Auto e hetero-avaliação no diagnóstico de necessidades de treinamento
Por: Adair123 • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 603 Palavras (3 Páginas) • 506 Visualizações
Auto e hetero-avaliação no diagnóstico de necessidades de treinamento
São usados questionários de auto e hetero avaliação, afim de avaliar as necessidades de treinamento na organização.
No mundo globalizado em que vivemos as informações chegam de forma rápida e constante. Como as coisas estão sempre se transformando o treinamento se tornou crucial para as empresas.
O treinamento tem como objetivo preparar os colaboradores para que possam exercer uma atividade especializada no cargo atual. Já o desenvolvimento é mais voltado para o que ele pode se tornar, é uma preparação para futuros cargos que ele venha exercer.
O treinamento é composto de quatro etapas, que são a avaliação de necessidades, o planejamento, a execução e a avaliação do treinamento.
A necessidade de treinamento provem de comportamentos, habilidades e conhecimentos que ainda não são adequados para a execução de determinadas atividades. Quando esses pontos a serem melhorados forem identificados o processo de treinamento pode ser iniciado.
Para saber as reais necessidades da empresa deve-se fazer uma análise interna e externa, conhecer o mercado no qual a empresa está inserido, estar atento aos concorrentes, conhecer seus colaboradores e habilidades requeridas pelo setor da empresa e ter uma visão global do negócio.
Um instrumento muito importante para identificar em que área o funcionário necessita de treinamento é a auto- avaliação. Pois a própria pessoa sabe como ninguém seus pontos fortes e fracos. Essa avaliação é um dos métodos mais eficazes na avaliação de necessidade de treinamento.
As pesquisas sobre treinamento focam nas habilidades e conhecimentos, mas esquecem das atitudes. Isso ocasiona num desentendimento entre a avaliação de um supervisor sobre seu subordinado (hetero avaliação) e a auto- avaliação.
Em cada função é necessário avaliar se o mais importante é habilidade, conhecimento ou atitude. Após definidas as prioridades pode-se iniciar o treinamento, superando as necessidades por etapas.
Concluí- se que o processo de treinamento traz vantagem competitiva para a organização, pois os conhecimentos, habilidades e atitudes aprimorados de todos funcionários traz os resultados desejados.
Avaliação de necessidades de treinamento: o uso da metodologia de análise do papel ocupacional em empresa de pequeno porte
Como há uma competição entre as empresas desenvolver TD&E é imprescindível para o sucesso da organização. O desempenho individual e coletivo dos funcionários é resultado dos investimentos feitos em treinamento, desenvolvimento e educação, o que impacta diretamente na produtividade e qualidade dos serviços prestados pela empresa.
Avaliar as necessidades de treinamento é de suma importância para a Gestão do Conhecimento, pois os colaboradores devem prestar serviços que satisfaçam a necessidade dos clientes.
TD&E não se aplica somente as grandes empresas, uma empresa de pequeno porte do setor de varejo pode muito bem utilizar esses métodos em seus colaboradores. Por exemplo um vendedor não deve apenas vender os produtos, mas sim conhecer o produto que está vendendo afim de ser capaz de oferecer soluções aos clientes.
O problema de treinamento nas pequenas empresas começa por ele não ser tratado como algo importante. As pequenas empresas em sua maioria se preocupam em lucrar e esquecem que aumentando o capital intelectual a organização poderia crescer muito.
...