TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliando Eficiência: Medindo a produtividade

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliando Eficiência: Medindo a produtividade

De acordo com (CORRÊA, 2007), a avaliação da eficiência é medida através da produtividade, que tem sido extensivamente usada por economistas, engenheiros, gestores e outros profissionais, que tem por grande importância, na macroeconomia - com criação de riquezas com recursos escassos -, e na microeconomia - com criação de níveis mais altos de retorno sobre investimento escasso. Porém, na tomada de decisão muitos erros estão sendo cometidos, devido a falhas na mensuração de produtividade dentro das organizações. Neste caso, é preciso saber os conceitos e as medidas de produtividade, para alcançar melhores resultados.

Conceitos essenciais sobre produtividade

A eficiência da produtividade é medida por recursos de entrada (insumos) parte de um sistema de agregação de valor, que é transformado em saídas (produtos). Representado dessa simples forma:  (CORRÊA, 2007)

Produtividade  =  Saídas  

                           Entradas

Segundo (CORRÊA, 2007), a produtividade é um conceito econômico, que está relacionado na entrada e saída. De outro modo, eficiência também esta baseado com os conceitos da ciência física, que está relacionado nas unidades “físicas” de saída e entradas como um sistema de transformação. Se uma das saídas ou entradas estiver em um processo de analise de um sistema de transformação, então será possível medir a produtividade das unidades de entrada e saída “física”, que estará expressa em ambas. Portanto as medidas de eficiência e produtividade seriam iguais. Mas, se aparecerem múltiplas entradas e saídas diferentes unidades deveriam ser igualadas num denominador comum, que por regra a entrada passa a ser “custo” e a saída “valor”.

Níveis de Agregação das medidas de produtividade

Segundo (CORRÊA, 2007), as medidas de produtividade se utiliza em vários tipos de agregação. Temos como exemplo o PIB do país, que é uma medida de produtividade, que busca capturar o total das “riquezas” do país, com o total de indivíduos do país. Também poder ser estabelecido medidas de produtividade por setor, referente a setores de economia, assim como medidas de produtividade de empresas dentro de setores da economia. Pode ser usado também como exemplo, o setor de coletas de uma empresa de remessa de encomendas poderia “medir o numero de coletas por dia” e, chegando ao limite, pode pensar em mensurar a produtividade de recursos em particular, por exemplo, numero de atendimentos por dia de uma funcionaria de um call Center.

Produtividade e moral

De acordo com (KEN, 2011), o que determina o estagio de desenvolvimento de equipe é produtividade e moral.

Produtividade é a quantidade e a qualidade do trabalho em equipe, relacionados aos propósitos e objetivos. Dependem da capacidade dos integrantes na colaboração, com seus conhecimentos e habilidades, metas claras e no acesso aos recursos indispensáveis. Moral é o sentimento de orgulho e satisfação, em pertencer a uma empresa e concretizar seu trabalho.

 A produtividade geralmente começa em nível reduzido. Quando um grupo se reúne pela primeira vez, não consegue grandes realizações. Na medida em que vai passando o tempo, o grupo começa a desenvolver trabalho em conjunto com mais facilidade, seu desempenho aumenta. Se isso não acontecer, algo está errado, ou é um possível problema de liderança, ou as habilidades necessárias para um bom desempenho não estão presentes no grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com