentas tem sido o fluxo de caixa, sendo uma das ferramentas mais eficazes na gestão financeira da empresa.
Para a tomada de novas decisões, devem ser feito avaliações de planejamento e fatores econômicos, para que essa empresa possa fazer novos investimentos.
De acordo com o autor Lawrence (2010) descreve, “Como o campo das finanças está intimamente associado ao da teoria econômica, os administradores financeiros precisam entender a estrutura da economia e estar alerta para as conseqüências de níveis variáveis de atividade econômica e de mudanças de política econômica”. Isso se dá em relação à moeda e sua valorização ou desvalorização. Um exemplo para esclarecermos sobre o cenário de valorização da moeda nacional: Uma empresa brasileira que atua com o mercado de exportação. Quando há ocorrrencia da valorização da moeda nacional, essa empresa brasileira, terá mais dificuldade com os produtos de outros países. Digamos que uma empresa exporta para a Europa, aqui o real vale mais do que a moeda de lá, o Euro, consequentemente a empresa não conseguirá vender! Outra maneira para citarmos o exemplo: uma mercadoria brasileira que valia mil reais vai aumentar de preço para um europeu, pois mesmo que o brasileiro continue vendendo por mil reais sua mercadoria, na hora de converter esse preço para euros, eles terão que dar mais para obter a mesma mercadoria.
Tem também o caso da que importam. Este momento, é favorável à elas. Precisam de menos reais para a quantidade de euros na compra de uma máquina ou matéria – prima da Europa, por exemplo.
Tentando agora, imaginar o país passando por um processo de desvalorização de sua moeda, consequentemente a inflação, onde a moeda nacional esteja perdendo seu valor, enquanto que outras como o dólar sempre valoriza, para as empresas que atuam com o comércio exterior que trabalham com a importação da matéria prima, por exemplo, com a inflação em alta, o insumo torna-se mais caro e consequentemente o preço do produto final aumenta, alimentando ainda maisa alta dessa inflação.
Então, através dessas análises feitas referente a valorização da moeda e sua desvalorização também, podemos, entender, que de uma forma ou de outra, poder-se-á interferir no planejamento financeiro da empresa e o administrador financeiro temq eu estar preparado e ter mecanismos para prever esses tipos de situações para compor o planejamento.
Já na verificação do Risco, é necessário que se tenhaconhecimentos de como calcular o valor futuro e valor presente. As fórmulas abaixo nos dizem como poderemos calcular:
...