Autodesenvolvimento do conhecimento
Por: cris926 • 6/3/2016 • Trabalho acadêmico • 968 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
Nome: Mendes
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Unidade de Ensino: Sorocaba
Atividade Colaborativa
Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora: Marise Tupinambá Rodrigues Tôrres
Anhanguera Educacional
2015
RELATÓRIO: Casas Soberba
Com o levantamento das necessidades feito na organização Casas Soberbo (empresa conceituada no ramo de vendas no varejo), daremos o inicio a uma nova fase, onde transformaremos o conhecimento em inovação a capacidade de inovar que fará parte do novo modelo de gestão da empresa.
Faremos com que as valorizações do conhecimento pessoal, do conhecimento tácito façam parte da inovação para usarmos como fatores favoráveis.
Estaremos junto dos colaboradores, observando-os para compartilhar conhecimentos, usando o Brainstorming com a finalidade de discutir formas de transformar habilidades em uma nova estrutura interna. Com isso, os colaboradores, passaram a ter uma nova noção de qualidade. Os mesmos deverão ter intenções reais, ligadas aos objetivos reais para dar apoio e cumprir com os objetivos da organização. Deverá haver troca de ideias, e liberdade de pensar.
“ Discordar sem entrar em conflito. ¨
A empresa devera oferecer informações em excesso para que o colaborador não se torne um alienado em sua função.
A barreira atrapalha a criação, disseminação e apropriação de novas ideias.
Temos colaboradores que tendem a esbarrar na barreira da autoimagem (barreira individual), não conseguindo enxergar sua própria capacidade de fazer melhor, justamente por ser barrado por seu superior.
A falta de abertura do colaborador para o aprendizado pode ser resultado de um bloqueio emocional ou atitude defensiva.
A colaboração e criação das redes facilitam as trocas e reflexões para as críticas de experiências.
È preciso haver uma preocupação sistemática com a comunicação para gerar novos conceitos. Compartilhar novos conceitos e formar uma comunidade integrada. Tomar novas iniciativas.
Os colaboradores devem inovar fazer algo melhor do que já foi feito antes com um objetivo de atender a determinadas necessidades. Trazer novas ideias conhecidas e utilizar soluções comuns e improvisar.
A arquitetura de negócios traz dentro de si um modelo de gestão do conhecimento.
Modularidade: As partes diferentes de um sistema podem ser tratadas de forma independente.
Fazer com que a empresa construa sua arquitetura a partir de um número menor de subsistemas de forma independente.
A empresa Casa Soberba é uma empresa conservadora que não faz nada para inovar. Mas agora com a consultoria, dará um novo rumo para o sucesso.
O capital intelectual dentro de qualquer empresa é essencial para a sobrevivência da mesma.
A empresa deverá aprender e extrair informações em benefício próprio, sem medo de inovações.
Daremos o inicio ao processo de valorização de ideias dos colaboradores.
Introdução
Neste relatório conhecemos muito sobre a organização e aplicaremos as teorias: Valorização do conhecimento pessoal, Valorização do conhecimento tácito e explícito, Inovação, Ideias, Novo conceito, Disseminação, Evolução, Conhecimento Inter organizacional, Arquitetura de negócios, Barreiras individuais e organizacionais, gerir conversações, Gerir projetos, Disseminar mudanças, dentre outras.
Objetivos
Temos como objetivo aplicar as teorias visando o melhor para Casas Soberba e para seus colaboradores e clientes. Com a nossa consultoria, pretendemos ajudar a empresa Casas Soberba a lidar com as dificuldades que vem passando com a falta de organização por parte dos dirigentes e falta de motivação dos colaboradores.
Procedimentos
Nos princípios da gestão do conhecimento o destaque do conhecimento tácito é quando o colaborador não tem a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos e habilidades que adquiriu ao longo da vida, pois os executivos procuram não programar ideias que se desviem muito do “status quo”..
Já no ambiente organizacional a informação e a interação entre os indivíduos são prioridade para a criação do conhecimento, elementos que se integram com o processo contínuo que aumenta o ambiente competitivo e ajuda na inovação, pois recomenda que os vendedores de uma área geográfica mantenha pouco contato com vendedores de outra área geográfica, mesmo que vendam os mesmos produtos. O mesmo vale para supervisores e gerentes.
...